.

.

segunda-feira, 20 de março de 2023

NILO PEÇANHA: Nota de esclarecimento

 
Prefeitura de Nilo Peçanha vem através desta, informar que as notícias publicadas por alguns veículos de comunicação do Baixo Sul, com denúncias de moradores sobre a ausência de tratamento e qualidade da água utilizada pelos moradores da comunidade do Areião, não são consideradas a realidade dos fatos.
Nilo Peçanha é formada por mais de 80% de zona rural, e infelizmente, a Embasa não chega as comunidades. Para reverter este déficit, a gestão municipal tem solicitado junto a CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia/Governo Estadual, a implantação de poços artesianos. Demanda que ainda não foi totalmente atendida.
A comunidade do Areião, abordada na matéria publicada, é uma das comunidades que aguarda a equipe da CERB. Há alguns meses, uma equipe chegou ao município, mas devido às chuvas não pode realizar os serviços. Seguimos aguardando o retorno da mesma.
Para piorar a situação do Areião, em 2021 o poço que lá existia secou. A gestão municipal, juntamente com a comunidade, optou por represar a água em tanques, com bombas elétricas. Tanques que passam por limpeza periodicamente. A exemplo do reservatório citado na matéria, o qual havia sido limpo há menos de um mês.
Mas, infelizmente, por conta das fortes chuvas na região, a água fica barrenta, e também houve rompimento de tubulação. Por isso, a cor da água citada na matéria. Situação que já estava sendo analisada e sendo resolvida, dentro dos recursos possíveis da esfera municipal. Uma vez que o município necessita de uma intervenção mais técnica e adequada por parte da CERB.
É importante lembrar que, também como forma de amenizar as dificuldades de fornecimento de água na região, em 2022 a gestão municipal construiu um chafariz na referida comunidade. O que não elimina a necessidade de poços artesianos.
Portanto, gostaríamos de deixar claro que a Prefeitura Municipal está atenta e fazendo o possível para colaborar com as comunidades, fazendo uso de alternativas que amenizem os problemas de abastecimento de água, e solicitando com frequência o apoio da CERB para uma solução mais adequada e definitiva.
No mais, salientamos que estamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos e questionamentos sobre qualquer demanda que seja de responsabilidade da esfera pública municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário