quinta-feira, 30 de abril de 2020

CAMAMU: Barreira sanitária para prevenção do coronavírus de Travessão está abandonada.

As barreiras sanitárias nas entradas dos municípios serve como forma de prevenir a transmissão e propagação do coronavírus. mais pelo visto a gestão do prefeito Enoc não demonstrou empenho e capacidade para proteger os cidadãos nesta hora de grave perigo. Pedimos atenção da administração municipal sobre esse caso. Foto tirada hoje dia 30 de Abril.

EMBASA beneficia Camamu no combate ao COVID-19!

A EMBASA – Empresa de Águas e Saneamento do Governo do Estado da Bahia dou 50 kg de cloro para desinfectar as ruas e praças de Camamu na campanha de combate ao COVID-19. Essa é mais uma medida do Governador Rui Costa ajudando o município a evitar a pandemia através da Embasa, que também sancionou projeto de lei n. 23.812/2020 - Pagamento de contas de água, auxilia mais de 233 mil famílias de baixa renda, com consumo de um volume de até 25 metros cúbicos de água por mês, terão os tributos pagos pelo Estado durante 90 dias. Cerca de 860 mil pessoas estão sendo beneficiadas pela isenção temporária da conta de água. Para receber o benefício, é preciso estar inscrito na categoria Tarifa Social da Embasa, voltada para famílias de baixa renda.

REGIÃO: Após uma semana sem operar, travessia Salvador-Mar Grande é retomada

Após uma semana sem funcionar, a travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi retomada hoje (30). O serviço estava suspenso desde 23 de abril, por causa do mau tempo em Salvador. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o movimento de embarque é tranquilo tanto no Terminal Náutico da Bahia, na capital, como no Terminal de Vera Cruz, em Itaparica. Seis embarcações realizam viagens. A travessia funciona de segunda a sexta-feira, com oito horários em cada terminal. De Mar Grande para Salvador, as saídas são às 5h, 6h30, 8h, 11h30, 13h, 15h, 16h30 e 18h. No sentido inverso, os usuários contam com saídas às 6h30, 8h, 9h30, 13h, 14h30, 16h30, 18h e 19h30. Devido às medidas determinadas pelo governo do Estado para contenção do coronavírus, a travessia não funciona aos sábados, domingos e feriados. Por causa disso, amanhã (1º), Dia do Trabalhador, o sistema não vai operar. Pelo mesmo motivo, a travessia Salvador-Morro de São Paulo segue suspensa, assim como as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos. 

Parabéns Nilo Peçanha pelos seus 147 Anos de Emancipação Política.




SAAE IMPLANTARÁ NOVA FORMA DE COBRANÇA

O Centro de Estudos Avançados em Economia e Gestão de Estratégia de Negócios – CEAGEN realizou conferência com a comissão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença, responsável por subsidiar informações e acompanhar a construção de minuta da nova forma de cobrança das tarifas de água,  que deverá ser implantada ainda este ano, após a apreciação do prefeito Ricardo Moura.
Na conferência foi possível desenhar o novo modelo de cobrança, que deverá excluir de vez a cobrança por tamanho de casa, sendo criada a tarifa social (para consumidores enquadrados no CadÚnico, tarifa residência e residencial veraneio. A novidade é que as tarifas comerciais serão únicas, assim como ente público, deixando de diferenciar os entes municipais, estaduais e federais.
Permanece também a tarifa especial para Santa Casa de Misericórdia de Valença, entidades religiosas e a tarifa industrial, além de criar a tarifa avulsa (para consumidores que precisam comprar água em casos esporádicos).
“O grande anseio da população é que as pessoas que consomem mais paguem pelo seu consumo e não sejam subsidiados por quem consomem menos. A nossa preocupação maior é pertinente ao equilíbrio econômico e financeiro da autarquia e que o novo modelo mantenha o SAAE de pé, livre de qualquer possibilidade de falência”, destacou a diretora Rosemary Paixão.
A comissão que é formada pelos servidores Caroline Saback (Chefe da Divisão Administrativa), Aline Rosas (Coordenadora Administrativa), Maria Bernadete (Chefe do Setor de Faturamento), Roberto Cardim (Chefe de Orçamento e Finanças) e Alex Paixão (Chefe de Recursos Humanos), se reunirá em outros momentos para demais análises. Por: Assessoria de Serviços de Gestão do SAAE

quarta-feira, 29 de abril de 2020

VALENÇA: Movimento em agência da Caixa e Casa Lotérica segue intenso e grandes filas em Valença

O movimento próximo às agência da Caixa Econômica Federal e na Casa Lotérica em Valença, segue intenso nesta quarta-feira (29), com muita gente em busca do saque do Auxílio Emergencial de R$ 600. Os moradores da cidade enfrentam filas enormes para o saque do benefício. Foi na segunda que o governo liberou os saques em dinheiro do auxílio depositado na poupança digital do banco. Esses depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco.
A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário.
Confira o calendário de saques:27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro28 de abril: nascidos em março e abril29 de abril: nascidos em maio e junho30 de abril: nascidos em julho e agosto4 de maio: nascidos em setembro e outubro5 de maio: nascidos em novembro e dezembro

Como sacar
Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.

EDITORIAL: Os efeitos da pandemia nas eleições de 2020

O Coronavírus não contaminará apenas a economia e a saúde em todo país. Afetará de forma irreparável o resultado das eleições municipais, caso as mesmas sejam mantidas no período determinado pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Quem sofrerá terrivelmente os reflexos do isolamento social ao qual toda a população está submetida neste momento, serão os novos candidatos! Sim! Estes serão duramente penalizados, pois não terão como expor suas plataformas e o carisma no corpo a corpo. Instrumento VITAL de toda campanha política. Os “modernistas” e mais afeitos à realidade digital, dirão que os meios binários das máquinas, substituirão essa velha prática do porta a porta. Entretanto, os resultados dos pleitos sempre foram favoráveis aqueles que peregrinaram nas periferias, se mostrando e até prometendo um céu diferente… Acho que essa prática tende a prevalecer por muito tempo. O eleitor gosta de ver a cara do candidato, de oferecer um cafezinho de poder falar pros amigos que FULANO esteve na casa dele.
O cenário posto indica que os representantes da velha política terão mais uma vez o protagonismo das urnas. E a razão é muito simples! Os “novos” continuarão desconhecidos da grande massa e na hora da escolha optarão por um nome que “existe” no universo da política que ele conhece. Seu Zé das Flores tem um projeto político LINDO! Antônio da Feira tem um programa revolucionário de gestão, entretanto, esse programa ou esse projeto não chegarão até o eleitor.
O fenômeno midiático de Bolsonaro não serve como referência para uma eleição municipal, por razões muito obvias. No pleito nacional teve tentativa de assassinato que provocou comoção do eleitorado, teve uma invasão de fake news pra todos e de todos os lados. Tinha um projeto em curso pós impeachment, que necessitava de legitimidade e que referendasse a dicotomia petismo e anti-petismo. Enfim, o ocorrido na eleição presidencial, em nada se pode comparar ao pleito municipal. O atores são outros e os interesses também. O momento exige uma mobilização desta turma da renovação, para que possam estar em igualdade de condições e que lhes sejam oportunizadas as práticas de campanha e seu respectivo tempo de inserção nas comunidades… Finalizando, a permanecer as regras e os prazos oficiais, não haverá novidade na prefeitura de Itabuna, de Ilhéus ou qualquer cidade do Brasil… * Kiko de Assis – Publicitário

Rui Costa anuncia cancelamento do São João e prorrogação da suspensão das aulas

Não haverá festejos juninos na Bahia neste ano. O anúncio do cancelamento do São João, em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio.  Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem até o fim de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou.  Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esses deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui, que também informou que “a princípio, as atividades letivas serão adiadas por mais 15 dias, período que deve ser suficiente para a chegada dos respiradores e, ainda, para acompanhar a progressão da doença em todo o território estadual”.  
Máscaras no metrô
Outro assunto abordado pelo governador foi a obrigatoriedade do uso de máscaras no sistema metroviário da capital baiana. “A partir de segunda-feira [4], será obrigatório o uso de máscaras no metrô. Contratamos a confecção de três milhões de máscaras de tecido, envolvendo diversas cooperativas de costureiras distribuídas nos quatro cantos da Bahia. Já distribuímos 75 mil unidades e vamos receber mais 170 mil até esta sexta [1º], que serão entregues para a população, inclusive nas estações do metrô”. 
Ainda sobre o metrô, Rui contou que câmeras que medem a temperatura corporal serão instaladas e passarão por fase de testes. “Trata-se de mais uma medida para reduzir a contaminação no transporte público. Uma câmera só é capaz de varrer uma grande área e equipes de saúde estarão a postos para orientar as pessoas que apresentarem altas temperaturas”, detalhou
Repórter: Renata Preza SECOM/BA

terça-feira, 28 de abril de 2020

Gandu tem transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (29).

Gandu, Caetanos, Caldeirão Grande, Camamu, Ibotirama, Laje, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Santaluz e Ubaitaba terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (29). A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (28). O decreto também autoriza a retomada do transporte em Serra do Ramalho, município que completou 14 dias sem novos casos de Covid-19 confirmados. No total, 92 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Outros municípios com transporte suspenso são: Abaíra, Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Jaguaquara, Jequié e Juazeiro.  A suspensão ainda inclui Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Maragogipe, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Valenciana que morreu no hospital de Mutuípe testa negativo para Covid-19

A jovem de 21 anos, residente na zona rural de Valença, no Baixo Sul da Bahia, que morreu no Hospital de Mutuípe no último sábado, dia 25, testou negativo para o novo coronavírus. Segundo familiares, a paciente estava com pneumonia há vários dias e tinha outras doenças. Devido a suspeita de Covid-19, o sepultamento foi realizado na noite de sábado (25), em Mutuípe, seguindo as normas da Vigilância Sanitária e as recomendações do Ministério da Saúde. O teste para Síndrome Respiratória Aguda grave e Covid-19 saiu na manhã desta segunda-feira, dia 27. Informações: Mídia Bahia

Diálogos com os povos amanhã ao vivo no youtube ás 17hs




População atende decreto e não sai de casa sem máscara

A população baiana atendeu às recomendações de saúde e está fazendo da máscara de proteção uma arma contra o novo coronavírus (Covid-19). Pelas ruas da cidade, pouquíssimas pessoas são vistas sem o utensílio, considerado fundamental para evitar a propagação do vírus. Como estratégia para combater o avanço da doença em Salvador, a prefeitura decidiu proibir que passageiros sem máscaras tenham acesso aos ônibus que circulam pela cidade. A medida é obrigatória desde a última quinta-feira, mas a gestão municipal estava atuando apenas com fiscalização educativa e distribuição de máscaras nos principais terminais de ônibus, a exemplo das estações Pirajá, Lapa, Mussurunga e Acesso Norte. Desde ontem (27), passageiros sem máscaras passaram a ter a entrada barrada. “Existem alguns desavisados, é normal, mas temos visto todo mundo de máscara. Na verdade, antes mesmo do decreto da Prefeitura, os rodoviários já haviam sido imbuídos pelas empresas para mandar o passageiro usar máscara no coletivo. Estamos trabalhando, estamos nesse grupo de risco, então temos que nos prevenir”, disse o rodoviário Denival Magalhães dos Santos, de 53 anos, que atua como despachante e estava em operação ontem no Terminal Acesso Norte. Ele aproveitou para fazer um pedido à população. “Em 35 anos como rodoviário, nunca vi uma situação como essa em meu trabalho. Para sairmos disso, vai depender das pessoas. A Prefeitura e o governo do Estado estão trabalhando de comum acorda, dando total subsídio para que as pessoas fiquem em casa. Então, se puderem, as pessoas têm que ficar. Não só por elas, mas pela avó, pelo avô, por uma pessoa próxima que tem imunidade baixa. Fique para que a gente possa continuar trabalhando”.  Tribuna da Bahia


Covid-19 em Camamu revela calamidade pública na saúde municipal!

Segundo informações no Orojó, uma idosa confirmada com COVID-19. E neste momento percebemos a incapacidade da gestão em lidar com a pandemia, algo que já havia sinais que foram ignorados. Onde está o comitê de combate ao Covid-19, tão pomposamente anunciado pelo gestor Enoc?
A idosa chegou do Hospital de Base dia 23 e não foi acompanhada pela equipe de saúde, os familiares que também estavam acompanhantes no hospital passearam livremente pela cidade durante estes 03 dias, mesmo com a suspeita de COVID-19 e exame aguardando resultado, que foi confirmado positivo pelo hospital no domingo 26. Revelada a farsa do monitoramento pela Secretaria de Saúde do Município! Os familiares e amigos que frequentaram a casa durante estes 03 dias, em contato com a idosa não foram contactados pelos órgãos de saúde, não realizaram coletas para testar o vírus, ou seja a comunidade de Orojó está abandonada à própria sorte, sem saber quem mais está contaminado, aliás Camamu está em risco de grave pandemia, pois estes familiares transitaram pelo comércio, na sede livremente. Onde está o Comitê de Combate ao COVID-19? Nomeados pelo prefeito a Presidente e Secretaria de Saúde Tharsia Oliveira, Jaqueline dos Reis Moraes, Samya Regina, Nivea Laytynher, Quievilin Santos, Eulália Magalhães, Rosalvo Neto, Alberto Luiz, Alex de Jesus, JefersonSilva dos Santos, Fernando Olímpio da Silva Filho, qual planejamento para o combate à pandemia e quando vão comunicar à população? Quando será realizada a coleta destes familiares e vizinhos da idosa no Orojó para testar o COVID-19? Neste período fIzeram barreiras que não impediram a entrada de varias pessoas vindas do exterior e outros estados, sem equipe da saúde, sem termômetros para detectar possíveis portadores do vírus, não distribuíram máscaras e nem álcool gel para a população carente, não chamou os agentes de saúde para alertas e monitoramento da população, abriu o comércio sem estimular o comerciante a disponibilizar álcool gel ou água e sabão para higienização. Suspendeu as aulas, pagou metade do mês aos contratados e os demitiu, apesar do dinheiro continuar chegando, não distribuiu cesta básica ou Vale alimentação para os estudantes, de forma clandestina distribuiu produtos restantes da merenda escolar a alguns “escolhidos” . E faz propaganda de haver ALUGADO dois respiradores para os pacientes graves do COVID-19, sem divulgar a empresa e valores. Apesar de decretar estado de calamidade pública, a gestão do prefeito Enoc não demonstrou empenho e capacidade para proteger os cidadãos nesta hora de grave perigo.Os recursos federais e Estaduais chegaram, a emenda para a saúde e mesmo assim o gestor se limita a tirar foto nas estradas, será que é para facilitar o funeral?

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Ferryboat: Teto desaba durante travessia Itaparica-Salvador

O teto de uma embarcação do ferryboat desabou durante travessia hoje (27) nesta tarde. O caso foi confirmado pela assessoria da Internacional Travessias, que administra o sitema ferryboat. Ainda de acordo com a assssoria, por volta das 14h, uma forte rajada de vento ocasionou a queda de algumas folhas do forro PVC, localizado no salão superior da embarcação Maria Bethânia, que realizava a travessia Ilha de Itaparica-Salvador. "A Internacional Travessias Salvador (ITS) esclarece que nenhum passageiro foi atingido e a tripulação prestou todo auxilio em seguida, fornecendo coletes salva vidas e acalmando aqueles que estavam assustados. A empresa reforça que em viagens em condições adversas, é fundamental seguir todas as orientações dos tripulantes e comandantes", diz. Ascom ITS

VALENÇA: SAAE SOLIDÁRIO BENEFICIARÁ FAMÍLIAS CARENTES

Campanha conta com apoio de empresas e funcionários da autarquia
Está sendo realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença a campanha SAAE Solidário, uma ação social voltada para a distribuição de alimentos às famílias carentes que estão vivendo dificuldades em diversas áreas em razão da pandemia causada pela Covid-19. A ação que ganhou força através da doação das empresas Qualitec, Manpar, Gráfica Elias Crispim e Comercial Amparo, que se unificaram aos funcionários que foram doadores, tem objetivo de beneficiar um número significativo de famílias.
“Momento difícil para todos. Também chega até nós algumas demandas de pessoas que necessitam de ajuda para suprir a necessidade de alimentação e nós não fugiremos de mais uma missão”, destacou a diretora Rosemary, que rendeu agradecimentos pelo apoio recebido. ASCOM SAAE

SAAE AMPLIA REDE DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO DA DERRADEIRA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença - SAAE pensando no bem estar e estimulando a cultura da higienização para a comunidade rural da Derradeira, adquiriu um reservatório de 20 mil litros para ampliar a reservação de água tratada da localidade. “Com este investimento iremos obter mais pressão na rede, deixar as casas amplamente abastecidas e ampliar a rede”, explanou a diretora Rosemary Paixão.
Durante a pandemia do Coronavirus, muitas famílias não tem acesso a álcool gel, e ficam somente com a estrutura e necessidade de água e sabão para lavar as mãos e evitar a infecção, por isso a autarquia estará focada em dar estrutura e segurança para estas localidades, aumentando a proteção e baixando o risco de contaminação. Publicado pelo SAAE em 27/04/2020


Tempo chuvoso contribui para aumento de viroses

O novo coronavírus se dissemina mais lentamente em altas temperaturas e intensa umidade, porém é preciso estar atento para a mudança climática. Geralmente quando chove, a temperatura baixa e aumenta o risco das pessoas contraírem viroses e gripes. Com a vulnerabilidade do corpo a pessoa pode contrair a covid-19. Por isso a importância de fazer o distanciamento social. O especialista em clínica geral, André Labreiro alerta, “ em regiões tropicais com chuva intensa, ainda existe as pessoas que se aglomeraram em ambientes fechados para proteção, o que aumenta o contágio. Mas a maior influência na transmissão não se dá pela temperatura, e sim pela circulação e aglomeração de pessoas.”” Por isso André destaca, “Em uma situação de pandemia, devemos manter a calma e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do nosso Ministério da Saúde. A recomendação é ficar em isolamento social voluntário, saindo apenas quando extremamente necessário: ir ao mercado, farmácia ou à trabalho – quando não é possível trabalhar de casa. Se houver necessidade de sair, evite aglomerações, bem como locais fechados, e mantenha uma distância segura das pessoas (cerca de 1 m) e não se cumprimentem tocando o outro. A higiene pessoal é fundamental: lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos e evitar colocar as mãos no rosto (olhos, nariz e boca). Álcool gel acima de 70% é indicado para a higiene das mãos na falta de água e sabão. Além disso, outros produtos com álcool são indicados a limpeza de objetos e superfícies, como celulares, maçanetas, botões e mesas.” Tribuna da Bahia

CAMAMU: Palavra de fé e união do amigo Luizinho contra o coronavírus.




domingo, 26 de abril de 2020

Servidores de Ituberá: perseguição, abuso de poder e fraudes em contratos público.

Na manhã desta Sexta-feira, dia 24 de Abril, Três ex-funcionário fizeram denuncias graves da gestora Iramar Costa e também do seu diretor de Recursos humanos, seu ex – cunhado, Cesar Costa. Segundo Informações reveladora, o setor de recursos humano estava com os contratos em abertos, supostamente recebendo os proventos de vários servidores, sendo uma prática comum na prefeitura de Ituberá bem como pagamento de funcionário sem contração e até mesmo pagamento de diárias sem viajar. O caso alarmante foi das ex-funcionárias que tiveram seu cadastro negado no bolsa família. Elas ainda Estar como estivesse trabalhando, sendo que as mesmas estão desempregada. O portal da Politica da Bahia online buscou mais informações com outros órgãos de controle, TCM/pessoal e INSS e constatou a veracidade dos fatos relatado pela fonte, ainda sobre os fatos, duas ex funcionarias tentaram fazer o cadastro para receber o bolsa família e foi informada que não tinha o direito porque estava trabalhando na prefeitura de Ituberá, informações que foram informada pela secretaria de ação social. A perseguição política, característica de gestores desqualificados e sem liderança, é uma das formas mais covardes de se manipular e pressionar os servidores, sendo a Remoção e Transferência um jeito velado de se perseguir. Casos como esses costumam aflorar quando as nossas opiniões desagradam os que estão no poder, inclusive quando as Conclusões emitidas em Pareceres Técnicos e, sobretudo, em Contratos e Convênios (com Prefeituras, Governos Estaduais etc.) possam criar “embaraços” na relação entre o gestor e o padrinho que a ele conferiu o cargo comissionado. Os gastos com pessoal representaram 69,93% da receita corrente líquida. Por conta disso, a prefeita Iramar de Souza Costa foi multada em R$57,6 mil equivalente a 30% dos subsídios anuais dela, pela não redução da despesa. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, também imputou uma segunda multa à gestora, no valor de R$6 mil. Esta foi referente às demais irregularidades identificadas na análise das contas – TCM. A Ex-funcionaria foi até o setor de recursos humano que a coisa começou e desandar, então o esquema começou a desmoronar. É impressionante como o poder e o dinheiro interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimentos e emoção. Essas pessoas ficam como que “dependentes”, já não conseguem mais viver sem estar no poder e lutam a qualquer custo para manterem-se em qualquer cargo. São seres humanos (?) carrancudos, mal humorados. E por serem infelizes querem fazer com que os outros também o sejam: começam a perseguir, usam de autoritarismo, gritam, ironizam. O portal buscou as informações, examinou onde perceber-se que era apenas a ponta do iceberg, sendo necessário uma investigação da polícia Federal e ministério público nos contratos da prefeitura municipal de Ituberá – PMI. Trata-se, Portanto, da apropriação indébita de salários de servidores contratado e efetivos, assim como outras práticas mencionada pela fonte. É importante ressaltar que já temos toda documentação e a justiça será informa dos fatos encontrado na PMI, é importante frisar que Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia sem o consentimento do proprietário.
Fonte: Política da Bahia

PT oficializa pré-candidatura de Denice Santiago para disputa em Salvador

A major da Polícia Milita da Bahia (PM-BA), Denice Santiago, teve sua pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Salvador oficializada pelo Diretório Municipal do PT nesta tarde (26). A decisão por Denice, indicada e apoiada, principalmente, pelo governador Rui Costa, fecha um prolongado ciclo e uma intensa disputa interna na sigla.  A votação foi realizada de forma virtual e nominal com a participação de cerca de 45 delegados do PT de Salvador. O resultado final foi: 32 votos para Denice, sete para Juca Ferreira, ex-ministro da cultura, seis para Vilma Reis e uma abstenção. O PT de Salvador chegou a ter uma lista com sete nomes - Robinsom Almeida, Vilma, Juca, Fabya Reis, que substituiu o esposo Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Miosés Rocha e Jorge Solla -, mas findou optando pela major.  "Hoje posicionamos o nosso partido para  o momento  é de trabalhar por aqueles que mais precisam. Avançamos uma etapa na luta em defesa da vida das pessoas, escolhemos a liderança que vai nos conduzir na direção da luta por uma cidade de direitos. Hoje o PT comemora uma mulher negra com  a cara do povo de Salvador,nossa candidata é a cara do povo ”, defendeu Ademário Costa, presidente do PT de Salvador. BN

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, através da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer sobre um fato ocorrido no dia 25 de abril, sobre suspeitas de um caso do Novo Coronavírus:
No dia 31 de março, um paciente, morador de Nilo Peçanha, que sofria de problemas por conta da diabetes foi atendido no PSF, e encaminhado para tratamento com médico angiologista, o mesmo procurou com seus familiares em Ilhéus, onde foi internado no Hospital Regional Costa do Cacau. Após realização de exames, foi submetido a um procedimento de angioplastia. Nos dias em que esteve internado, começou a apresentar tosse constante seguida de febre alta. Foi realizado então, um primeiro teste para Covid-19, onde o resultado foi negativo. Entretanto, o paciente, idoso, apresentou piora em seu quadro respiratório sendo entubado e transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde nos dias seguintes, foi feito um novo teste para Covid-19. Enquanto se aguardava o resultado, o paciente veio a falecer no dia 23 de abril, sepultado no mesmo dia. O segundo exame para Covid-19, teve resultado positivo, divulgado apenas no dia 25 de abril. A Secretaria de Saúde esteve presente e ativa, tomando as medidas para que a família do paciente tivesse a assistência necessária, localizando e informando familiares, orientando nos processos de traslado junto à funerária, orientando a família sobre a suspeição passada pelo hospital na tomada de medidas por conta da funerária e sobre os procedimentos do velório e acompanhamento.
Lamentamos, profundamente, a morte do paciente, nos solidarizamos com a família e esclarecemos que a ocorrência de contaminação ocorreu no período em que o paciente esteve nas cidades de Ilhéus e Itabuna, ressaltamos também, que durante esse período em que esteve internado, por recomendação médica, o paciente não manteve contato direto com os familiares. Seguimos intensificando os trabalhos da Secretaria de Saúde, prestando o devido atendimento e orientação junto à população, sendo que até o presente momento não há casos confirmados de Covid-19 em nosso município.
Aproveitamos a ocasião para reforçar o nosso pedido à população para que fiquem em casa, mantenham os protocolos de segurança e higienização, evitem aglomerações para que possamos preservar a todos. Esperamos que muito em breve, toda essa crise seja superada e todos possam voltar à sua vida e trabalho com normalidade e segurança.
Nilo Peçanha, 25 de Abril de 2020.
Erica Azevedo de Matos
Secretária Municipal de Saúde de Nilo Peçanha
Thaisa Filgueiras Coutinho
Gerente da Vigilância Epidemiológica

sábado, 25 de abril de 2020

Valença: Prefeitura Municipal libera realização de celebrações e cultos

A Prefeitura Municipal de Valença, no Baixo Sul da Bahia, liberou a partir desta sexta-feira, dia 24, a realização de cultos, celebrações e reuniões religiosas, porém com algumas restrições – deverão ser realizados apenas aos domingos e terão duração máxima de 02 horas. Os lideres religiosos deverão respeitar as seguintes recomendações da Vigilância Sanitária: *Distanciamento mínimo de 01 metro entre seus membros; *Os locais não poderão funcionar com sua capacidade máxima de público, estimulando-se sempre os cultos, celebrações e reuniões virtuais;
*Uso obrigatório de máscaras;
*Fornecimento de álcool 70%; e,
*Proibir a participação nos encontros presenciais de pessoas sintomáticas e pertencentes ao grupo de risco da Covid-19. Fonte: Tribuna do Recôncavo

Câmara já recebeu 27 pedidos de impeachment de Bolsonaro, mas só analisou um

A Câmara dos Deputados recebeu 27 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro até a tarde desta sexta-feira (24). Entretanto, conforme um levantamento do Conjur, apenas um foi apreciado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Os pedidos de impeachment são movidos por denúncias de crime de responsabilidade cometidos por Bolsonaro.   O único pedido apreciado por Maia foi indeferido por ser uma denúncia anônima, o que é proibido pelo regimento interno da Câmara. Com o pedido de demissão de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça, a crise política no governo federal se acentou e podem resultar em novos pedidos de impeachment.  Na última quinta-feira (23), o ministro Celso de Mello pediu informações de um mandado de segurança impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar Rodrigo Maia a analisar um pedido de impeachment protocolado no dia 31 de março. A questão discute se Rodrigo Maia pode ditar o ritmo de eventual processo de impeachment, escolhendo qual dos pedidos dará seguimento e quando fará.   O impeachment é previsto na Constituição Federal, na Lei do Impeachment (Lei 1.079/50) e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Se o presidente da Câmara receber a denúncia e verificar a existência dos requisitos para instaurar o impeachment, deverá constituir a comissão especial para tratar do assunto, com representação de todos os partidos. Desde o governo Collor, a Câmara dos Deputados já recebeu 220 pedidos de impeachment.  BN

Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Nilo Peçanha

O primeiro caso de paciente com coronavírus em Nilo Peçanha, foi confirmado na noite deste sábado (25), de acordo com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. O registro já foi contabilizado pela Sesab, o órgão não informou o estado de saúde do paciente. Este é o primeiro caso confirmado na cidade, de acordo com o último boletim do dia 19/04, vinte casos estão sendo monitorados.



Prefeitura de Valença, através do SAAE, instala pias, com água e sabão em locais públicos para auxiliar no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Valença, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está instalando pias em diversos pontos da cidade para auxiliar no combate ao coronavírus (COVID-19), a ação foi determinada pelo prefeito Ricardo Moura que vem acompanhando todos os trabalhos das equipes de Saúde e outras secretaria no combate a doença. As instalações estão sendo feiitas em pontos estratégicos de grande movimento de pessoas, a exemplo do Mercado Popular, Feira Livre e Calçadão. Segundo o SAAE, outros pontos serão também beneficiados. O kit é composto de pia com água e sabão líquido. ASCOM PMV

.

.