sábado, 31 de julho de 2021

Mau tempo interrompe travessia de lanchas entre Salvador, Mar Grande e Morro de São Paulo

 

A travessia por lanchas entre Salvador e Mar Grande está suspensa neste sábado (31) por causa do mau tempo. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia, que administra o sistema, a interrupção atende a uma recomendação da Capitania dos Portos da Bahia.

Devido aos fortes ventos e mar agitado na baía de Todos-os-Santos, as condições de navegação estão desfavoráveis para a operação das embarcações.

Ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço.

Morro de São Paulo com conexão

Passageiros da capital com destino a Morro de São Paulo precisarão fazer conexão por meio do sistema ferry-boat, já que o tempo chuvoso também impossibilita que catamarãs operem em viagem direta.

Neste caso, os usuários seguem para Bom Despacho, de onde são transportados em ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e, de lá, fazem a pequena travessia em lanchas até destino final.

Os próximos horários de saída de Salvador são: 13h e 14h30. Quem parte de Morro de São Paulo tem como opções os catamarãs de 13h, 14h30 e 15h.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

REGIÃO: Amanhã tem Live do Dodô em prol da classe musical e cultural de Valença.

 


Casa Familiar Rural em Presidente Tancredo Neves é selecionada para receber apoio do Criança Esperança

Duas escolas da Bahia, que formam jovens empreendedores rurais, serão beneficiadas pelo Criança Esperança, programa campanha nacional de mobilização social, promovido pela Globo, inicialmente em parceria com a UNICEF, em 2022. A Casa Familiar Rural Presidente Tancredo Neves, da cidade de Presidente Tancredo Neves, e a Casa Familiar Agroflorestal, da cidade de Nilo Peçanha, ambas no Baixo Sul baiano, receberão recursos para ajudar no financiamento do ensino técnico para filhos de agricultores familiares da região, nos cursos de Agropecuária e de Florestas integrados ao Ensino Médio.

Com um modelo de ensino adaptado à zona rural, onde os estudantes passam uma semana na escola e duas semanas em suas propriedades e aplicam seus conhecimentos diretamente em seus cultivos, as escolas contam, atualmente, com 245 alunos.

Para Thales Lima, diretor da Casa Familiar Rural Presidente Tancredo Neves, a seleção das escolas reconhece como a metodologia adotada beneficia os jovens que vivem no campo, inclusive durante a pandemia, quando os estudos teóricos foram realizados de forma remota.

“O nosso projeto inova ao oferecer uma educação integral e apoio produtivo, viabilizando que os jovens e suas famílias permaneçam no campo. Nós também fomentamos o incremento de renda, o empoderamento, o protagonismo juvenil e a visão de futuro desses estudantes”, diz.

Nas Casas Familiares, o ensino é contextualizado: as matérias são conectadas ao dia a dia no campo, como nas aulas de Matemática, nas quais os estudantes calculam peso e quantidade de adubos e colheitas. Durante o tempo em casa, os jovens são acompanhados por monitores e compartilham o conhecimento com sua família e comunidade.

Para Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar Agroflorestal, com a doação, as Casas Familiares poderão fortalecer a formação dos estudantes em 2022.

“Os recursos vão para o pagamento de monitores, a alimentação dos jovens, o apoio nas visitas de acompanhamento e os Projetos Educativo-Produtivos [quando os jovens recebem auxílio para implementar seus primeiros cultivos]. Afinal, são essas ações que movem a educação no campo”, conta.

Esta é a segunda vez que a CFAF é contemplada pelo Criança Esperança. Já a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves foi selecionada pela terceira vez pela campanha.

REGIÃO: Antes do previsto, Coelba regulariza situação e luz retorna em Boipeba

 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) conseguiu restabelecer a energia na Ilha de Boipeba antes do prazo previsto, na tarde desta sexta-feira (30). Após mais de 50 horas sem energia na última semana, a ilha passou por novo apagão hoje.

Segundo a empresa, o fornecimento foi normalizado através de uma manobra remota na rede elétrica. "Equipes técnicas da empresa foram mobilizadas e estão em deslocamento para realizar inspeções e manutenções preventivas na localidade", informam em nota.

Os moradores da ilha comemoram a volta da energia, mas ainda se sentem inseguros. "A luz voltou. Estou menos irritada com eles agora, mas insegurança é a palavra", conta a advogada Juliana Pontes.

Marinha alerta para ventos de 60 km/h em Salvador e litoral da Bahia neste fim de semana

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou que o avanço de uma frente fria poderá provocar ventos com intensidade de até 60 km/h, na faixa litorânea do estado da Bahia, de Caravelas até Salvador, entre as noites desta sexta-feira (30) e domingo (1º).
O comunicado, publicado nesta quinta-feira (29), informa ainda que o mesmo vento, de direção Sudeste a Leste, pode aparecer no litoral norte de Salvador, de Sergipe e de Alagoas, ao sul de Maragogi, entre a noite de sexta (30) e a manhã do domingo (1º).

A Marinha alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de irem ao mar e solicita atenção às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Morro de São Paulo, Barra Grande e Itaparica poderão ser incorporados à rota dos cruzeiros de verão.

 
Morro de São Paulo, Barra Grande e Itaparica poderão ser incorporados à rota dos cruzeiros de verão, que já conta com Salvador e Ilhéus. Estudos para que o projeto se concretize estão sendo realizados nos destinos e junto à Capitania dos Portos. 
A proposta integra as ações do Governo do Estado para incrementar as atividades turísticas e foi discutida na quarta-feira (28), em uma reunião entre a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) e as prefeituras dos municípios.
As três regiões possuem píeres adequados para as operações dos navios, mas são necessárias outras avaliações, como o levantamento da profundidade do mar e determinação dos pontos de atracação. 
“Estamos aqui para intermediar no que for necessário, apostando que essas novas operações se tornem uma realidade. Os cruzeiros trazem um grande número de passageiros que circulam durante um dia pelos destinos, consumindo em restaurantes, comprando em lojas de suvenires e, assim, movimentam a economia da região”, declarou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.
Segundo o presidente da Clia, Marcos Ferraz, os cruzeiros contribuem também para dar visibilidade aos destinos. "Nossa pesquisa aponta que 87% das pessoas que viajam de navio retornam aos locais onde desembarcaram, em outras oportunidades”.

Taxa de desemprego fica em 14,6% no trimestre até maio, revela IBGE

 
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou ligeiramente acima da mediana das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast, de 14,5%, obtida a partir de um intervalo de 14,2% a 15,2%. No trimestre até abril, a taxa de desocupação estava em 14,7%.
A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.547,00 no trimestre encerrado em maio. O resultado representa queda de 3,2% em relação a igual período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 215,5 bilhões no trimestre até maio, recuo de 2,5% ante igual período do ano anterior.
O País tinha 14,795 milhões de desempregados no trimestre encerrado em maio. A taxa de desemprego passou de 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro para 14,6% no trimestre terminado em maio.
O total de desocupados cresceu 2,6% em relação a fevereiro, 372 mil pessoas a mais em busca de uma vaga. Em relação a maio de 2020, o número de desempregados aumentou 16,4%, 2,085 milhões de pessoas a mais procurando trabalho.
A população inativa somou 75,803 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio, 628 mil a menos que no trimestre móvel imediatamente anterior. Em relação ao mesmo período de 2020, a população inativa aumentou em 840 milhão de pessoas, alta de 1,1%.
Fonte: Estadão Conteúdo

quinta-feira, 29 de julho de 2021

33ª CIPM DEFLAGRA OPERAÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES OPERACIONAIS NAS VIAS DE ACESSO AOS MUNICÍPIOS DE NILO PEÇANHA E CAIRÚ

 
Nesta quinta-feira 29, foi deflagrada uma operação de intensificação das ações operacionais nas vias de acesso localizadas entre os municípios de Nilo Peçanha e de Cairú sendo empregada na presente operação duas guarnições do 3º Pelotãoda 33ª CIPM, sendo realizadas rondas ostensivas e abordagens na zonas rurais dos municípios e regiões de acesso, na finalização da operação foi montado um PCTrans na entrada do município com objetivo de coibir a circulação de objetos ilícitos, tais como armas e drogas, foram realizadas abordagens a indivíduos suspeitos e veículos.
Desta forma, a população local pôde perceber a presença policial de forma ampliada levando a sensação de segurança para todos. Diante da necessidade de garantir a continuidade da redução nos índices de CVLI e CVP e em atenção as Diretrizes do Comando da Corporação, o Comando da 33ª CIPM informa que serão mantidas as ações de intensificação de policiamento nas cidades de Cairú e Nilo Peçanha, bem como nos outros municípios que compõem a área territorial desta UOp, sempre com uma atenção especial as áreas de maior incidência de crimes no intuito de combater sobretudo o tráfico de drogas e roubos a veículos e a transeuntes, através da saturação de ações operacionais.
Fonte: ASCOM da 33ª CIPM

Morro de São Paulo e Boipeba poderão ter eventos de réveillon

 
As ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, tradicionais destinos turísticos da Bahia que pertencem ao município de Cairu, estão liberadas para realização de festas de réveillon na virada de 2021 para 2022. O anúncio é da prefeitura de Cairu, através de uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (28).
Na nota, a prefeitura ressalta que apenas duas festas estão autorizadas, uma em Morro e a outra em Boipeba. Disse também que a liberação é em caráter condicional ao controle da pandemia da Covid-19 e protocolo da Vigilância Sanitária.
De acordo com a prefeitura, qualquer anúncio de festa sem autorização municipal será considerada clandestina e estará passível de punições e multas. Eventos de grande porte estão suspensos na cidade por causa da pandemia.
Não há detalhes se apenas esses dois eventos solicitaram liberação de realização, nem o motivo pelo qual somente duas festas poderão ocorrer nas ilhas. Através de mensagem, o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, informou que as festas poderão ser realizadas em obediência às regras que o município possui.
"Regras essas, editadas ainda do mandato que se encerrou em dezembro passado. Pretendemos implementar novas regras para regulamentar os eventos privados a partir do ano que vem", informou.
Nas redes sociais, o assunto tem sido polêmico. Os moradores das ilhas questionam os eventos e pedem consulta pública para a realização das festas.
Na postagem da prefeitura, por exemplo, uma pessoa escreveu: "Que festa é essa "Réveillon Boipeba 2022" que nem a comunidade da ilha de Boipeba está sabendo? Houve consulta pública por parte da empresa e prefeitura? Essa festa tem o apoio da comunidade? Um evento confirmado na ilha de Boipeba que nem os meios de hospedagem, receptivo, carregadores e comércio em geral estão sabendo?".
Outra pessoa também comentou: "Apenas festa que querem, sem saber o melhor pra comunidade, quem vai se beneficiar com isso?". 
G1 Bahia

Recuperação de vias seguem a todo vapor em Cairu

 

As ações de infraestrutura no Arquipélago de Cairu seguem a todo vapor. As obras do Programa PROINFRA, com a recuperação de ruas em todo município seguem o cronograma e o planejamento do prefeito Hildécio Meireles, com a recuperação da pavimentação do bairro Nossa Senhora da Luz, limpeza das redes de drenagem e manutenção das passarelas em Morro de São Paulo. Em Garapua, com a manutenção da drenagem e pavimentação da Rua da Baiuca.

Na Gamboa as ações estão concentradas no bairro do Toque com a substituição das redes de esgoto e manutenção da drenagem. Na Sede do município foram abertas frentes de trabalho na Rua Nilo Peçanha, Rua Guarani, no acesso ao Porto da Cajazeiras e na Avenida Beira Mar. Em Boipeba já estão programadas a manutenção da passarela da Orla, recuperação de pontes, drenagem e pavimentação. Ações do programa estão previstas para ser iniciadas também em São Sebastião e no Galeão.

O Programa, além de cuidar das demandas de infraestrutura, vai gerar emprego e renda para trabalhadores de Cairu.
Ascom – Prefeitura de Cairu

Teolândia, Nova Ibiá e Itamari podem receber mais de R$ 200 mil reais oriundos da Lei Aldir Blanc

Teolândia, Nova Ibiá e Itamari estão entre os mais de 70 municípios aptos a receberem cerca de R$ 260 mil reais em recursos da Lei Aldir Blanc, criada para auxiliar financeiramente o setor cultural durante o período da pandemia do coronavírus. À lista com os nomes dos municípios foi divulgada na última segunda-feira, (26).

Até fevereiro deste ano, segundo a SECULT, 2.848 trabalhadores e trabalhadoras estavam aptos para receber a renda, porém, 507 pessoas não realizaram o cadastro dos dados bancários para o estado creditar o valor.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, aproximadamente 15 municípios não repassaram os valores ao público alvo, o que obrigou os gestores a devolverem os valores para o Estado. Para receber os recursos, os três municípios precisam manifestar interesse junto à SECULT em até dez dias, contados a partir do dia 23 de julho de 2021.

QUANTO CADA MUNICÍPIO PODE RECEBER
Entre os três municípios, Teolândia é o que pode receber o maior valor. São R$ 130.223,93 (Cento e trinta mil, duzentos e vinte três reais e noventa e três centavos), que não foram solicitados pelo município em 2020. Logo em seguida vem à cidade de Itamari, que deixou de pedir no ano passado R$ 72.820,11 (Setenta e dois mil, oitocentos e vinte reais e onze centavos) e Nova Ibiá, que poderá receber, caso queira, exatos R$ 64.575,84 (Sessenta e quatro mil, quinhentos e setenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos). Fonte: diarioparalelo

quarta-feira, 28 de julho de 2021

ITUBERÁ: Conferência Municipal debate políticas públicas de assistência social

 
Nessa terça-feira (27), ocorreu a IX Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social de Ituberá), na Escola Presidente Roosevelt. 
Realizada a cada dois anos, a palestra teve como Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. Foi ministrada pelo educador social Rodrigo Alves, também graduando em gestão de Políticas Públicas, ativista na defesa dos Direitos Humanos, atual vice-presidente do CEAS e presidente do CMAS de Salvador. 
A conferência se deu em cinco principais eixos de discussão, sendo eles:  
- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;  
- Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; 
- Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários social; 
- Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e
- Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. 
Além do debate das políticas públicas existentes na área da assistência social, os participantes formularam propostas a nível municipal, estadual e federal, e elegeram quatro representantes para a conferência do Estado. ASCOM Ituberá

terça-feira, 27 de julho de 2021

Edição de JULHO do Jornal Virtual a Voz do Baixo Sul


NILO PEÇANHA: Lançamento do livro e documentário Trilha Patrimonial dos Caretas e Zambiapunga será nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira tem o lançamento do livro e documentário "Trilha Patrimonial dos Caretas e Zambiapungas", no Centro de Cultura Alfredo Neto, na sede de Nilo Peçanha.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal e durante as gravações teve apoio logístico da Prefeitura de Nilo Peçanha, através do Departamento de Cultura e Turismo.

O projeto foi executado sobre o IDES - Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo-Sul.
O Zambiapunga o é nosso patrimônio e orgulho da região, por isso, a gestão municipal, o Grupo do Zambiapunga e Padrinhos Culturais estão preparando o lançamento do livro.
Será nesta sexta-feira, 30 de julho, às 14h.

Prefeitura de Ituberá declara luto oficial pelo falecimento do Sr. Lourival de Almeida Santos


Com profundo pesar, a Prefeitura Municipal de Ituberá lamenta o falecimento do Sr. Lourival de Almeida Santos, ex-vereador e pai do prefeito Reges Aragão. 
Na sua trajetória, contribuiu por anos com a história e desenvolvimento de Ituberá, foi vereador do ano de 1993 à 2000 e presidente da Câmara Municipal de 1999 à 2000. 
Em respeito ao último desejo do Sr. Lourival de ser cremado, a cerimônia se dará em Salvador, no Cemitério Jardim da Saudade, e será restrita devido à pandemia da Covid-19. 
Diante dessa perda irreparável, a Administração Municipal declara luto oficial por três dias e deixa as mais sinceras condolências desejando conforto a todos neste momento de dor. ASCOM Ituberá.

NOTA OFICIAL

Diante do ocorrido com a falta de energia elétrica por mais de 50 horas entre os dias 19 e 21 do corrente mês, afetando o arquipélago de Cairu, sobretudo Morro de São Paulo e Boipeba, a Prefeitura de Cairu adotará algumas medidas para que a Coelba venha a ser responsabilizada pelos prejuízos causados aos moradores e comerciantes das ilhas.

O prefeito Hildécio Meireles vai solicitar junto a diretoria da Concessionária, uma reunião no intuito de exigir algumas medidas, como: agilizar o ressarcimento dos prejuízos causados a população; dar celeridade para que sejam feitas melhorias com a manutenção e ampliação na linha de transmissão da rede, entre outras.

O prefeito não descartou a possibilidade de recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) visando uma intervenção na empresa distribuidora de energia da Bahia.
Cairu, 27 de julho de 2021

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Rui entrega mercado municipal reformado e vistoria obra em lago, em Nova Ibiá


O governador Rui Costa visitou a região sul do estado nesta segunda-feira (26), quando esteve em Nova Ibiá para entregar a reforma do Centro de Abastecimento Dário Rodrigues, que contou com um investimento de R$ 450 mil. Ainda na oportunidade, o Governo do Estado entregou 40 barracas de feira, com um investimento de R$ 28 mil. 
"Estas entregas ajudam a melhorar a comercialização de produtos e fortalecem a agricultura familiar. Sem a comercialização adequada não tem como aumentar a produção e, consequentemente, aumentar a remuneração das pessoas. Por isso a importância de um mercado municipal requalificado", explicou o governador.
Rui Costa aproveitou a ocasião para vistoriar as obras de requalificação do entorno do lago que fica na entrada da cidade. O serviço, que contou com recursos de R$ 506 mil, é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A previsão é de que a obra seja finalizada no final do ano. 
O governador ainda anunciou a autorização para o serviço de pavimentação asfáltica de trecho de dois quilômetros de via na entrada da cidade. Além disso, foi anunciado que, ainda esta semana, o município receberá um ônibus escolar a ser encaminhado pela Secretaria de Educação do Estado, por meio de emenda parlamentar.
A agenda do governador Rui Costa em Nova Ibiá foi finalizada com visita ao Colégio Estadual Professora Maria Lopes que, assim como as demais unidades de ensino do estado, retomou as atividades nesta segunda-feira.

domingo, 25 de julho de 2021

NILO PEÇANHA: Presidente da Câmara e Vereadores participam de entrega de 15 barracas e uma viatura para o distrito de São Benedito.

 

No último sábado, dia 24 de julho de 2021, o Vereador Tchay (Joimar Santos da Anunciação), esteve em São Benedito junto a outros colegas Vereadores, membros da equipe administrativa e a Prefeita Jacqueline Soares para entregar a comunidade de São Benedito uma viatura que servirá como instrumento para melhorar a segurança pública, numa comunidade ativa e dependente de melhores condições de trabalho para o pelotão da PM ali representado pelo Tenente Marques que, junto a Prefeita, estabeleceu uma importante parceria para garantir segurança aos moradores e comerciantes locais.

Na mesma oportunidade, foram entregues barracas adquiridas através da parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a CAR. Esta conquista beneficia e valoriza os agricultores e comerciantes na venda de seus produtos e no fortalecimento do comércio local.

"Como Vereador, continuarei atuante e sensível as necessidades do povo de Nilo Peçanha. Sendo assim estarei sempre presente, lutando e contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Parabéns a Prefeita Jacqueline pela força, determinação e compromisso!


Construção da ponte Salvador-Itaparica vai começar na segunda semana de novembro, diz Leão

 
As obras de construção da ponte Salvador-Itaparica, que vai oferecer opção de rota terrestre entre a capital baiana e a ilha, deverá ser iniciada na terceira semana de novembro, segundo o vice-governador João Leão (PP).
Segundo ele, as obras deverão ser iniciadas entre os dias 15 e 20 de novembro e os equipamentos para fazer as sondagens de todos os pilares da ponte já foram alugados.
"É uma coisa que realmente será sucesso absoluto. Retiramos uma carta em Jequié para mandar para o ministro Tarcísio [Freitas, da Infraestrutura] e para o presidente Bolsonaro, no intuito de agilizar as obras" disse em entrevista ao Portal M!.
Ele afirmou que a vacinação será requisito para admitir s funcionários que estarão na obra. No início de julho, o governador Rui Costa afirmou que a obra estara sendo atrapalhada pelos custos da construção civil, mas descartou atraso no início das obras.
"Isso vai ser tratado dentro das normas legais que estão previstas no contrato. A expectativa é que a empresa inicie no mês de agosto a sondagem no mar para dar início ao processo de construção", disse Rui à época, em entrevista de imprensa.

Pescadores que desapareceram em Barra Grande são encontrados em Ituberá

 Os pescadores Adriel e Domar foram encontrados na noite de sábado, dia 24, em Ituberá, no baixo-sul da Bahia. A dupla estava desaparecida desde sexta-feira, dia 23, após saírem de Barra Grande, distrito de Maraú, na mesma região, a bordo de uma embarcação de pesca com propulsão por motores.
Segundo Jeferson, amigo dos pescadores, a embarcação onde Adriel e Domar estavam apresentou problemas técnicos e eles ficaram incomunicáveis. 
A maré teria empurrado o barco para Ituberá, onde eles receberam ajuda de moradores. “Ainda não falamos com eles pessoalmente, mas estão vivos, graças a Deus”, disse o amigo da dupla.   G1 Bahia

sábado, 24 de julho de 2021

Devido vento forte e mar agitado os catamarãs para o Morro de São Paulo estão operando com conexão em Bom Despacho

 
A travessia Salvador-Mar Grande permenece suspensa por causa do vento forte e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos. Com isso, as condições de navegação estão desfavoráveis para a operação das embarcações.
 Interrompido desde ontem (23), não há previsão para retomada do serviço, de acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). As escunas que fazem o passeio pelas ilhas da baía também estão suspensas.

Os catamarãs para o Morro de São Paulo estão operando com conexão em Bom Despacho. Com isso, os passageiros embarcam pelo sistema ferry boat para Bom Despacho, e são transportados de ônibus até a Ponta do Curral, que fica em Valença. De lá, eles fazem a pequena travessia em lanchas até Morro de São Paulo. 

Os próximos horários saindo de Salvador são10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, os catamarãs saem às 11h30, 13h, 14h30 e 15h. Divulgação / Astramab

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Mourão diz que Brasil não é ‘república de bananas’ e que haverá eleição mesmo sem voto impresso

 

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (22) que é “lógico” que haverá eleições no Brasil em 2022, mesmo que não seja aprovada a proposta do voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o vice, o Brasil não é uma “república de bananas”.

Mourão deu a declaração em entrevista ao chegar ao Palácio do Planalto, no início da tarde.

Ele comentou reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, que relatou uma ameaça do ministro da Defesa, Braga Netto, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o jornal, Braga Netto teria enviado a Lira o recado de que não haveria eleições no ano que vem se o voto impresso não fosse aprovado.
Braga Netto negou que tenha feito a ameaça. Ele disse ainda que “as Forças Armadas atuam sempre e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição”.
Ao afirmar que vai ter a eleição no ano que vem, Mourão ainda questionou: “Quem vai proibir?”
“É lógico que vai ter eleição. Quem é que vai proibir eleição no Brasil? Por favor, gente, isso aí… Nós não somos república de banana”, disse o vice-presidente.
Voto impresso
O voto impresso é uma das principais causas atualmente defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contestam o presidente e afirmam que o sistema eleitoral no país é seguro, moderno e auditável.
Bolsonaro reclama de possibilidade de fraude nas eleições, mas não apresenta provas.
Fonte: g1

.

.