A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou do festival com cursos de capacitação profissional para atendimento aos visitantes e comercialização de artesanato, além do patrocínio de atrações culturais, tendo como destaque o grupo afro Olodum. “Nosso objetivo é promover o turismo sustentável em Maragogipinho, que tem um riquíssimo patrimônio cultural, para potencializar a geração de emprego e renda na localidade”, ressaltou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
“Com a presença dos poderes públicos municipal e estadual, de visitantes, artesãos, músicos e representantes do setor turístico, o festival vem se consolidando como um dos principais eventos culturais do Recôncavo, o que impulsiona o desenvolvimento regional”, destacou o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos de Souza, o Professor Tone.
Ainda na região da Baía de Todos-os-Santos, 380 velejadores da Bahia, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina participaram da Regata Aratu-Salinas, no sábado (15), com o apoio da Setur-BA. As largadas foram em três pontos de Salvador: orla da Ribeira, píer da Feira de São Joaquim e imediações da Base Naval de Aratu. O percurso da competição passou por atrativos como as ilhas de Itaparica, dos Frades e do Medo. A chegada foi na Base Náutica de Salinas da Margarida, construída pelo Governo do Estado e concedida à iniciativa privada.
A regata aconteceu durante a realização do festival de música promovido pelo município, atraindo visitantes de Ilhéus, Jaguaquara, Ubaíra, Laje, Santo Antônio de Jesus, Maragojipe, São Félix e Cruz das Almas. Eles curtiram shows de Saulo Fernandes, Diogo Nogueira, Jau, Solange Almeida, Léo Santana, Filhos de Jorge e É o Tchan.
Outras iniciativas
A Setur-BA também incentivou outros eventos, que movimentaram o turismo, na capital e no interior, no último fim de semana. O 16º Congresso Baiano de Oftalmologia aconteceu no Hotel Deville Prime, em Itapuã, com a participação de profissionais da Bahia e de outros estados.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, houve a cerimônia de premiação do Concurso Lentes Livres, para soluções inovadoras nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável da região. Já a Festa Literária de Ipiaú, na Costa do Cacau, contou com debates, painéis e apresentações artísticas, em diferentes espaços da cidade, que atraíram visitantes de municípios vizinhos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário