.

.

quarta-feira, 20 de março de 2024

CAIRU PEDE SOCORRO: A População do Município de Cairu na Bahia, Reclamam Sobre o Descaso com Turismo a as Necessidades Básicas de Saúde.

 

Os moradores da localidade declararam em uma ‘carta aberta’ para as autoridades e imprensa, descrevendo todos os problemas existente no arquipélago turístico.

O Paraíso do Baixo Sul da Bahia, Cairu é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do estado. A cidade, que fica a 308 km de Salvador, tem nome com raízes bem brasileiras. Cairú que é único arquipélago do país com 26 ilhas das quais se destaca a ilha de Tinharé onde se situa a belíssima Morro do Sao Paulo e a Gamboa do morro e a   ilha de Boipeba… vem sofrendo com o descaso do poder público municipal.

São diversos os problemas existentes e vigentes que o minha de Cairu- BA vem sofrendo, como a  falta de energia constante, a falta de água,  também a falta saneamento básico  e de segurança pública, de saúde além do crimes ambientais  com os lixões a céu aberto em  todos as localidades e contaminado as nascentes e os rios.

Toda a população do município e adjacências estão pedindo socorro ao logo desses 3 anos da atual  gestão e com o descaso total das comunidades quilombola, comunidades pesqueiras e os turistas.

SOBRE A SAÚDE PÚBLICA
No que se refere a saúde pública desta localidade,  infelizmente está passando por momentos precários, com déficit de medicamentos nos postos de saúde, na parte de marcação  de exames estão levando  em média 06 a 08 meses , além  disso o aumento dos índices de mortalidade bebês e suas respectivas mães através de partos prematuros. Muitas das vezes, sendo realizados em postos de saúde sem preparo algum para realização desse procedimentos cirúrgicos.
Além disso, temos que citar o serviço de odontologia com baixíssima qualidade co os profissionais realizando os atendimentos para a comunidade, com material lavado em pias comuns sem se quer ser esterilizado desobedecendo as regras de assepsia.

SOBRE A FALTA DE ÁGUA
Outro ponto fundamental é sem dúvidas, a falta de água que há 6 meses na ilha do Galeão, a prefeitura  fez uma distribuição  de 6 garrafas de água de 1,5 por família e seguimos na mesma situação aguardando como fala nosso atual gestor o processo de licitação que será liberado.
A população QUILOMBOLA do Galeão já não suporta mais o descaso que vem sofrendo até mesmo vereadores que apoiaram a própria gestão atual estão recorrendo a suas redes sociais relatar essa dilema e pedir ajuda como foi o caso do vereador Paulinho Galeão.
SOBRE A ESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO
É importante ressaltar que o município de Cairú tem uma arrecadação de 142 milhões de reais anual  e gasta  aproximadamente 14 milhões por  ano com três  empresas e não resolver problema dos lixões.
Os lixões de todas as ilhas estão ao céu aberto contaminado as nascentes e rios
pessoas na extrema pobreza vivendo dentro desses lixões. Os moradores em geral  reclamam que as empresas contratadas pela gestão não está fazendo a retirada do lixo corretamente das ilhas e que o contrato só existem no papel, mas as empresas vem recebendo seus milhões pela prestação de serviços.
Tentando uma solução, alguns empresários do arquipélago numa inciativa privada, montaram uma pequena cooperativa para auxiliar na separação de resíduos e retirada por conta própria do lixo produzido por seus clientes.  Segundo eles, a prefeitura está dificultando a liberação da entrada dos veículos que fazem o recolhimento desses resíduos pelas comunidades.

SOBRE A EDUCAÇÃO
Em todo o município a educação é tomada com descaso, alguns professores contratados pelo município se quer tem curso superior e alguns deles estão ocupando cargos de vice-diretores  das escolas municipais, 9 milhões gastos em Tablets que não funcionam, isso sem falar nas contratações de professores que foram acusados de assédio sexual à alunos. Realmente é um caso muito preocupante.
SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA
A segurança pública em algumas ilhas é outro problema constante, já não se vê a guarda municipal e a presença da Polícia Militar com apenas 2 policiais por ilha. A localidade de Cairú inaugurou um centro para proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. Ressaltamos que o atual chefe da guarda municipal responde à processos da lei Maria da Penha, esse senhor já foi denunciado pela população.  Então,  nós precisamos de uma solução em caráter de urgência para esses problemas recorrentes chamamos a atenção do Ministério público e do governador nosso povo súplica ajuda.

Atenciosamente população do município de Cairú – Ba.

Um comentário:

  1. Que bom que vocês tiveram a coragem de denunciar! As pessoas que vivem aqui só sao lembradas quando chega a época da política, mas durante o resto dos anos, todos ficam esquecidos…Precisamos nos unir, para ter força e assim lutar contra tanto descaso! O povo merece mais respeito e mais dignidade! Temos recursos, temos tudo, mas eles se aproveitam do que é nosso para beneficiar apenas os amigos…chega! Precisamos nos unir para poder reagir, todos juntos!

    ResponderExcluir