quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

PM faz operação com emprego total da tropa nos 417 municípios do estado

 
A Polícia Militar da Bahia faz nesta quarta-feira (31) a 20ª edição da Operação Força Total, que abrange os 417 municípios do estado. 
Desde as 7h até as 22h, os agentes estão empregados nos meios aéreos, terrestres e tecnológicos. O objetivo é intensificar ações preventivas e ostensivas para coibir a prática de crimes.
Ao longo das 19 edições anteriores, a topa apreendeu de 409 armas de fogo, na prisão de 669 criminosos em flagrante, além da recuperação de 340 veículos.
Blitze e incursões em áreas urbanas e rurais, por sua vez, resultaram em 368 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), na apreensão de 127 adolescentes e no cumprimento de 232 mandados de prisão em todos os municípios baianos. PM-BA

O retrato do caos e do abandono em Ituberá

 Município sofre com o descaso e abandono da gestão pública. População da Vila de Itajaí na rua da Paz pede socorro

Uma série de vídeos, fotos enviada a nossa redação registra as imagens que não combinam com Ituberá.

Abandonada pelo poder público, a cidade de Ituberá, Baixo Sul da Bahia, vive um cenário de caos em obras inacabadas, mato e buracos tomam conta da cidade e a população sofre com as incertezas.

O prefeito vem tentando amenizar sua rejeição surfando nas do governador, essa estratégia não é nova. Surfar na popularidade, já é tradição no meio político, mais em Ituberá avaliação negativa dele se manteve alta.

Moradores e comerciantes que trabalham próximos ao Feiraguay  e dão acesso ao Cais reclamam que um  gerador instalado no passeio atrapalham a passagem dos pedestres que transitam pelo local e chamam atenção dos órgãos competentes que não tem nenhuma placa de Sinalização que ali existe um gerador de energia.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

MP aciona Município em razão de irregularidades em ‘lixão’ da cidade


O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Adriano Nunes de Souza, ajuizou ação civil pública contra o Município de Cansanção em razão de irregularidades no ‘lixão’ da cidade. 
Na ação, o MP requer que o Município elabore e aprove o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, atendendo às normativas vigentes, no prazo de seis meses. Segundo o promotor de Justiça, desde 2010, são apontadas irregularidades no ‘lixão’ da cidade, tais como inexistência de estrutura de controle de acesso ao local, possibilitando a entrada de pessoas não autorizadas e animais, e a existência de resíduos depositados a ‘céu aberto’, sem vala específica para lançamento, além da inexistência de compactação ou recobrimento do solo.
Na ação, o MP requer ainda que o Município cerque e mantenha a área do ‘lixão’ permanentemente fechada, por meio de estrutura adequada que impeça o fácil acesso de terceiros que não sejam os funcionários responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos, afixando placas de advertência por toda a área com os anúncios ‘Proibida a entrada de pessoas não autorizadas’ e ‘Perigo: substâncias tóxicas, inflamáveis e infectantes/contaminantes’, no prazo de 30 dias; designe um servidor para exercer controle da entrada de caminhões, bem como exercer a vigilância da área; proíba o trabalho de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no local, no prazo de 30 dias; e não promova a queima de resíduos sólidos na área do ‘lixão’, bem como proíba que terceiros realizem a queima, mediante fiscalização constante e afixação de placas de advertência, por toda a área, com os dizeres ‘proibida a queima de lixo’.
“O inquérito civil para tratar do problema foi instaurado em 2010, e desde então, o Município tem ciência efetiva de que deveria se adequar à legislação ambiental, e ainda assim, mostrou-se negligente por várias administrações. Até o momento, nenhuma medida, sequer mitigadora, foi adotada com eficiência, o que se evidencia das recentes representações dando conta de que continuam as queimadas e pessoas transitando no local”, ressaltou o promotor de Justiça. IB

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Marcos Medrado prestigia Festa de São Sebastião no Sarapui

 
Os festejos em homenagem a São Sebastião continuam reunindo centenas de fiéis no Sarapui , em Valença.
Neste final de semana, o empresário Marcos Medrado, prestigiou os festejos. Um dos eventos religiosos mais tradicionais do município.
“Um dia abençoado! Pude está com os meus amigos e irmãos na fé, celebrando o dia de São Sebastião em Sarapui na Igreja Nossa Senhora de Santana”, destacou Medrado.

A PRÉ-CANDIDATA JUCÉLIA NASCIMENTO VISITA SARAPUÍ NO DIA DO SEU PADROEIRO, SÃO SEBASTIÃO

 
A pré-candidata a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, esteve na Comunidade de Sarapuí participando da Festa do Padroeiro São Sebastião e fez um agradecimento à comunidade.
“Estamos aqui na Comunidade de Sarapuí, na Igreja de Nossa Senhora de Santana, nesta Comunidade histórica, nesta Comunidade que traz a força a resistência, a história de nossa cidade de Valença. E hoje celebrando o Padroeiro São Sebastião.
Ele que não negou a sua fé, a sua coragem, a sua força, resistência e como ele, não podemos desistir nunca e vamos seguir com fé. Fé acima de tudo.
E nessa comunhão eu quero agradecer o convite e o carinho dessa comunidade tão acolhedora e tão maravilhosa. Um abraço a todos, vamos seguindo com fé e esperança”, disse a pré-candidata em seu Instagram. Blog:pelegrini

JAIRO PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO DESTERRO EM CAJAÍBA

 
Neste domingo, 28 de janeiro, a comunidade de Cajaíba celebrou com grande devoção as festividades em honra a Nossa Senhora do Desterro, padroeira do distrito. Na missa da manhã, o prefeito Jairo Baptista esteve presente na comunidade para participar da celebração.
A festividade reuniu moradores e fiéis para render homenagens à padroeira, fortalecendo os laços de fé e espiritualidade na região. 
O prefeito Jairo Baptista compartilhou desse momento, expressando seu respeito e participação ativa nas tradições religiosas que enriquecem a identidade do município.
A Prefeitura de Valença parabeniza a comunidade de Cajaíba pela celebração e agradece a oportunidade de compartilhar esses momentos especiais.

Pré´- Candidato a prefeito Ticiano, junto com os vereadores Tiririca e Laércio entrega trator 0 KM para o projeto onça

O PRÉ CANDIDATO A PREFEITO TICIANO MATTOS JUNTAMENTE COM O VEREADOR EDILAN REIS TIRIRICA E LAÉCIO ENTREGARAM MÁQUINA AGRÍCOLA PARA O PROJETO ONÇA, EMENDA DO DEPUTADO FEDERAL FÉLIX JR
 No último dia 27 sábado aconteceu em Taperoá a entrega de um trator 0 KM para o projeto onça, emenda parlamentar do deputado feferal Félix Jr, solicitação de Ticiano Mattos e do Vereador Edilan Reis (Tiririca) ao longo dos anos o deputado Félix Jr tem trabalhado bastante  por Taperoá e principalmente na agricultura destinando emendas importantes para Cidade.
 O deputado Félix explica que investir na agricultura familiar e o projeto onça  para as comunidades é fortalecer a vida do homem do campo, fortalecer a resistência contra as adversidades e, principalmente, o desenvolvimento local e regional de forma sustentável a todas as comunidades com a tão sonhada qualidade de vida, continuo contribuindo por nossa gente que sempre nos deu o apoio conferido nas eleições e faço porque amo Taperoá o nosso povo, disse Félix.
Em entrevista com Ticiano, ele disse que lutar e defender o povo com garra para trazer benefícios para o homem do campo e melhorar a vida no campo sempre foi um desejo seu e que os vereadores Edilan e Laécio são comprometidos e que chegaram para somar e buscar sempre o melhor para a agricultura e  para ajudar ainda mais os produtores rurais, conseguimos empenhar esta emenda que, certamente vai atender dezenas de famílias da zona rural, Este é mais um compromisso firmado, reforçou Ticiano.
De Acordo com o Vereador Edilan Reis, o maquinário vai ser veloz  na demanda de trabalhos, bem como irá fomentar o setor e auxiliar os pequenos e médios produtores da região.
O PROJETO ONÇA E OS AGRICULTORES  AGRADECERAM A TICIANO, EDILAN , LAÉCIO E AO DEPUTADO FEDERAL FÉLIX JR
 “Estamos muito felizes com este presente . Há muito tempo nós ansiávamos  por este equipamento e, graças ao emprenho de Ticiano , Edilan, Laécio  e do deputado Félix, agora teremos nosso maquinário para atender os produtores que dispõem de pouca receita e necessitavam  dessa ajuda. A aquisição deste equipamento certamente será mais um aliado para suprir a demanda de trabalho das famílias. Muito obrigado, deputado Félix”
Da Redação: Wilton Andrade ( Fonte: cidadenewsbs)

TAPEROÁ: MARIDO DA PREFEITA AGRIDE IMPRENSA DURANTE A LAVAGEM DE SÃO BRÁS

 

Os jornalistas Tacio Lima do portal Click Notícias e Fábio Sena do Jornal a voz do Baixo Sul, foram agredidos com ameaças , xingamentos e tentativa de agressão física por Toinho do Banco do PT ex-prefeito, marido e secretário de administração da prefeita Kitty Guimarães durante a festa de São Brás enquanto estavam trabalhando.

Ao ver o repórter conversando com pessoas que prestigiavam a festa o marido da prefeita  disparou uma série de xingamentos e ameaças “seu jornalista de merda, fi da desgraça do caralho, fica espalhando fakeNews de minha mulher , seu vagabundo , você e seu jornalzinho de merda . Não quero você aqui em Taperoá. Não se bote pra mim não porque eu acabo com sua vida , seu vagabundo eu vou acabar com sua vida “ dizia o secretário muito raivoso e visivelmente sob efeito de substância psicotrópica . De repente ele tentou um golpe de murro mas o repórter conseguiu se esquivar .

Tacio Lima contou que no momento ficou sem reação porque não entendia o motivo de Toinho o agir daquela forma, Lima ainda disse que tentou conversar com ele mas foi rendido e ameaçado por vários seguranças do marido da prefeita que também disparou xingamentos e ameaça contra ele.

“Eu sou uma pessoa com Autismo e TDAH situações assim disparam gatilhos que geram uma sequência de crises sensoriais, eu me sentir humilhado, constrangido e com muita vergonha de tudo que passei , nunca fui tão humilhado em minha vida, ainda mais por uma pessoa que sempre disse ser meu amigo”. Disse Tacio.

O secretário também xingou e tentou agredir o jornalista Fábio Sena  com chutes e murros , também chamando ele de “babaca”, “jornalzinho de merda”, “ otario” , Ele ainda me ameaçou dizendo que iria me pegar e acabar com minha vida, ele dizia que eu espalho fakenews da mulher dele. Relatou Fabio Sena. 

Durante o  tumulto  equipamentos de trabalho dos jornalistas foram perdidos . Os jornalistas procuraram a delegacia para prestar um boletim de ocorrência mas a delegacia estava fechada , tendo que retornar na segunda-feira (29).

Muitos profissionais de imprensa repudiam a ação do secretário e apoiaram uma nota de repúdio .  Agressões a profissionais da imprensa são violações diretas à liberdade de expressão e ao direito à informação da sociedade e, como tais, devem ser coibidas. Os agredidos solicitarão às autoridades competentes que apliquem as sanções cabíveis.

 

Pré-candidato a Prefeito Hilton Couceiro mostra força com várias liderança na Ilha do Careca

 
A presença marcante de Hilton e lideranças, foi notada durante a primeira “Expo Rural” na ilha do careca, onde Hilton destacou a importância dos diversos apoios recebidos para consolidação de sua pré-candidatura. Esse aval tem o objetivo de ajudar um projeto maduro e viável.

Tenham certeza de que a intenção é de juntos lutaremos pela uma Valença melhor.

Hilton demonstrou sua relevância política ao engajar apoiadores e mostrar habilidades de liderança e recebeu o carinho da população.

Eu recebo com muita alegria cada dia uma nova liderança, esse apoio das lideranças da ilha do careca para o nosso projeto que não é meu e sim de todos que querem ver uma mudança nos rumos administrativos de Valença. Vamos juntos!”, disse o pré-candidato a prefeito.

domingo, 28 de janeiro de 2024

IGRAPIÚNA: Liminar obriga município a custear remédio para paciente


Fotos ascom Igrapiúna 
Na última quinta-feira (25/01) a justiça baiana concedeu liminar que obriga o município de Igrapiúna e o Estado da Bahia a custearem o medicamento MICOFENOLATO DE MOFETILA, para um paciente local.

Segundo informações o paciente está em tratamento médico em virtude de uma doença que atinge os olhos. Com isso, para dar continuidade ao tratamento e impedir que o quadro de saúde do paciente se complicasse ainda mais a médica Dra. Bárbara, que o acompanha prescreveu o remédio micofenolato de mofetila que custa no entorno de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) valor que varia muito por ser um medicamento específico para o tratamento.

Como o paciente encontra-se desempregado e impossibilitado de adquirir o remédio foi até a Prefeitura de Igrapiúna e apresentou relatório e prescrição médica para mostrar a importância do medicamento.

Após demonstrar a gravidade da situação solicitou o referido remédio da Secretaria de Saúde - sendo negado.
Insatisfeito familiares e amigos do paciente buscaram apoio jurídico dos Advogados Dr. Anderson da Hora e Dra. Tatiane Lima, que sensibilizados com a causa ingressaram na justiça e conseguiram a medida liminar que obrigada o Município de Igrapiúna e o Estado da Bahia a fornecerem o remédio necessário para o tratamento do paciente.
Da decisão ainda cabe recurso.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Chapa Fechada? "Neto da Caroba e Tânia" movimenta a política em Presidente Tancredo Neves

 

A tabuleiro da política segue em movimento mais uma vez em PTN, agora com a aliança entre Neto e Tânia, que foi oficializada nessa sexta-feira, (26), em reunião que aconteceu em Salvador com a presença do senador Otto Alencar e dos deputados Dal e Rogério Andrade.

No Vídeo Tânia Barreto não confirmou que seria a vice na chapa de neto e sim que estaria unidos para mudar a cara da Cidade.

Será uma articulação de bastidores, por que dias atrás Tânia já havia adiantado à possibilidade de aliança com Neto da Caroba, pré-candidato a prefeito e quem vem polarizando à disputa com o ex-prefeito “Quinha”.

Na ocasião, ela chegou a rebater uma informação de que estaria abrindo mão de sua pré-candidatura e aceitado convite para ser vice na chapa com o empresário. “Tudo que vem acontecendo são apenas boatos. Sou pré candidata a prefeita, mas tem sim, chances de alianças mais pra frente“, disse ela.

O Xadrez da político continua se movimentando.

Região: Turismo de base comunitária vira modelo alternativo e sustentável de passeio no verão da Bahia

 

O verão na Bahia é conhecido por suas belas praias, clima tropical e festivais culturais. Um período que movimenta o setor econômico do turismo e atrai visitantes de todo o mundo.
A agricultura familiar, por meio do turismo de base comunitária, tem se destacado como uma opção sustentável e culturalmente enriquecedora para os baianos e visitantes.

Com mais de 90% dos empreendimentos oriundos de mão de obra familiar, esse modelo turístico destaca-se por seu compromisso com práticas agroecológicas e promove uma imersão nas tradições locais, contribuindo para a preservação ambiental, respeito à diversidade cultural e o fortalecimento das comunidades e povos tradicionais.


Para Alberto Viana, turismólogo, membro da Comissão Estadual da Rede de Turismo Comunitário da Bahia (Rede Batuc), “o turismo comunitário tem uma vertente de trabalhar com pequenos grupos, de se preocupar com a sustentabilidade social, ambiental e econômica. Ele é pautado na economia solidária, no cooperativismo, no associativismo e a grande diferença é que os resultados, a gestão, o controle dessa atividade é todo da comunidade”.


Nas visitas, os turistas têm a chance de se envolver em atividades únicas, como danças tradicionais, artesanato local, culinária típica e histórias transmitidas oralmente. Essa imersão não apenas promove o respeito pela diversidade cultural, mas também fortalece os laços entre visitantes e comunidades, gerando uma troca valiosa de conhecimentos e experiências.


O Quilombo Jatimane, localizado em Nilo Peçanha, e a Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, são dois dos 40 empreendimentos que compõem a Rede Batuc. Ambos receberam investimentos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


Dentre as ações realizadas, tem-se a construção de barragens, aquisição de equipamentos de manutenção, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os condutores dos roteiros, embarcações, construção de pontes e de dormitórios chamados "kijêmes". As iniciativas visam aprimorar significativamente os espaços, preparando-os de maneira adequada para receber os visitantes.


“O turismo de base comunitária na Bahia destaca-se pela promoção da valorização das comunidades locais. Ao escolher essa abordagem, os viajantes contribuem diretamente para a economia das comunidades, incentivando o comércio justo e sustentável. Os turistas têm a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade local, participar de projetos de conservação e compreender a importância da preservação dos recursos naturais”, reforçou titular da SDR, Osni Cardoso.


Levando em consideração que 90% das opções de lazer oferecidas pela Rede Batuc são de origem familiar, o coordenador do conselho quilombola da Bacia e Vale do Iguape, Ananias Viana, explicou que o turismo convencional não dialoga com a realidade quilombola e rural. A comunidade Kaonge apostou, então, num novo modelo de fazer turismo, onde a produção, a cultura local, a valorização dos conhecimentos griôs e a preservação ambiental são utilizados para desenvolver um novo e possível modelo de turismo.


“Nós consideramos como uma universidade do conhecimento popular, onde os turistas chegam para aprender e ensinar através dos diversos conhecimentos que os quilombolas oferecem. E assim segue a Rota da Liberdade como referência estadual, nacional e internacional, possibilitando a continuidade dos saberes e fazeres através da produção associada ao turismo Comunitário Quilombola”, pontuou Ananias.


O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, com confinanciamento do Banco Mundial.

Fotos: Rede Batuc

“Frustração” Governador não irá a tradicional lavagem de São Brás

 Com Taperoá parado no Tempo, Governador Jerônimo Rodrigues (PT) não irá a tradicional lavagem de São Brás em Taperoá para prestigiar a prefeita Kitty Guimarães, parece que o governador quer evitar associar a imagem da gestão com a imagem do governo já que a gestora da cidade não está gozando de muito prestígio da população

A prefeita ainda não correspondeu com as expectativas do povo e isso tem levado a insatisfação e desgaste de sua imagem política, um bom aperitivo para a oposição.

Kitty Guimarães vem surfando na popularidade do Governador para tentar diminuir sua rejeição.  Mais a avaliação negativa dela se manteve alta!

Último ano de sua gestão, e não nada de NOVO em Taperoá.

.

.