.

.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Valença inaugura dez leitos de UTI para combate ao covid-19.

Moradores de Valença e cidades do Baixo Sul do estado contam com 10 novos leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria clínica - passo fundamental no combate ao Coronavírus. Os leitos estão instalados na Santa Casa de Misericórdia de Valença, resultado de uma contratualização com a Secretaria de Saúde da Bahia, que disponibilizou os respiradores e monitores para a equipagem da UTI. Outros equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar e do projeto Nota Premiada. A obra durou 20 dias, e os leitos estarão disponíveis para uso a partir de amanhã (17). A nova UTI foi adaptada em uma estrutura já existente na unidade, e o investimento estrutural e de equipamentos foi de R$250 mil.
Uma cerimônia solene restrita marcou a inauguração dos novos equipamentos nesta manhã. Autoridades locais se reuniram na Santa Casa de Valença, seguindo todos os protocolos de segurança. Marcelo Cabral é provedor da unidade, e destacou a importância da UTI para a região: “Esses leitos de UTI e de enfermaria vão atender aos valencianos e moradores de outras cidades do Baixo Sul. Neste momento de pandemia, vai ser decisivo para ajudar a salvar vidas. É um marco histórico para a região. É uma conquista para o Hospital. Agradeço ao Governo Federal, ao governador Rui Costa, agradeço ao secretário Fábio Vilas-Boas, que não pensou duas vezes e nos concedeu esses leitos. Ao deputado Raimundo Costa, que foi muito importante nessa construção, nessa interlocução com a SESAB. É a concretização de um sonho, um divisor de águas para a saúde em Valença”. Cabral explicou que durante a pandemia os leitos serão exclusivos para atendimento de pacientes com COVID-19, mas depois permanecerão na unidade, para atender a pacientes com outros problemas de saúde que demandem internamento em UTI.
Diretor Médico da Santa Casa de Valença, Ricardo Fonseca parabenizou a administração da Santa Casa e equipes, e falou sobre as dificuldades de montar esses leitos em um tempo hábil e atendendo a todas as normas necessárias. Para Fonseca, a expectativa é de um salto de qualidade na saúde do município: “Quero parabenizar a Marcelo Cabral pela coragem, pela equipe. Quando a gente fala da construção da UTI, a gente precisa falar das pessoas. Foi uma guerra transformar uma unidade que tem mais de 100 anos de construída e que não foi projetada para ser uma UTI em algo que possa realmente ter impacto na vida das pessoas. A gente se preocupou em montar uma unidade dentro do que o Ministério da Saúde exige, do que a Vigilância Sanitária exige, mesmo com pouco tempo e no meio de uma pandemia. A minha expectativa é de que dentro de cinco anos a saúde de Valença dê um salto de 50 anos”.
AUTORIDADES PÚBLICAS MARCARAM PRESENÇA NO EVENTO
O prefeito Ricardo Moura prestigiou a inauguração e destacou em sua fala a importância dos leitos para salvar vidas no Baixo Sul: “É o sonho da região a UTI em nossa Santa Casa, essa casa secular que tem dado a sua vida pelas pessoas mais carentes. Eu não tenho dúvida que essas UTIs implantadas em nosso município vão salvar vidas. Pode ter certeza disso”. Secretária Municipal de Saúde em Valença, Margarete Carvalho falou da angústia que é esperar por vagas quando se precisa de atendimento: “Esses leitos de UTI são sinônimos de esperança. Porque esperar por uma vaga é muito doloroso. A gente tem sentido isso na pele. Quero agradecer ao governo do Estado, agradecer a todos aqueles que participaram para vinda desses leitos de UTI para o nosso município”.
O deputado federal Raimundo Costa, que esteve presente na reunião da Santa Casa com a SESAB no último mês, também acompanhou o evento de inauguração dos leitos. Em sua fala ele citou a importância de Valença para o estado, como um município na rota do turismo internacional, e reafirmou as opiniões de que a inauguração é um marco histórico para a região: _“Não existe nada mais importante na vida do que a própria vida, a saúde. A prioridade é a saúde. Hoje é um momento histórico aqui para a Santa Casa. Podemos falar que esta data, 16 de julho, vai ficar ao longo da história”. Presidente da Câmara dos Vereadores de Valença, Mateus Passos destacou o trabalho da direção da Santa Casa através da figura do provedor Marcelo Cabral: _“Tenho que parabenizar a coragem de Marcelo, que apesar de ser um jovem um pouco retraído e tímido, conseguiu explodir a sua força na sua coragem de no meio de tantas guerras e dificuldades que a Santa Casa passou, ele teve coragem de encarar esses desafios. Esse resultado aqui vem dessa coragem dele. Ele tem demonstrado isso com toda a sua equipe trazendo uma segurança para a saúde do nosso município”.
sulbahia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário