sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Morro de São Paulo recebe Ilha do GG e Pizro no MSP Weekend

 
Está chegando a hora de curtir o melhor feriadão da história! A deslumbrante e paradisíaca ilha de Morro de São Paulo vai receber, nos dias 12 e 14 de novembro, o MSP Weekend – que trará, em dois dias de festa, nomes como Léo Santana e Marcynho Sensação, além dos fenômenos do piseiro, Vitor Fernandes, João Gomes e Tarcísio do Acordeon.
No dia 12 de novembro, a atmosfera do ritmo que vem conquistando multidões irá animar Morro, levando João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes para o palco, a festa Pizro promete reunir muita animação e o melhor do ritmo.
Já no dia 14 de novembro, é a vez da Ilha do GG balançar tudo! O gigante Léo Santana levará o seu inconfundível molejo e sensualidade, para colocar todo mundo para dançar. Ao lado de Léo, quem sobe ao palco é o cantor Marcynho Sensação, que irá levar os seus hits para não deixar ninguém parado!
Se você não se programou, ainda dá tempo! Com um público confirmado de mais de 10 estados, o momento de curtir o único feriadão do ano é agora! Reúna a galera e vá viver o melhor feriado no Morro, no MSP Weekend! Misturando forró, pagode e piseiro, o evento promete trazer uma experiência única para quem for curtir o feriado na beira do mar com o astral lá em cima. Desse jeito, é impossível não se render à magia de um fim-de-semana mágico!
Garanta já o seu fim-de-semana mágico no MSP Weekend!

SERVIÇO
O que: MSP Weekend
Quando: 12 e 14 de novembro
Onde: Morro de São Paulo – BA
Atrações:
12 de novembro: Pizro - Tarcísio do Acordeon | João Gomes | Vitor Fernandes
14 de novembro: Ilha do GG – Léo Santana | Marcynho Sensação
Informações: @momentosmsp @ssaproducoes
Vendas: https://ticketmaker.com.br/event/msp-weekend/

Operação Eleições 2022 na Bahia contará com quase 30 mil policiais militares

 
Tropa irá votar e garantir a segurança do pleito
A Polícia Militar da Bahia irá empregar, em regime de turno, 29.836 policiais militares em todo o estado durante a Operação Eleições 2022 com o objetivo de oferecer mais segurança aos eleitores e garantir o exercício da democracia no próximo domingo (2/10). 
Além do policiamento ostensivo em todo o estado, as equipes da PM irão atuar no entorno dos 8.749 locais de votação da Bahia, que é o 4º maior colégio eleitoral do Brasil, na escolta das urnas, guarda dos locais de votação, escolta reversa para os polos de transmissão de dados dos tribunais eleitorais até o término da contagem de votos.
A tecnologia será uma grande aliada no trabalho da PM com o uso de drones e de sistema de monitoramento em tempo real para otimizar o emprego do efetivo e das viaturas, proporcionando mais dinamismo na gestão. 
A corporação baiana também irá atuar na prevenção de crimes eleitorais como boca de urna, transporte clandestino de eleitores, tentativa de compra de votos, entre outros. Em casos de flagrantes, a PM encaminhará os acusados e testemunhas para a Polícia Federal ou delegacia local.
Coordenação – Nos 417 municípios baianos haverá um oficial da PMBA representando a corporação na coordenação da Operação Eleições 2022.  O trabalho da PM começou desde o início das campanhas eleitorais, comícios, carreatas e eventos, e seguirá após a apuração dos votos, nos locais de comemoração. 
A Operação Eleições 2022 também está planejada em caso de 2º turno. Dia da eleição – O policiamento será montado a partir das 7h em uma distância de 100 metros dos locais de votação e o patrulhamento no entorno. Após o encerramento da votação, às 17h, a PM vai escoltar o material utilizado no pleito para os polos de transmissão de dados até o encerramento de todas as atividades, previsto para as 22h.
ASCOM

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Veja as vagas de emprego do SineBahia para Valença


ATENDENTE DE LANCHONETE

Ensino Médio Completo
03 VAGAS

ZELADOR
Ensino Médio Completo
01 VAGA

SERVIÇOS GERAIS
Ensino Médio Completo
01 VAGA

VENDEDOR
Ensino Médio
Experiência na Área
01 VAGA

Propaganda eleitoral gratuita, comícios e debates terminam hoje


Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para a realização de comícios, debates no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita. O TSE, no entanto, informa que, no caso de comícios de encerramento de campanha, eles poderão ser prorrogado por mais duas horas.
Hoje é também a data limite para que os tribunais regionais eleitorais divulguem, na internet, os pontos de transmissão de dados. Esses locais devem ser distintos daqueles de funcionamento da junta eleitoral.
A partir desta quinta-feira, começa o prazo que permite ao juízo eleitoral ou ao presidente da mesa receptora, expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.
Amanhã, será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, “para acompanhar a emissão da Zerésima [comprovante de que não há nenhum voto na urna] do Sistema de Gerenciamento da Totalização”.
Fonte: Agência Brasil

Prefeito de Cairu anuncia que asfaltamento da estrada de Torrinhas estará pronto em 2023

 

O Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, cumpriu agenda de trabalho, na terça-feira (27), na estrada que dá acesso à comunidade litorânea de Torrinhas, importante terminal náutico para se chegar a destinos turísticos como Boipeba e São Sebastião (Cova de Onça).

Hildécio explicou que a prefeitura está concluindo o serviço de manutenção prévia e preparando a estrada para a elaboração do projeto executivo de asfaltamento dos cerca de 7Km, que ligam a BA 884 até a comunidade.
“Essa obra vai melhorar o acesso à comunidade de Torrinhas, como também às comunidades de Boipeba e São Sebastião. Além de melhorar a logística da nossa ilha de Cairu e Boipeba, ela irá também facilitar o acesso daqueles que nos visitam, portanto, incrementando ainda mais a nossa atividade turística”, disse.
Hildécio acrescentou que a ação é um compromisso de campanha e que no decorrer do ano que vem (2023) a obra estará concluída.
(Portal Baixo Sul/Ascom Prefeitura de Cairu)

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Gandu: Celulares roubados são recuperados pela Polícia Rodoviária na BR-101

 
Na tarde do último sábado, dia 24, a Polícia Rodoviária Federal recuperou 9 celulares roubados que eram transportados em um veículo Volkswagen Golf.
O flagrante ocorreu por volta das 13 horas no quilômetro 368 da BR 101, próximo ao município de Gandu (BA). Durante a fiscalização a equipe de policiais localizou uma bolsa contendo 9 celulares e 29 gramas de maconha no interior do veículo.
Questionados, os ocupantes informaram que compraram os celulares em Ilhéus (BA) pelo valor de R$ 1.800,00 reais. Após consultas, foi possível identificar os reais donos de 2 dos aparelhos. Diante dos fatos, os envolvidos e os bens apreendidos foram encaminhados para a Polícia Civil de Gandu.
Informações: PRF

sábado, 24 de setembro de 2022

Eleição de consorcio do Baixo Sul é antecipada sem aprovação de prefeitos

 

Na última sexta-feira (23) o Consórcio Intermunicipal da Região do Baixo Sul – CIAPRA antecipou as eleições para sua Diretoria (Biênio 2023-2024) e reelegeu o Presidente Leonardo Cardoso e o Vice Manuel Ribeiro, respectivamente Prefeitos de Gandu e Igrapiúna.

A Chapa Única reeleita foi referendada por 8 Gestores Presentes dos 14 integrantes do CIAPRA, em Assembleia especificamente convocada para este fim no Município de Camamu/BA.

Os Prefeitos dos Municípios de Cairu, Ituberá, Wenceslau Guimarães, bem como a Prefeita de Nilo Peçanha, foram contrários a antecipação das eleições e não participaram do Assembleia. Hildecio Meireles, Prefeito de Cairu, afirmou que uma antecipação de eleição do Consórcio só poderia acontecer se fosse a vontade unânime de todos os Prefeitos consorciados. “Apesar dos reclames de quatro consorciados, a direção atual, de forma autoritária, decidiu promover a eleição. Então, só nos resta deixar a Instituição, já que não somos ouvidos”.

Segundo Reges, Prefeito de Ituberá, “antecipar a eleição de um Consórcio, sem justificativa e diálogo, demonstra total falta de respeito com os demais Entes Consorciados e a clara intenção de trazer para o Baixo Sul, neste momento, interesses político eleitoral de determinado grupo”.

Todos os participantes da Assembleia compõem a Base do Governador Rui Costa e estão bastante engajados na campanha de Jerônimo. Diante do ocorrido, os 4 Gestores que não compareceram à Assembleia devem deixar o CIAPRA nos próximos dias.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

IGRAPIÚNA: O dilema de um Governo minado em um processo de compra de votos

 

Foi realizado no dia 22//09/2022 às 14hs a primeira audiência de instrução e julgamento no Fórum Dr. Barachísio dos Santos Lisboa, Ituberá – Bahia, do processo de investigação eleitoral que pode cassar a chapa Manoel Ribeiro e Chico Roma, por compra de votos na eleição de 2020 que cominou na vitória do grupo político que comanda a cidade de Igrapiúna.

Segundo informações em primeira mão os Advogados dos Réus, solicitaram pericia de áudios em que se acerta o pagamento por transferência bancária e ajuda de custo, que demonstram indícios fortes de compra de votos.

Após perícia nas gravações ficou comprovado que os áudios não foram adulterados e que de fato há claro indício de compra de votos para que o grupo político permanecesse no poder.

O processo de investigação eleitoral vem dando dor de cabeça ao grupo político de Manoel Ribeiro e Chico Roma, ao ponto de inesperadamente realizarem uma manobra regimental na Câmara de Vereadores local, para antecipar a eleição da mesa Diretora do Legislativo com intuito claro de manter o Vereador Cristóvão Cruz, no comando da casa do povo.

Por outro lado, o que os munícipes de Igrapiúna não sabem é que essa manobra política tem um intuito muito claro - a votação das contas Públicas do Ex-gestor Leandro Ramos, que corre o risco de ser reprovada pelo grupo político de Chico Roma, que tenta se manter no poder por mais quatro anos. Assim, evitando um possível retorno de Leandro Ramos.

Assim como, caso a justiça eleitoral afaste o atual gestor Manoel Ribeiro, a possível estratégia é que Cristóvão assuma a Prefeitura até que seja convocada nova eleição.

Esse dilema está próximo de ter um desfecho desfavorável para o grupo político que lidera o município de Igrapiúna. O que sabe após audiência é que o Ministério Público apresentará seu parecer e posteriormente o Juiz eleitoral dará a sentença nesse caso que poderá desestabilizar a elite Igrapiunense.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

11ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ retorna a Valença

 
Com o tema “Somos Muitos”, na tarde deste domingo(18), na Praça da República, aconteceu a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+, que retornou após dois anos sem realização, devido a pandemia Covid-19.
O evento reafirma o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas para a população LGBTQIAP+.
Com apresentações artísticas, que incluem, shows de música, apresentações dos grupos de dança, transformistas, entre outras atrações, o evento foi um verdadeiro espetáculo de inclusão e contou com total apoio da Prefeitura Municipal.
Sendo homenageados, o Prefeito Jairo Baptista, o Vice-prefeito Joailton Manoel, a Secretária de Promoção Social, Joana Guimarães, participaram do evento, juntamente com os demais secretários, diretores, servidores, autoridades e sociedade civil. PMV

Candidatos ao governo da Bahia se enfrentam em último debate na TV

 
Por Henrique Brinco 
O candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), confirmou presença no debate que será promovido pela TV Bahia na próxima terça-feira, dia 27 de outubro. A informação foi confirmada pela campanha do ex-prefeito de Salvador. 
Com isso, pela primeira vez na campanha, o herdeiro carlista irá debater com o principal adversário, Jerônimo Rodrigues (PT). Também devem estar no encontro o bolsonarista e ex-aliado João Roma (PL) e o esquerdista Kleber Rosa (PSOL). 
O cenário mudou no início do mês, quando Neto anunciou nas redes sociais que tinha aceitado o desafio de Jerônimo para debater. Ele sugeriu que o evento fosse transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais dos dois. "Já que o ex-secretário de educação, Jerônimo, tem falado tanto em debate, gostaria de propor que ele definisse data, local e horário para um debate entre nós dois. Sugiro que seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais do dois", afirmou o ex-prefeito de Salvador. 
O petista, por sua vez, respondeu dizendo que estaria presente no debate da TV Bahia. "Fui a todos os debates, ao contrário do ex-prefeito, que fugiu. Fiz a provocação e sigo disposto, respeitando a legislação eleitoral. Temos encontro marcado na TV Bahia, dia 27. Boa oportunidade para debater, ainda mais agora que ele parece ter perdido o medo de me enfrentar", declarou Jerônimo. 
A TV Bahia já definiu quem vai mediar o debate entre os candidatos ao Governo da Bahia: será a jornalista Graziela Azevedo. Os encontros já foram mediados em outras ocasiões por Alexandre Garcia, William Waack e Márcio Gomes. 

O evento será transmitido às 22h30, após a novela Pantanal. Com isso, ele se transforma no principal fato político da campanha, já que os postulantes irão se apresentar para uma grande audiência. 

Vale lembrar que Neto vinha sendo cobrado para participar dos encontros com os oponentes. Ele se ausentou dos debates promovidos pela Band e pela TVE Bahia. Como Neto vinha apresentando uma liderança consistente nas pesquisas, a campanha avaliou que a presença nos debates serviria apenas para dar visibilidade aos adversários. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Aratuípe e Conceição do Coité estão entre as quatro cidades que não recebem verbas federais

 
Quatro cidades na Bahia foram esquecidas com relação a repasses de convênios federais. De acordo com um levantamento feito com base no Portal da Transparência do governo federal, Aiquara, Aratuípe, Boninal e Conceição do Coité não receberam, além das transferências constitucionais ou obrigatórias, nenhum centavo entre 2019 e 2022.
Ao todo, 95.147 pessoas residem nestes quatro municípios. Os repasses de convênio são acordos feitos entre União e entidades governamentais dos demais entes da Federação, ou organizações não-governamentais, para transferência de recursos financeiros a serem utilizados na execução de um objetivo comum.
É possível que um acordo seja firmado entre uma entidade da administração pública municipal e uma entidade pública municipal, estadual, federal ou distrital.
Informações: Bahia Noticias

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Ituberá BA 250: Governo do estado anuncia Aviso de Licitação para asfaltamento da estrada do Pratigi

 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da SEINFRA – Secretaria da Infraestrutura, publicou, na última sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado – DOE, Aviso de Licitação para Concorrência Nº 292/2022, que visa a pavimentação asfáltica dos cerca de 20km do trecho da BA 250, que liga a BA 001 (entroncamento do Pratigi) até a comunidade litorânea e Praia de Pratigi, em Ituberá, no Baixo Sul.

O objeto da licitação contempla a pavimentação em CBUQ na BA 250, trecho: Praia de Pratigi - BA 001, no município de Ituberá, extensão 19,80 km, que foi anunciada pelo Governador Rui Costa em sua visita ao município de Nilo Peçanha, em novembro de 2021.


Ainda segundo a publicação, a abertura da concorrência para as empresas interessadas será no dia 24 de outubro, às 10h30 da manhã, na sede da Comissão Permanente de Licitação - CPL - SEINFRA, Av. Luiz Viana Filho, nº 440 - 4ª Avenida - Centro Administrativo da Bahia - Prédio Anexo - 1º andar - Ala B, Salvador, Bahia.


Os interessados poderão obter informações no endereço supracitado, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Maiores esclarecimentos no telefone (71)3115-2174, no site: www.infraestrutura.ba.gov.br e e-mail: cpl@infra.ba.gov.br.


com informações da SEINFRA.

ACM Neto cobra isonomia da Justiça Eleitoral após ter propaganda no rádio e tv suspensa

 

O candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) voltou a cobrar da Justiça Eleitoral tratamento isonômico entre todos os candidatos. Há oito dias praticamente sem propaganda na televisão e no rádio, ACM Neto afirmou em suas redes sociais que nada vai silenciar o desejo de mudança dos baianos. “Se não estamos na TV, vamos mandar nossas mensagens nas redes, no zap, nas ruas. Vamos comigo nessa corrente pra mudar a Bahia. Nada será mais forte do que a vontade do povo”, disse o candidato.

ACM Neto perdeu o tempo de propaganda no rádio e na TV por ter usado o espaço dos candidatos a deputado do seu partido para criticar o candidato ao governo, Jerônimo (PT). Na noite de sábado, dia 17, durante evento político em Serra do Ramalho, ACM Neto voltou a criticar a Justiça Eleitoral pela decisão.

“Alô Justiça Eleitoral da Bahia, queremos justiça. Ninguém vai me calar. Tô aguardando, viu? Ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal Regional Eleitoral, aos juízes. Primeiro, o meu respeito, sempre tive. Depois, a minha palavra de que não vale o que está acontecendo. A gente não vai deixar ninguém nos calar. Alô, Justiça, por favor, estamos esperando a providência de vocês”.

 Informações: ASCOM

sábado, 17 de setembro de 2022

Festival de Primavera acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Morro de SP

 

A Prefeitura de Cairu confirmou durante uma entrevista à redação do Baixo Sul em Alta, que o tão querido Festival de Primavera estará de volta ao Morro de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Idealizado e iniciado pelo prefeito Hildécio Meireles no ano de 2010, o Festival de Primavera se consagrou em Morro de São Paulo como um evento anual de grande repercussão, que sempre atraiu para a ilha turistas de várias regiões do país.


Quando assumiu a Prefeitura de Cairu nesta nova gestão, Hildécio Meireles garantiu a retomada do evento, como parte da estratégia de alavancada turística e valorização cultural do município-arquipélago. Assim como outros grandes eventos que estão sendo programados para 2023, em Boipeba e Cairu sede.


O Festival de Primavera é um evento gratuito, com grande palco montado na 2ª Praia, por onde já passaram importantes nomes da música nacional, como: Vanessa da Mata, Capital Inicial, Maria Gadu, Lenine, Jorge Vercilo, Cidade Negra, Saulo Fernandes, Carlinhos Brown, entre outros.


As atrações do Festival de Primavera 2022 ainda serão anunciadas, mas segundo o secretário do Turismo, Cláudio Brito, a grade que está sendo montada promete agitar o Morro de São Paulo. Artistas locais e grupos culturais também devem enriquecer ainda mais os dias de festa.


O Festival de Primavera deixou o Morro de São Paulo definitivamente marcado no calendário de festivais de música do país, celebrando uma das belas estações e a alegria do povo baiano. A dica é garantir logo reserva de hospedagem. Afinal, como flor se abrindo, como o Carnaval, todo dia é dia de um novo festival.


Por Vanessa Andrade | Baixo Sul em Alta

Caminhada de Torrinhas/Boipeba

Ontem em Torrinhas e em Boipeba a força do nosso grupo foi evidenciada mais uma vez, numa grande e empolgada caminhada sob as lideranças de Hildécio Meireles & Cíntia Rosemberg, rumo à vitória no dia 02 de outubro, com ACM Neto Governador 44, Cacá Leão Senador 111, Elmar Nascimento Deputado Federal 4433 e Adriano Meireles Deputado Estadual 77123

Juntos Somos Mais Fortes!!!

Código Eleitoral: Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

 
Nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições de 2022 poderá ser detido ou preso, a partir deste sábado (17), a menos que seja em flagrante delito. Isso é o que prevê o Código Eleitoral e está no calendário eleitoral deste ano, aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
De acordo com o Código Eleitoral, a medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro, e visa evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos.
 
O Art. 236 do Código Eleitoral garante que membros das mesas receptoras e fiscais de partido também sejam detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”.
 
Também está previsto na legislação que nenhuma autoridade poderá, desde 15 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.
 
Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caso o juiz verifique a ilegalidade da detenção, caberá a ele relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da prisão.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Cairu recebe treinamento para ampliar atração de turistas estrangeiros

 

A Embratur realizou na quarta-feira, dia 14, em Morro de São Paulo (BA), mais uma etapa do workshop “Uma Viagem pelo Turismo”, promovido em parceria com o Sebrae. O evento tem como objetivo capacitar o trade turístico brasileiro para promover internacionalmente seus destinos e produtos.

O evento reuniu mais de 30 representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes de turismo, entre outros agentes do trade do Arquipélago de Cairu, que contempla Morro de São Paulo, Cairu, Boipeba, Zimbo, entre outras localidades.

Os workshops da Embratur têm duração de quatro horas e contam com quatro módulos distintos, simulando etapas de comportamento do turista antes, durante e depois das viagens. As fases estão divididas em: “Arrumando as Malas”, “Embarcando”, “Curtindo a Viagem” e “O álbum de fotos”. Em Morro de São Paulo, o conteúdo foi ministrado pelo assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa.

Os treinamentos também contam com momentos voltados a cada município, destacando os diferenciais do local e o que pode ser explorado para atrair o turista estrangeiro. “Qualificar a prestação de serviço do nosso setor é muito importante. Com o aprofundamento do conhecimento sobre os mercados estratégicos e o comportamento do turista estrangeiro, garantimos que nossos principais destinos estejam capacitados para oferecer serviços de excelência”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

“Foi uma satisfação muito grande receber essa representatividade da Embratur e do Sebrae, com dados que realmente conectam a gente com o mundo, trazendo para novas ferramentas e muita informação, e, com isso, motivando o desenvolvimento do turismo da região”, completou Vanessa Lisboa, da Lisboa Tur, que participou da capacitação.

Embratur

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Otto Alencar dá nome a circuito de vaquejadas na Bahia

 
Em termos de mobilização de público e movimentação da economia no Nordeste, as vaquejadas perdem apenas para o futebol. Por ano, atraem cerca de 650 mil pessoas no Brasil. Para algumas cidades do interior baiano, como Serrinha e Santa Bárbara, representam a principal fonte de geração de emprego e renda, movimentando toda uma cadeia produtiva que extrapola as apostas nos rodeios. 

Envolve, por exemplo, vaqueiros, narradores, juízes de vaquejada, tratadores, veterinários, indústrias de couro, ração, medicamentos, até atrações culturais. Sem falar na mão de obra informal e ambulantes, fornecedores de alimentação, hospedagem, bebidas e confecções.
 
E foi pensando nisso que o senador Otto Alencar (PSD/BA), amante da cultura nordestina, conseguiu apoio para aprovação, no Congresso Nacional, em junho de 2017, da Emenda Constitucional 96, de sua autoria, que autoriza a prática da vaquejada no país. A PEC acrescentou um parágrafo ao artigo 225 da Constituição Federal, determinando que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não sejam consideradas cruéis. Por essa iniciativa o senador teve o reconhecimento do segmento, que inclusive deu seu nome a um circuito de vaquejadas que ocorre anualmente reunindo eventos da Bahia e Sergipe.
 
Vacina no braço
 
Homenageado com o Circuito Senador Dr Otto Alencar de Vaquejada, ele comemora o retorno das competições, lembrando que ela só foi possível graças à mobilização da sociedade para forçar o presidente da República a comprar vacina para imunizar a população contra a Covid-19. Uma luta que também teve no senador um destaque em nível nacional, com sua atuação na CPI da Covid.
 
“Se as pessoas que, como eu, adoram uma cavalgada, puderam voltar a participar, por exemplo, da tradicional Vaquejada da Independência, no Parque João Levy, em Santa Bárbara, como tantas outras pelo Brasil a fora, e sem máscaras, foi porque nós lutamos no Senado para obrigar esse governo federal negacionista a botar a vacina no braço das pessoas”, declarou Otto. Lembrou, também, que só a famosa Vaquejada de Serrinha, conhecida como a Maior Vaquejada do Mundo, realizada no Parque Maria do Carmo, gera mais de 1500 empregos diretos e mais de 5000 indiretos, atraindo cerca de 60 mil pessoas por dia, com shows de artistas do cenário nacional.
 
Promotor da Vaquejada de Serrinha, Vardinho Serra foi um dos idealizadores da homenagem e não esconde sua admiração pelo senador: “Nós fizemos o circuito Otto Alencar para agradecer a ele, pois todo mundo hoje reconhece, nós temos amizades muito grandes no Brasil todo, e todo mundo queria que Otto, o senador, fosse senador lá nos estados deles, nos estados onde eles moram, para dar o voto ao senador Otto em agradecimento. Então, nós baianos, não temos condições de votar contra Otto Alencar. Nós só temos condições de pagar ao senador com o voto”.
 
Um milhão de empregos - Vardinho é enfático ao afirmar que a atuação de Otto foi decisiva para a liberação das vaquejadas e outros eventos envolvendo animais, com a regulamentação da atividade. “Ele deu 100% de apoio à luta, que liberou também as cavalgadas, as corridas de animais e outros eventos. Se não fosse o senador Otto Alencar, todo esse segmento não existiria mais hoje. E já pensaram que quase um milhão de empregos seriam perdidos? Então nós devemos muito, muito ao senador Otto Alencar”, reforçou.
 
Natural do município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, Otto Alencar diz com orgulho que foi criado “no lombo de um cavalo”. Segundo ele, a vaquejada já era tradição em sua família, passada de pai para filho: “É uma cultura do Nordeste que se expandiu para o Brasil todo. A vaquejada emprega cerca de um milhão de pessoas e inclui cuidados com os animais e com os vaqueiros”.
 
A PEC de sua autoria redobrou os cuidados, ao incluir um artigo na Constituição Federal determinando que a vaquejada seja registrada como “bem de natureza imaterial” e seja regulamentada por lei que garanta o bem-estar dos animais. Desde que a prática foi regulamentada as vaquejadas intensificaram as medidas de proteção à integridade física dos animais, exigindo assistência veterinária, transporte adequado, uso de cauda artificial e de 50 cm de areia em toda a extensão da pista, bem como a proibição do uso de chicotes e esporas.
 
Protetor de cauda
 
Para o veterinário Valmir Veloso, experiente em vaquejadas e que participou do evento de Santa Bárbara no último final de semana, a comprovação de crueldade animal é hoje um quesito de desclassificação dos infratores. “Para existir a vaquejada tem que ter veterinários dentro do parque, ele é o responsável técnico pelo bem-estar animal. Ele acompanha todo o andamento da corrida, verifica que não haja maus-tratos, porque se algum vaqueiro se exceder ele é desclassificado da prova”, explicou.
 
Como exemplo das exigências o veterinário citou o uso do protetor de cauda: “Para que não seja partida a cauda do boi, o vaqueiro não pega mais na cauda, só no protetor, que passou por testes em universidade e não causa dano nenhum ao animal”.
 
O vaqueiro Rui Leão, um dos que disputaram a vaquejada no parque João Levy, é outro que reconhece que a atuação firme do senador foi crucial para que os eventos tenham voltado a acontecer. “Graças a Deus o nosso senador Otto Alencar chegou junto com a gente. Temos muito a agradecer a ele, porque quase que a gente não ia ter mais vaquejada. E muita gente é sustentada pela vaquejada, do tratador ao vaqueiro, a quem trabalha no curral. Agora nós que temos que estar junto dele”, propôs.

.

.