.

.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Morro de São Paulo e Boipeba terão passeios para a temporada das Baleias Jubarte

 
São esperadas cerca de 20 a 25 mil mamíferos na costa baiana este ano e o fenômeno promete aquecer o turismo no arquipélago

Baleias à vista! A paisagem das ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu, fica ainda mais bonita com grupos de baleias Jubarte que chegam ao litoral baiano até o mês de Outubro. Os mamíferos deixam o mar gelado da Antártida para se reproduzirem em águas mais quentes no território brasileiro e podem ser observados pelas praias do município, fomentando a atividade turística.

O número de baleias Jubarte em mares brasileiros aumentou cerca de 20 vezes graças aos trabalhos de recuperação da espécie, que era considerada ameaçada de extinção. O Instituto Baleia Jubarte, responsável pelo acompanhamento e pesquisa da espécie, estima que neste ano entre 20 e 25 mil baleias devem passar pelo litoral baiano, cenário muito diferente dos 1.000 animais contabilizados quando o Projeto iniciou suas atividades, em 1988.


Uma das atividades acompanhadas pelo Instituto são os passeios de barco para  observação de baleias, que acontecem no Arquipélago de Cairu, unindo pesquisa, turismo e produção de conhecimento. Os passeios são realizados de forma sustentável e seguindo as normas de diretrizes da Lei Federal 7.643 de 1988, e da Portaria IBAMA 117 de 1996 que regulamentam a atividade no Brasil.

Além de promover o contato com a espécie, a atividade tem papel fundamental na economia local, afirma Cláudio Brito, secretário de turismo de Cairu.

“É mais um roteiro Turístico que será disponibilizado aos nossos visitantes. Mais oportunidade de emprego e renda para os donos de lancha e guia que terão autorização para realizar o passeio de observação.”

O gestor prospecta a habilitação de 10 empresas para a realização do roteiro e enfatiza a importância de seguir as diretrizes de segurança, para que a observação seja uma atividade responsável e prazerosa para todos. ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário