quinta-feira, 30 de junho de 2022

Policlínica Regional de Saúde do Baixo Sul completa 4 anos de funcionamento com mais de 210 mil atendimentos realizados

 

Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, a Policlínica Regional de Saúde do Baixo Sul completa 4 anos de funcionamento, contabilizando mais de 210 mil atendimentos realizados.

Atualmente, a unidade de saúde atende uma população de 337.138 pessoas, distribuídos nos municípios de Valença, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Itaparica, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Gandu e Nova Ibiá.

A Policlínica Regional de Saúde está mudando a realidade da assistência de média e alta complexidade na Região Baixo Sul, possibilitando a descentralização da assistência, regionalização do atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.

A Policlínica é administrada pelo Consórcio Interfederativo de Saúde do Baixo Sul, integrado pelo Estado da Bahia e Municípios atendidos, que rateiam os custos com a assistência, de acordo com a população de cada cidade.

Os moradores dos municípios integrantes do consórcio têm à disposição consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, infectologia, nefrologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

A policlínica também oferece 21 tipos de exames, como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, ,histeroscopia, cistoscopia, eletroneuromiografia, biopsias, exames laboratoriais,  entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Fonte: baixosulempauta

Primeiro dia de segundo fim de semana de shows espera 100 mil pessoas no Parque de Exposições

 
O primeiro dia do segundo final de semana de shows em comemoração ao São João na Bahia já foi iniciada nesta quinta-feira (30). 

Por volta das 19h, a banda Pirilampo já estava no palco do Parque de Exposições. A expectativa é de que a lotação máxima do local, de 100 mil pessoas, seja atingida, em uma noite que trás grandes atrações para o público baiano. 

Os portões do Parque de Exposições serão fechados no máximo às 0h mas podem ser fechados antes caso a lotação máxima seja alcançada. 

Entre as atrações desta quinta-feira (30) estão Solange Almeida, Geraldo Azevedo e Juliette. 
A programação segue até o próximo sábado (2). 

No primeiro show da noite, a banda Pirilampo trouxe ao público clássicos como    ‘Espumas ao Vento’, de Flávio José, e sucessos recentes como ‘Revoada’ de Léo Santana e Wesley Safadão. Metro 1

Wenceslau Júnior se reúne com comandante do 15º Batalhão de Polícia para pedir mais segurança para os motoristas de aplicativo

 
Atendendo a uma reivindicação dos motoristas de aplicativos da Região Sul da Bahia feita durante uma reunião no último dia 22/06, o pré-candidato a deputado federal (PCdoB) Wenceslau Júnior se encontrou, hoje à tarde, com o comandante do 15º Batalhão de Polícia coronel Ferreira Lopes e alguns representantes da classe para discutir a segurança dos mesmos. “Tudo o que eles querem é trabalhar com segurança e voltar para casa com tranqüilidade e o sustento da família”, explicou o pré-candidato, lamentando as tragédias envolvendo os motoristas de aplicativos, na última semana em Itabuna e Ilhéus.

Na ocasião, visando a reforçar a segurança dos referidos trabalhadores foi aprovado um plano de ação para intensificar as abordagens, disponibilizado um canal direto para agilizar as informações, além da realização de um seminário para debater a pauta da segurança dos motoristas e passageiros.

 “As medidas pretendem conter o aumento de roubos, seqüestros e latrocínios, praticados contra motoristas desse tipo de serviço e garantem mais proteção a motoristas e passageiros durante as viagens”, explicou Wenceslau Júnior, agradecendo ao coronel Ferreira Lopes pelo pronto atendimento do 15º Batalhão de Polícia às solicitações dos motoristas.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos Alex Ferreira dos Santos, do vice-presidente Fabio Fernando da Silva Oliveira, do tesoureiro José Santa Fe Borges, do membro do conselho fiscal Layla Moniker Santos Sousa, do diretor de habitação José Edson Souza da Silva e do membro do Instituto da Promoção da Igualdade Gilson Costa.

Hildécio Meireles assina ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde de Moreré

 
Nesta quarta-feira (29), o prefeito de Cairu Hildécio Meireles assinou a ordem de serviço de construção do Posto de Saúde da Família (PSF) do povoado de Moreré, na Ilha de Boipeba, no final da missa em homenagem a São Pedro.

Na oportunidade, também autorizou a construção de uma ponte de concreto, no caminho para a localidade do Cajueiro.

A estrutura do posto será composta de recepção, sala de espera, área administrativa, consultórios médico e odontológico, sala de vacinas, sala de procedimentos, copa, instalações sanitárias, farmácia etc. 

Essa Unidade Básica de Saúde da Família de Moreré contribuirá para a efetiva melhoria das condições de vida da comunidade, com uma boa infraestrutura e uma equipe completa de saúde, capacitada para o atendimento de excelente qualidade.

JORNAL VIRTUAL EDIÇÃO Nº 104 JUNHO DE 2022

 



Wenceslau Guimarães está entre cidades mais violentas do Brasil, aponta Fórum Brasileiro de Segurança

 
Dados divulgados nessa terça-feira, (28), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que Wenceslau Guimarães, com pouco mais de 20 mil habitantes, está entre os 30 municípios com mais mortes violentas no Brasil. No geral, a Bahia apresenta cinco cidades com taxas preocupantes.
Além de Wenceslau, aparecem também no ranking Aurelino Leal, Jussaria, Itaju do  Colônia e Santa Cruz Cabrália, todas localizadas no Sul da Bahia.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisou a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes e as taxas são de 144,2 em Aurelino Leal, Jussari (120,9), Itaju do Colônia (111), Wenceslau Guimarães (103,3) e Santa Cruz Cabrália (102,6).
A categoria de mortes violentas diz respeito à soma de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço ou fora.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Agência do CrediBahia será inaugurada nesta quarta (29) em Nilo Peçanha

 O órgão fortalecerá micro e pequenos empreendedores dos grupos produtivos de economia solidária do Baixo Sul.
O Instituto de Gestão e Políticas Sociais e o Centro Público de Economia Solidária – Cesol – convidam os empreendimentos da economia solidária para a programação de eventos que acontecem nesta quarta-feira (29), na sede do Cesol Baixo Sul, em Nilo Peçanha (BA 001).
Às 13:30, será realizada uma audiência pública sobre as oportunidades de microcredito. Logo depois, às 15 horas, a primeira Agência do CrediBahia da Economia Solidária do território será inaugurada também na sede do Cesol Baixo Sul.
São parceiros nas iniciativas o Governo do Estado, através da SETRE e do DesenBahia, o SEBRAE, o Cesol e o Instituto de Gestão e Políticas Sociais.

33ª CIPM promove operação de policiamento especial dos festejos juninos do Baixo Sul

 

A 33ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar, iniciou na quinta-feira (23/06), uma inspeção para o policiamento especial nas cidades que realizaram festas juninas no Baixo Sul.

O comandante da corporação, Major PM Czékus, esteve pessoalmente visitando os municípios de Ituberá e Camamu, com o objetivo de levar aos policiais toda a orientação da PM da Bahia para o serviço de patrulhamento e segurança das pessoas que estão nessas cidades participando dos folguedos juninos.


Foram promovidos encontros com o prefeito Reges Aragão, de Ituberá, Enoc Silva, prefeito de Camamu, e com a Drª Argimária Soares, delegada da Polícia Civil. A visita de inspeção teve como objetivo proporcionar o alinhamento das questões operacionais e logísticas, visando a otimização do policiamento, garantindo a segurança aos participantes dos festejos nas duas cidades.


Todo o efetivo da 33ª CIPM foi empregado nas festividades juninas na região. Em Valença, inclusive, o trabalho foi reforçado pela atuação do Canil Setorial da 33ª CIPM, com a presença da cadela Fúria (raça Pastor Holandês) e do Kalu (Pastor Belga Malinois), que ajudaram no combate ao tráfico de drogas. ASCOM | 33ª CIPM

Wenceslau Júnior prestigia o aniversário de 462 anos de história e 131 anos de emancipação política de Camamu

 

A comemoração dos 462 anos de história e dos 131 anos de emancipação política da cidade de Camamu, na Costa do Dendê foi marcada por uma missa em ação de graças nesta segunda-feira (27/06), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, várias inaugurações e muita festa, com a participação de vários políticos, entre eles, o pré-candidato a deputado federal Wenceslau Júnior (PCdoB), que fez questão de parabenizar o prefeito Irmão Enoc Souza pela data tão importante para o município.

De acordo com Wenceslau Júnior, o prefeito Enoc está realizando um brilhante trabalho em Camamu com resultados comprovados. “A gestão de Enoc, juntamente com sua equipe e a Câmara Municipal está mudando a cidade e movimentando a economia com geração de empregos.

“Estou muito feliz pelo convite para participar das festividades do aniversário do município.

O PCdoB é um parceiro de primeira hora e pretendo dar continuidade ao trabalho já realizado por Davidson Magalhães em prol do desenvolvimento de Camamu”, garantiu.

domingo, 26 de junho de 2022

Pré-candidatos ao governo da Bahia aproveitam São João para turbinar agenda no interior

 
Os principais pré-candidatos ao governo da Bahia aproveitaram os festejos juninos para intensificar a agenda no interior e ir atrás dos eleitores. Na quarta-feira (22), João Roma (PL) esteve em Cruz das Almas para abertura do São João na cidade do Recôncavo baiano e destacou a parceria com o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos).
 “Eu fico muito feliz por apoiar uma administração que tem virado a página da história de Cruz das Almas. Cruz, que partiu na frente, e foi talvez a primeira cidade a ter anunciado uma programação condizente com a tradição de nossos festejos juninos”, disse Roma.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), passou por cidades como Ponto Novo e Senhor do Bonfim, na última quinta-feira (23). Neste sábado (25), esteve em Santo Antônio de Jesus e, neste domingo (26), em Rio Real. Em Santo Antônio de Jesus, Neto afirmou que pretende projetar o São João da Bahia para todo o Brasil e dar um apoio ainda mais forte às prefeituras para a realização dos festejos juninos.
 Ao lado do pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), o ex-prefeito da capital participou neste sábado (25) dos festejos e ressaltou o potencial do São João para a geração de emprego e renda no estado.
Já o ex-secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez uma “maratona” de visitas às cidades de Gandu, Nova Ibiá, Castro Alves e Dom Macedo Costa, na sexta-feira (24); Cruz das Almas, Cachoeira e Jaguaquara, neste sábado (25); e a Santo Estêvão neste domingo (26).
 Na noite deste sábado, ele foi recebido pelos prefeitos Marco Aurélio e Edione Agostinone, respectivamente, nas cidades de Itaquara e Jaguaquara, ambas no Vale do Jiquiriça. “O carinho que temos recebido é o reconhecimento das pessoas ao trabalho iniciado pelo ex-governador Jaques Wagner e fortalecido pelo governador Rui Costa”, disse no encontro. Guilherme Reis

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Em Gandu, Jerônimo participa de arrastão junino com prefeitos da região

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), foi ao município de Gandu, nesta sexta-feira (24), dando continuidade à maratona junina. É a 4º cidade, em três dias, a receber a visita do indicado de Rui Costa para sucedê-lo com apoio de Lula.

Jerônimo percorreu as ruas da cidade do Baixo Sul do estado no Arrastão do Sabiá, uma festa tradicional que volta a acontecer após dois anos de interrupção por conta da pandemia.

“O São João da Bahia é o maior e melhor do Brasil, não dá para ficar apenas em um ou dois municípios, então a maratona continua até terça-feira (28), com pelo menos 15 cidades no roteiro.


A festa em Gandu foi muito animada e vou fazer questão de voltar como governador a partir de 2023", disse Jerônimo, que foi recebido pelo prefeito Léo de Neco.

As prefeitas de Taperoá, Kitty Guimarães, e de Teolândia, Rosa, entre outras lideranças municipais e regionais, participaram do evento. Ainda nesta sexta, Jerônimo vai aos festejos juninos em Castro Alves e Dom Macedo Costa.

'Existe uma consciência enorme no coração dos baianos, que querem mudança', diz ACM Neto

 
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) disse nessa quinta-feira (23) que "existe hoje uma consciência enorme, coletiva, no coração dos baianos, que querem, acima de tudo, mudança". O ex-prefeito de Salvador visitou nesta quinta-feira (23) a cidade de Ponto Novo, onde se comprometeu a retomar distrito de irrigação que tem sofrido abandono de empresas por falta de manutenção do estado.
 
Neto reagiu a uma declaração de Thiago Gilleno (PSD), prefeito de Ponto Novo, que declarou apoio à sua pré-candidatura: "Neto, eu sempre votei no PT e essa vai ser a primeira vez em que vou votar fora do grupo. Porque eu percebi que o povo da Bahia está cansado de promessas, quer uma mudança. E nada mais justo que eu represente a vontade do povo: todo mundo quer ACM Neto".
 
"Thiago falou uma coisa que tenho ouvido em muitos lugares, e não só de prefeitos, mas do povo. E, quando você para para analisar, 16 anos é muito tempo, é uma vida. É tempo demais para continuar aceitando promessas, eles tiveram 16 anos para fazer e não fizeram", respondeu Neto.
 
O ex-prefeito de Salvador disse que, nos mais de 140 municípios da Bahia que percorreu desde o ano passado, tem notado que os baianos despertaram para os problemas do estado.
 
"Hoje, existe uma consciência enorme, coletiva, no coração dos baianos, que querem, acima de tudo, mudança. E os baianos sabem que essa mudança não vai ocorrer com o grupo que está aí há 16 anos. Não vamos desfazer o que foi feito, o que tiver de bom vamos preservar. Mas chegou a hora de ter o melhor governo do Brasil", completou.

Em Amargosa, Jerônimo recebe título de cidadão e confirma Lula na Bahia

 
“Amargosa é um lugar especial que está em meu coração. A festa sempre nos surpreende, não só pela sua organização, mas pelo encontro, a alegria e a cultura da Bahia aqui presente.

 É uma honra me tornar um cidadão amargosense de direito, porque já me sentia de fato, sempre acompanhei as agendas de Estado, tanto na SDR, quanto na Educação”, agradeceu o pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, ao receber, na noite desta sexta-feira (23), véspera de São João, o título de cidadão amargosense, entregue pela Câmara de Vereadores de Amargosa durante as comemorações em um dos mais tradicionais festejos do São João no estado. 

A próxima primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, também recebeu a honraria.
 
“Temos muitas festas boas de São João na Bahia. Assim como Amargosa, outras cidades do interior também se destacam pelo seu acolhimento, pela organização da festa, pela diversidade de apresentações artísticas. Mas, o que mais marca nessas cidades é a forma como elas recepcionam seus visitantes. 

A marca do carinho e desse bom aconchego que o São João oferece às pessoas que vêm de fora”, afirmou durante entrevista à imprensa local. Os cantores João Gomes e Flávio José foram as principais atrações da noite na cidade.
 
Após recepção do prefeito Júlio Pinheiro (PT) em Amargosa, nesta sexta-feira (24), dia de São João, Jerônimo Rodrigues participará das comemorações em três cidades baianas: Gandu, no Baixo Sul baiano, e nas cidades de Castro Alves e Dom Macedo Costa, ambas no Recôncavo baiano.


Ainda durante as entrevistas em Amargosa, ele também falou sobre as expectativas da chegada à capital baiana do ex-presidente e pré-candidato à presidência da República no próximo dia Dois de Julho, data em que se comemora a Independência do Brasil na Bahia. "A ideia é que Lula chegue na véspera [1º de julho] para uma agenda com prefeitos, deputados e lideranças políticas de todo o estado para que não se tenha mais nenhuma dúvida que eu, Geraldo Júnior e Otto Alencar somos os candidatos dele na Bahia. 

Estamos tratando com cuidado, existe uma preocupação com a integridade física do presidente, mas ele quer caminhar e depois da participação no cortejo [da Lapinha até o Campo Grande], está previsto um ato na Arena Fonte Nova para que todos possam abraçar Lula”, comentou.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Wenceslau Júnior lamenta o assassinato de indigenista e jornalista desaparecidos no AM

 

O pré-candidato a deputado federal (PCdoB), Wenceslau Júnior, se solidarizou com a família do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips desaparecidos desde o dia 5 de junho, depois que o suspeito Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, confessou o crime.

Para Wenceslau Júnior, crimes como estes mostram a desvalorização da vida humana. "Fico muito triste como a violência que tem atingido nosso país. Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia dessas perdas inestimáveis.

Urge mudarmos o comando da nação para que os direitos possam ser respeitados", clamou, pedindo que os culpados sejam punidos com os rigores da lei.

Detran reforça orientações para condutores e pedestres durante os festejos juninos

 
Férias escolares combinadas com retorno das comemorações do São João já resultam em significativo aumento da movimentação de condutores e pedestres em vias e rodovias baianas. Com isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) reitera a necessidade de cuidados redobrados. A regra é clara: juntos salvamos vidas.
Para aqueles que pretendem pegar a estrada as primeiras orientações estão relacionadas à documentação. Tanto o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), quanto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem estar regularizados. Essa verificação pode ser feita pelo site do órgão (www.detran.ba.gov.br), ou através do SAC digital.
Outra checagem importante aponta para as revisões periódicas do veículo. Pneus, faróis, lanternas, cinto de segurança, limpadores, óleo, filtros e a cadeirinha para crianças devem estar em perfeitas condições.  A orientação é que o condutor realize o serviço, preferencialmente, com algum mecânico de sua confiança.
O Detran-BA vai realizar operações de fiscalização na capital e no interior do estado, em locais onde ocorrerão os eventos juninos, visando inibir a mistura de bebida alcóolica e direção e, com isso, prevenir acidentes. As operações contam com o apoio da Polícia Militar – através do Batalhão de Polícia Rodoviária – e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Infrações
As infrações de alcoolemia, por exemplo, são consideradas gravíssimas e a multa se aproxima dos R$ 3 mil. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso o condutor seja flagrado com validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de trinta dias, estará cometendo infração gravíssima, acarretando a perda de sete pontos no documento, além de pagar uma multa no valor de R$ 293,47. Isso sem contar que a CNH será recolhida e o veículo retido até a apresentação de condutor habilitado.
Além disso, conforme o inciso V do artigo 230 da mesma lei, o motorista que estiver conduzindo o veículo não registrado e devidamente licenciado também está cometendo uma infração gravíssima. Além da multa, o veículo será apreendido.
Ascom/Detran-BA

Oficina de restauração de peças sacras será implantada em Cairu

 

O prefeito Hildécio Meireles foi bastante aplaudido, na semana passada, pelo grande número de convidados que compareceram ao ato de entrega da restauração da Igreja Matriz e de abertura à visitação pública do Memorial do Rosário, quando anunciou a futura instalação de uma oficina permanente de restauração de peças sacras, que funcionará nas dependências da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. 

A ideia é atender a necessidade do município e solicitações externas, dentro de um modelo que também capacite jovens para atuarem na recuperação do patrimônio histórico-cultural.


Caberá ainda ao projeto serviços na área de preservação de bens imóveis e móveis, assessoria técnica, consultoria, pesquisa e inventário. “Acho uma ideia excelente. Temos um acervo significativo de arte sacra em Cairu e na Região do Baixo Sul. Em breve será iniciada a restauração da Igreja do Divino Espírito Santo da Velha Boipeba e a conclusão do restauro do Convento de Santo Antônio. 

Ter uma mão de obra local preparada para participar dessas missões será muito importante”, diz o renomado restaurador Orlando Ramos.

Para Hildécio Meireles, a Sede de Cairu está prestes a viver um grande momento. “Precisamos melhorar as condições de vida das pessoas, torná-las independentes da prefeitura como empregadora, incentivarmos o surgimento de novos negócios e temos aqui um produto extraordinário para ser mostrado, gerador de renda, que é a nossa cultura. Por isso continuamos investindo ativamente na restauração e preservação do nosso patrimônio histórico. 
A criação de uma oficina permanente, numa parceria da secretaria municipal de Cultura com os restauradores, se insere perfeitamente no nosso planejamento, pois será um espaço de restauração contínua de peças sacras e de formação técnica, que atenderá as necessidades das nossas igrejas, de qualquer igreja da região, do estado, do país e do mundo”, definiu o prefeito de Cairu.

terça-feira, 21 de junho de 2022

MP, TCE e TCM reforçam atuação para controle de gastos com festejos

 
A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti e os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios, respectivamente Marcos Presídio e Plínio Carneiro, reuniram-se nesta segunda-feira (20), para reforçar a atuação integrada de fiscalização e controle dos gastos com os festejos juninos. 
Eles ressaltaram a parceria interinstitucional que foi estabelecida para a disponibilização e compartilhamento de dados e informações que subsidiem, principalmente, as ações e medidas preventivas. 
O objetivo do encontro foi fortalecer as premissas da atuação coordenada para os órgãos de controle não apenas para as festas deste ano, como também para outros eventos festivos ao longo de 2022 e edições juninas dos próximos anos.
No encontro, foi ressaltado que as ações de fiscalização estão considerando a relevância dos festejos e os seus benefícios para a economia e o lazer das populações locais, sempre com respeito à legítima expectativa da comunidade pela preservação de sua cultura e tradição, conscientizando os envolvidos sobre a realização das festas com responsabilidade fiscal.  

No último dia 13 de junho, em reunião na sede do TCE, ficou definido que as ações de controle serão concentradas nos municípios que empreguem maior volume de seus recursos na realização das festividades, e, mais especialmente, naqueles que tiveram emergência/calamidade decretada e foram beneficiários de aportes de recursos federais e/ou estaduais de transferências decorrentes dessas situações. 

Além disso, serão foco da fiscalização os municípios que não aplicaram recursos vinculados previstos, especialmente na área da saúde, e detenham elevadas dívidas previdenciárias, entre outras. 
 
Também participaram da reunião o procuradora-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa; a procuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Wanda Valbiraci Figueiredo; o chefe de gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia; e a assessora especial da PGJ, promotora de Justiça Patrícia Mattos.    

Secom realiza encontro com profissionais da imprensa do Baixo Sul

 
Com o objetivo de informar e esclarecer sobre as regras eleitorais na comunicação, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) realizou, nesta terça-feira (21), um encontro com a imprensa do Baixo Sul.
Profissionais que atuam nos veículos de comunicação de Valença e região se reuniram no Restaurante Peralta, localizado na BA-001, com representantes da Secom. A ação buscou valorizar o trabalho realizado pela imprensa no interior e garantir o amplo acesso às informações sobre as ações do Estado.
A jornalista Vanessa Andrade participou por meio de vídeo, agradecendo a presença de todos, e ressaltou a iniciativa do Governo do Estado como “uma importante valorização dos profissionais que atuam no interior”.
O Governo tem buscado otimizar a relação com a mídia do interior, garantindo maior participação dos profissionais e dos veículos de comunicação nas ações desenvolvidas pela Secom. Décio Icó, valenciano que atua na imprensa da capital baiana, também prestigiou o encontro. “A cartilha da Secom com orientações sobre fake news é importantíssima para nós que trabalhamos com a informação verdadeira. Ela nos orienta para não cometermos erros. Além disso, é uma satisfação encontrar essa turma. Valença é celeiro de bons jornalistas, pessoas dedicadas à comunicação da região”, afirmou Décio.
Na relação institucional com as mídias, a Secom tem realizado encontros e conferências em diversas regiões da Bahia, incentivando o debate e criando um ambiente de maior interação entre os veículos de comunicação e o Governo. “Encontro importante para conversarmos e avaliarmos o nosso trabalho. 
O combate às fakes news se faz necessário, e nós temos um papel fundamental nisso. Quando somos convidados para uma conversa sobre temas importantes, mesmo diante de toda correria do dia a dia, nos deixa felizes. Obrigada por esse cuidado de vir ao Território bater esse papo com a gente”, ressaltou Luana Figueiredo, do site Baixo Sul em Pauta.
O jornalista Levi Vasconcelos, que atualmente trabalha em home office, em Valença, para o Jornal A Tarde e outros veículos, destacou a missão do encontro de criar um compromisso dos profissionais de passar adiante informações sérias, responsáveis e referenciadas. “Nós, enquanto jornalistas, temos esse tipo de responsabilidade. 
Esse tipo de encontro ajuda a afinar muito mais a orquestra. Todas essas instruções sobre o período eleitoral nos ajuda a não sermos tendenciosos para candidato A ou B”.
A Secom também visitou veículos de comunicação de Gandu, Wenceslau Guimarães e Ituberá. Durante as visitas e encontros, a equipe distribuiu exemplares da última edição da Revista Terra Mãe, uma publicação anual oficial do Governo do Estado com as principais ações e investimentos realizados. Fonte: Secom/BA

Governo investe R$ 148 milhões para reforçar educação no Baixo Sul da Bahia

 
Oferecer ensino em tempo integral, reduzir a taxa de evasão escolar, aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esses são os principais objetivos esperados a partir do investimento de R$ 148 milhões que o Governo do Estado está fazendo no baixo-sul da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado (SEC). 

Dentre as implantações estão quatro novas unidades com obras em andamento ou para iniciar em Aratuípe, Jaguaripe, Nilo Peçanha e Taperoá.

Em Gandu, o Centro Territorial da Educação Profissional (Cetep) do Baixo Sul segue em andamento na implantação da cobertura da quadra de esportes. Em Valença e Ituberá, o Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu e o Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, nas respectivas cidades, estão em obras para a modernização das unidades. 

Já em Presidente Tancredo Neves, o Colégio Estadual Maria Xavier De Andrade Reis está em obra para a ampliação da unidade.
 
Para o secretário da Educação, Danilo de Melo, os investimentos trarão uma melhora no Ideb. "Porque isso repercute nas questões da evasão e da reprovação, e também na melhoria da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de português e matemática, avaliadas na prova que se faz anualmente para avaliar o Ideb. Há obras de ampliação e modernização em Aratuípe, em Gandu, temos a construção de uma nova sede escolar em Jaguaripe. 

Em Ituberá nós temos uma obra avançada. Em Tancredo Neves nós temos também uma obra de 16 salas. E em Valença nós temos uma obra já próxima a ser entregue, a modernização da Escola Estadual Gentil Paraíso, que terá vestiário, academia, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society. Dentre outros, esses são exemplos de investimentos que estamos fazendo na região", disse.

Danilo de Melo informa que grande parte das obras qualifica as escolas para oferecerem o ensino em tempo integral. “Pela orientação do governador Rui Costa, todas as novas escolas, melhorias e ampliações devem abrir espaço para manter os estudantes que querem ficar no tempo parcial, de um turno, e também aqueles que queiram uma educação extensiva, em tempo integral, inclusive com Educação Profissional.

 Essas novas unidades vão incorporar outras mais antigas, cujos prédios não ofereciam condições propícias ou eram alugados”. GOV/BA

MP ajuíza ação contra União Brasil, PL, Avante e PT por propagandas irregulares na Bahia

 
O Ministério Público Eleitoral ajuizou ação contra o União Brasil, o PT, o Avante e o PL por propaganda partidária irregular.

O MP acusa os partidos de utilizaram seus horários de propaganda partidária gratuita em televisão e rádio para a promoção pessoal de seus pré-candidatos ao governo ou ao legislativo: ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma, Raíssa Soares, ambos do PL e André Janones (Avante)

O órgão lembra que o horário deve ser utulizado para difundir os programas partidários, transmitir mensagens aos filiados, incentivar a filiação partidária e esclarecer o papel dos partidos na democracia brasileira.

A lei prevê a pena de cassação do horário de exibição gratuita previsto, se comprovada a irregularidade na propaganda. 

Festas juninas trazem expectativa de aumento nas vendas para o comércio

 
Por Lily Menezes
Os festejos juninos são sinônimo de forró e fogueira, mas também de licor, amendoim, roupa nova pra curtir o arrasta-pé... E todo esse cenário é sinônimo de aquecimento para o comércio varejista, principalmente para aqueles empreendedores que trabalham com produtos e serviços diretamente ligados ao universo das folias de São João e São Pedro.
 Após amargar dois anos de cancelamento desses eventos, a Bahia deve movimentar R$ 550 milhões nas cidades de médio porte que terão algum tipo de comemoração, de acordo com projeções da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). Serão pelo menos 40 mil empregos temporários apenas neste mês de junho. 
O destaque permanece com o setor de Comércio e Serviços, responsável por movimentar a maior parte da economia baiana.
“O comércio baiano está esperançoso! As festas juninas trazem ótimas oportunidades para atraírem ainda mais consumidores e aumentarem a receita do território baiano. O mês de junho impulsiona a venda de diferenciados produtos para este mês, além de contribuir para o turismo nos municípios do Estado e gerar empregos nas regiões.
 É um momento de valorização cultural para a Bahia”, disse José Nunes, titular da SDE. De olho nesse momento de retomada, as cidades estão se preparando para dar a volta por cima e ver a movimentação nas festas subir igual a um rojão. Em Cruz das Almas, um dos destinos mais requisitados por baianos e turistas para curtir a festa, já tem hotel que atingiu a lotação máxima ainda em maio e a expectativa é de que 80 mil pessoas circulem na cidade, com uma arrecadação de R$ 5 milhões só durante o São João.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-BA) estimou um incremento em torno de 10% no faturamento; segundo Paulo Motta, presidente da entidade lojista, o São João é um grande impulsionador das vendas do setor neste período. “Nossa expectativa é de muita confiança para o mês de junho”, afirmou, colocando o setor de vestuário como um dos mais procurados. 
“Todo mundo quer uma roupinha nova para ir brincar o São João”. Mas não fica por aí: os produtos típicos da data, como licores e bolos artesanais, tem grande saída, movimentando a agricultura familiar e colocando em evidência os pequenos produtores, sobretudo com a oferta de itens exclusivos. “Os licores trufados acabaram ligeiro, não teve pra quem quis. É uma coisa diferente pra matar a saudade de um forró”, disse uma atendente de uma padaria no Bonfim à reportagem, que separava as últimas unidades dos licores tradicionais do Arraiá do Quiabo (Cachoeira, no Recôncavo Baiano) com valores entre R$ 15 e R$ 18. Os trufados se diferenciam por levarem chocolate ao leite ou branco na produção e custam R$ 40.
Durante o final de semana, já tinha muita gente indo aos centros de compras providenciar o visual pra pegar o caminho da roça, com espera na fila das principais lojas de departamento. De acordo com a seção baiana da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), o faturamento dos empreendimentos deve ganhar um incremento de 15% nas datas comemorativas de junho. Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) teve uma projeção mais discreta, de 5,2% para os setores vinculados ao São João.
 Mesmo assim, os ganhos do período são muito importantes para o comércio, depois de um período notadamente complicado da pandemia. Novamente, os segmentos que sairão ganhando com a demanda reprimida das festas juninas são o vestuário (+4,4% de crescimento) e os supermercados (+5,3%).
“De forma geral, junho tende a ser um mês positivo nos setores do comércio que são influenciados pela festa de São João, apesar do aumento de preços acima da inflação geral. A volta do evento presencial e com grande expectativa da população da região trará grandes benefícios para a economia, além do impulso nas vendas, muitas oportunidades de emprego”, comentou Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.

Itaparica: PM apreende explosivos de suspeito de praticar pesca predatória

 
Uma equipe da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vera Cruz (BA) apreendeu 27 kg de explosivos em posse de um homem suspeito de praticar pesca predatória em Bom Despacho, na cidade de Itaparica, na manhã dessa segunda-feira (20).
Os policiais militares chegaram ao indivíduo logo depois de receber uma denúncia com informações sobre a localização do suspeito.
Durante a abordagem a guarnição encontrou o material distribuído em 10 unidades de explosivos, cada uma com nove centímetros de altura e dois quilos e setecentas gramas cada e além de um pé de pato e 290 reais em espécie. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados à 19ª Delegacia Territorial.
Informações: Forte no Recôncavo

domingo, 19 de junho de 2022

33ª CIPM deflagra Operação Força AEROSUL na cidade de Valença

 

Na tarde deste domingo, 19/06, por volta 14h, foi desencadeada no município de Valença a Operação Força AeroSul, sendo atendidas as localidades do Mangue Seco, Bairro da Bolívia, Loteamento Por do Sol e Distrito do Guaibim em Valença.

 Contou com as Guarnições do PETO ALFA, PETO BRAVO, PETO RURAL, RP- Valença, Nilo PEeçamha e Cairu com apoio da Rondesp-Sul e 01 aeronave do GRAER.

O objetivo de intensificar as ações para a redução dos índices de criminalidade, com foco específico em áreas sensíveis e de difícil acesso do município de Valença, sobretudo nas áreas de mata e manguezais com biomas que dificultam o acesso do policiamento empregado no município que são utilizadas como abrigo e esconderijo de foragidos da lei.

Foram ainda realizadas incursões com apoio de visibilidade aérea, a qual foi fundamental no avanço da tropa no terreno.

Na localidade do Pôr do Sol na área de manguezal foi encontrado um grupo de indivíduos em barracas montadas em atitude suspeita, que ao notarem a aproximação das guarnições passaram a atirar contra os policiais, sendo necessário o revide e após troca intensa de tiros os indivíduos conseguiram fugir pela área de manguezal tomando destino ignorado, após varredura foi encontrada:

30 pinos de cocaína; 52 pedras de crack; 01 colete balístico; 01 carregador alongado de Cal. 9mm; 15 pés de maconha; 6.000 pinos vazios; 01  balança de precisão; 02 coldres.

ASCOM da 33ª CIPM

sábado, 18 de junho de 2022

Banda baiana tem perfil suspenso em rede social após vencer Maiara e Maraísa na Justiça

 

A banda baiana As Patroas teve a conta no Instagram suspensa na sexta-feira (17). O grupo venceu uma batalha judicial que proíbe uso da marca 'As Patroas' por Maiara e Maraísa e o perfil foi suspenso após denúncias feitas por fãs da dupla sertaneja.

"É o nosso meio de comunicação com nosso público, até para explicar a situação que está acontecendo. Fomos calados à força, o que é injusto. Nós perdemos a conta porque temos menos visibilidade, menos recursos", afirmou a vocalista Daisy Soares em entrevista ao G1.

 

Daisy ainda disse que a banda recebeu diversas ameaças e mensagens de ódio nas redes sociais. Em uma delas, uma mulher avisa que irá 'derrubar' o perfil.

 

A cantora explicou que já entrou em contato com a rede social e mandou as provas necessárias para esclarecer que não é uma fraude da dupla sertaneja, mas sim uma outra banda.

 

A rede social enviou uma mensagem para a cantora informando que as informações serão analisadas e a conta poderá ser reestabelecida em 24 horas.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Prefeito de Presidente Tancredo Neves apresenta proposta de redução ao MP para manter realização do São João

 
O prefeito da cidade de Presidente Tancredo Neves, “Toin do Bó”, apresentou nesta sexta-feira, (17), uma proposta de redução de gastos ao Ministério Público da Bahia – MPBA, no intuito de manter à realização da festa de São João. 
O gestor recebeu nessa quarta-feira, (15), uma recomendação do próprio MP para que cancelasse os festejos, previstos para começarem na próxima quinta-feira, (23).
Foi apresentado uma proposta com redução dos valores e dias de festa, onde agora se aguarda uma decisão do MP. confiança não devemos perder, estou lutado para permanência das nossas tradições, mas vamos acatar a decisão final da promotoria”, escreveu Toin do Bó nas redes sociais.
Na recomendação de cancelamento o Ministério Público alega que os gastos pretendidos pelo prefeito para realização da festa representaria 3,3% de toda a receita municipal prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 e supera os quase R$ 2,2 milhões de recursos próprios aplicados em saúde pelo governo municipal entre os meses de janeiro e abril deste ano. 
Seriam gastos de recursos próprios da prefeitura R$ 2,9 milhões, já que Toin havia declarado que não houve incentivos federal e estadual ou captação de patrocínios para financiar os festejos.
A expectativa é de que uma resposta definitiva seja comunicada ainda neste final de semana, e à esperança do prefeito é de que à proposta de redução seja aceita a o São João mantido. Fonte: 
diarioparalelo

.

.