quinta-feira, 31 de março de 2022

Rui crava vitória de Jerônimo e Geraldo na Bahia com recorde de votos em Lula

 

Em um discurso carregado de emoção, o governador Rui Costa não segurou as lágrimas ao falar aos militantes e cerca de 300 prefeitos que prestigiam o lançamento da pré-candidatura de jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador, nesta quinta-feira (31).

 Sob choro e lágrimas no rosto, Rui cutucou os adversários batizados de ingratos e que tentaram espalhar intrigas entre ele o senador Jaques Wagner.

De coração acelerado, Rui fez jus ao apelido de Correria e disparou palavras em defesa da família, da fé em Deus e do trabalho de um governo que trabalha para “cuidar de gente”. 

Lealdade e gratidão foram outros valores destacados pelo governador para classificar a unidade do grupo que, segundo ele, vai ganhar em primeiro turno. “Lula, a Bahia vai lhe dar maior vitória eleitoral do país”, cravou Rui ao sentenciar que Jerônimo e Geraldo serão os grandes ganhadores da sucessão estadual.

Sergio Moro desiste de candidatura à Presidência

 
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro anunciou nesta quinta-feira (31) que desistiu de se candidatar à Presidência da República no pleito deste ano.
 Em nota, ele informou que aceitou convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para se filiar ao partido.
“A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.”
Sergio Moro se filiou ao Podemos no dia 10 de novembro de 2021. O ato ocorreu em Brasília, em evento para cerca de 2 mil pessoas. 
Até a publicação dessa reportagem, o Podemos ainda não havia divulgado nota sobre a saída.
Fonte: Agência Brasil.

SineMóvel estará em Nilo Peçanha nesta sexta-feira dia 01

 

A Unidade Móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel) estará em Nilo Peçanha, no dia 01 de Abril, próxima sexta-feira, das 8h às 17h.

O projeto oferece serviços como: Emissão de Carteira de Identidade, Emissão de Carteira de Trabalho, orientações para o trabalho e Atendimento de IMO (Cadastro do trabalhador no sistema Emprega Brasil).

O local de atendimento será na Câmara de Vereadores de Nilo Peçanha, localizada na Rua Raimundo Brito, SN Centro.

Por solicitação do vereador Joimar Santos junto com Prefeita Jacqueline Soares, e atendidos pela Setre.

No local, também terá palestras de orientações para o Trabalho.
O atendimento é gratuito,
Serviço
Sinemóvel - Caravana da Trabalho

terça-feira, 29 de março de 2022

Agentes comunitários de Cairu ganham tablets para agilizar coleta de dados da saúde

 

Agentes comunitários de saúde de Cairu receberam da prefeitura, na última sexta-feira (25), equipamentos do tipo tablet para agilizar a coleta de dados e a prestação de serviços. Nesta mesma data, os agentes receberam treinamento presencial sobre os indicadores de saúde do município, a fim de capacitá-los para a importância de identificar, monitorar e avaliar as demandas sanitárias da cidade.


O prefeito Hildécio Meireles, juntamente com a vice-prefeita e secretária de saúde, Cíntia Rosemberg, apostam na tecnologia para avançar na oferta de melhor atendimento para as demandas das comunidades.

Segundo a secretária, através dessa ação, será possível fazer o registro mais fácil e fidedigno dos dados municipais, "avaliando e traçando estratégias para melhorarmos cada dia mais o sistema de saúde", definiu ela.

A aquisição dos tablets possibilitará a digitalização das informações, o que auxilia o trabalho dos ACS durante as visitas domiciliares aos usuários da Rede de Atenção Primária, e contribui, ainda, para o monitoramento da saúde da população, fazendo com que a gestão tenha dados qualificados e de grande utilidade para a tomada de decisões estratégicas.

segunda-feira, 28 de março de 2022

VALENÇA: Guaibim recebeu a abertura do Campeonato Baiano de Triathlon

 

Neste domingo, 27 de março, Guaibim recebeu a abertura do Campeonato Baiano de Triathlon, que contou com atletas de todo estado para disputarem a seletiva para o campeonato brasileiro de 2022.

Os atletas vieram com suas respectivas famílias e em número recorde para a competição.
Contando com o apoio do Governo Municipal de Valença através da Secretaria de Esportes e Lazer, Guaibim se tornou a capital do Triathlon neste mês de março.
Os atletas Valencianos, que foram os convidados da prova, fizeram bonito e estiveram presentes nos principais pódios da competição, como foi o caso de Vinicius Lago, Viviane Coutinho, Jorginho e Amilton Pereira.
A competição teve o apoio do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Setre, Prefeitura de Valença, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, SEINFRA, Secretaria de Estradas e Rodagens, Secretaria de Infraestrutura, Guarda Municipal, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
"A geografia de Guaibim possui uma excelente combinação do percurso de água, ciclismo e corrida. A prefeitura abraçou o evento e a etapa Guaibim já faz parte do calendário fixo de Triathlon da Bahia. Com pequenos ajustes no percurso, proporcionando melhorias para os atletas e para o público local, sem dúvida alguma, poderá se tornar um dos melhores lugares para a competição de Triathlon do Brasil", comenta Cleber Castro - Presidente da Federação Baiana de Triathlon.
Além dos atletas de elite, a prova contou também com atletas do Paratriathlon de diversas categorias.
Os campeões gerais da Elite foram:
☑️
Campeões Elite Masculino
1 DAVID LUCAS OLIVEIRA SOUZA (Jequié)
2 ENZO LEMOS ROCHA (Jequié)
3 RICHARD MARQUES (Salvador)
4 GUSTAVO GOUVEIA SANTIAGO (Jequié)
5 PAULO BRENO SILVA QUEIROZ (Salvador)
☑️
Campeãs Elite Feminino
1 Manoela Amaral (Barreiras)
2 Fernanda Arantes (Salvador)
3 Manuela Lereno (Abrantes)
4 Ticiane Amâncio (Camaçari)
ASCOM VALENÇA

Prefeitura de Cairu concede isenção de IPTU em casos específicos

 

Com o olhar voltado para o social, a Prefeitura de Cairu passa a conceder isenção ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para contribuintes específicos com débitos vencidos até 31 de janeiro de 2021. A ação está referenciada após a Lei Municipal ser aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Hildécio Meireles.

Para ter direito ao benefício o contribuinte precisa estar enquadrado nas seguintes condições:
Ter renda per capita de até meio salário mínimo;
Estar cadastrado no CADúnico do Governo Federal;

Ser beneficiário do BPC;
Idoso com idade superior a 60 anos e que seja proprietário de um único imóvel padrão popular;
Possuir imóvel de padrão popular cujo IPTU seja igual ou menor que R$ 60,00 (sessenta reais);
Ainda se tiver residência padrão popular com área construída de até 70m²;

Ou ainda possua terreno murado com área de até 70m², desde que mantenha os serviços de limpeza e capina.

O benefício atende também o contribuinte que mesmo que tenha ação de cobrança ajuizada nos anos anteriores e se encaixa nas hipóteses de isenção. Para baixa do débito, procure o setor de tributos em cada ilha do arquipélago.

PREFEITO JAIRO BAPTISTA FOI ELEITO COMO ESPERANÇA, MAS SE TORNOU DECEPÇÃO.

 

Em Valença o prefeito Jairo Baptista (PP) foi eleito como a esperança de colocar a cidade no rumo do desenvolvimento.

Ele tinha sido vereador com vários mandatos na cidade e ficou marcado pelo “assistencialismo e honestidade” no município.

Mas já se completou mas de um ano de seu governo e a sua popularidade caiu muito e seu governo está passando por um caos administrativo.

 A avaliação negativa dele se manteve altaA situação é complicada e a população relata que o prefeito não tem “pulso para Governar”.

Valença: Em ano de eleição Mercado do peixe abandonado a anos tem ordem de Reforma.

 

Faltando pouco mais de seis meses para eleição o Deputado Federal Raimundo Costa (Podemos), ressurge da noite para dia com ordem de Serviço para o Mercado do Peixe de Valença, que está abandonado a anos.

Em entrevista alguns mês atrás no programa de Tarcísio do Bazar na Valença FM, o deputado Raimundo Costa, disse que ele fechou o Mercado do Peixe de Valença, alegando que os pescadores que faziam uso do espaço deixaram de usá-lo e queriam vender peixe pelas ruas da cidade.

Ainda disse que as pessoas que fazem uso da marquise do mercado abandonado não são da Colônia e que nenhum benefício poderia ser feito pois o teto abrigava outros estabelecimentos ao redor.

Agora Faltando pouco mais de seis meses para eleição o Deputado ressurge da noite para dia com ordem de Serviço para o Mercado do Peixe de Valença.

domingo, 27 de março de 2022

Embarque está tranquilo na travessia Salvador- Mar Grande e Morro de São Paulo neste domingo

 
A Travessia Salvador – Mar Grande conta com oito embarcações à disposição do tráfego  neste domingo (27) e tem movimento tranquilo, sem filas para embarque nos terminais. 
Os horários de saída são pontuais, a cada 30 minutos, nos Terminal Náutico da Bahia, na capital, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.  
O sistema está atendendo desde às 5h. A previsão é de que o movimento de passageiros, saindo de Salvador, siga tranquilo durante todo o dia.  A última saída de Mar Grande, hoje,  será às 18h e, de Salvador, às 19h30.
Morro de São Paulo e escunas
A Travessia Salvador-Morro de São Paulo tem boa procura, no retorno à capital,  e a previsão é que todos os catamarãs deixem o Morro, hoje, com lotação completa.
Em Salvador, o movimento de embarque para Morro de São Paulo no Terminal Náutico é  moderado. As próximas saídas vão ocorrer às 10h30, 13h e 14h30. Do Morro de São Paulo, às   11h30,  14h  e 15h. A viagem direta de catamarã dura cerca de 2h20.
Já as escunas de turismo estão bastante procuradas neste domingo, saindo lotadas do Terminal Náutico, desde às 8h, para o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. O roteiro do passeio inclui duas paradas: Ilha dos Frades e Itaparica. O retorno a Salvador acontece às 17h30.

sexta-feira, 25 de março de 2022

PCdoB chega aos 100 anos com novas metas para 2022, revela Wenceslau Júnior

 

O centenário do PCdoB ilustra a história de um grupo visivelmente apaixonado pelo xadrez da política. Para os “cururus”, “camaradas” ou qualquer outro sinônimo que o valha, participar das lutas já é um verdadeiro xeque-mate.

 Em busca de captar o sentimento neste tempo de aniversário, o Diário Bahia ouviu ex-vice prefeito e ex-vereador de Itabuna, Wenceslau Augusto dos Santos Júnior (foto) – pré-candidato a deputado federal. Acompanhe a conversa, um misto de observação da trajetória da sigla, críticas contumazes ao governo federal e planos frente à eleição de 2022.

O PCdoB chega a 100 anos com uma postura, digamos, bastante combativa. Qual o principal alvo a enfrentar hoje?

Bom, não tenha dúvidas que o principal alvo a ser enfrentado não só pelo PCdoB, mas por todas as forças democráticas, consequentes, que querem o bem do Brasil, que querem uma nação livre, democrática, soberana, que compreenda e respeite a diversidade do povo brasileiro, a sua diversidade religiosa, a diversidade de orientação sexual, a sua formação étnico-racial múltipla, e possa conviver de forma respeitosa e democrática. 

Tudo isso só é possível deslocando do poder o presidente Bolsonaro, que tem tido uma postura fascista, retrógrada, que promove a violência, o racismo, a misoginia, a homofobia, tudo que há de mais sórdido e de mais atrasado na sociedade. É uma posição que não tem outra palavra pra poder denominar senão uma postura nazista. Então, esse é o principal desafio dos comunistas no seu centenário.

Como definir a principal contribuição da legenda à política brasileira?

A contribuição dos comunistas é na história brasileira desde a sua fundação, não é? Em 1.922, um momento importante em que o mundo vivia, experimentava revoluções, como a revolução russa de 1.917, a organização dos trabalhadores, o partido nasce também no momento de ebulição cultural com a Semana de Arte Moderna, com a perspectiva da criação de uma nação, da valorização de uma cultura propriamente brasileira. Nós entendemos que a história da resistência do povo brasileiro à opressão, à exclusão s

ocial e a todo tipo de discriminação se confunde com a história do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB. Ele com certeza participou ativamente dos momentos mais difíceis da nossa nação, o Estado Novo, a ditadura na década de 30, que vitimou várias lideranças políticas no nosso país, inclusive do nosso partido. 

Na sequência, nas décadas de 60 e 70, enfrentou bravamente a ditadura militar, chegando a pegar em armas através da guerrilha do Araguaia, quando os espaços democráticos foram diluídos e não havia mais outra alternativa de resistência senão a luta armada. Mas é a luta pela democracia.

Pode pontuar alguns nomes e/ou causas marcantes na sigla?

É o partido de Jorge Amado, que aprovou na Constituição brasileira a liberdade de culto religioso de qualquer que seja a sua matriz. É o partido que as pessoas tentam identificar como o partido dos ateus, mas foi esse partido que primeiro fez constar na constituição esse direito à liberdade religiosa.

 É o partido que defende o SUS, que defende a educação pública, a universidade pública, os direitos dos trabalhadores, o direito à aposentadoria, os direitos elementares do povo, é o partido que ajudou o presidente Lula a tirar o país do mapa da fome. Portanto, o nosso partido tem uma trajetória de luta e resistência, mas também tem demonstrado uma capacidade de gestão, de administrar quando à frente do Ministério do Esporte, que com certeza elevou o esporte brasileiro a uma condição inimaginável, que hoje infelizmente está destruída com esse desgoverno.

Tenho que mencionar a importância histórica não só de Jorge Amado, mas de Carlos Marighella, que foi do partido; Haroldo Lima, Loreta Valadares, Osvaldão, Dina e outros que já se foram, como João Amazonas, que ajudaram a construir a história desse país com muita luta, muito suor e muito sangue.

Vemos a formação da federação PCdoB, PT e PV. Estão claras as bases caso cheguem ao poder em âmbito federal?

Os ataques desde o golpe que derrubou Dilma [Rousseff] do poder, que deslocou a presidente eleita legitimamente sem nenhum tipo de razão ou crime de responsabilidade, também trouxe um entulho ditatorial antidemocrático ao acabar com as possibilidades de coligações proporcionais, ao estabelecer cláusulas de desempenho com objetivo nítido de atingir os partidos ideológicos. Eu acho que a eleição majoritária o nome já diz majoritária; é aquela que disputa e só ganha um. 

Proporcional é uma eleição do parlamento, é justamente para cada extrato da sociedade, cada pensamento estar ali representado ao máximo na sua pluralidade. Infelizmente, isso aconteceu no Brasil e a alternativa apresentada, defendida, articulada pelos comunistas foi abrir a possibilidade de formação de federação. 

Seria uma espécie de coligação mais duradoura, que teriam que estar juntos esses partidos durante pelo menos quatro anos. Portanto, a federação vingando com PT, PCdoB e PV – a gente aguarda ainda uma posição do PSB – estarão juntos esses partidos não só na disputa de 2022, mas na disputa de 2024 pelo menos. Podendo essa federação ser renovada ou ser dissolvida após esses quatro anos. 

Nós entendemos que a federação caminha lado a lado com a ideia do partido de construir uma frente ampla para derrotar Bolsonaro e recolocar o país nos trilhos da democracia e da defesa legítima dos direitos do povo brasileiro, do seu desenvolvimento com inclusão social, o retorno às políticas sociais que acabaram tirando o Brasil do mapa da fome e da miséria. Então, esse é o nosso lema e não só os partidos da federação devem estar unidos em torno dessa frente pra ganhar a eleição com Lula, não só ganhar, mas pra governar. 

E essa aliança da frente ampla vai além das siglas partidárias; essa que é uma tarefa de toda a sociedade organizada, se mobilizar, se organizar no sentido de não permitir a continuidade desse desgoverno.

O seu nome é apontado como pré-candidato a deputado federal. Qual o principal argumento para ocupar uma vaga?

Nós entendemos que nossa região sul da Bahia ao extremo-sul, baixo-sul, essa região que tem uma identidade cultural forte da Mata Atlântica, através da cultura do cacau, através da literatura de Jorge Amado, Adonias Filho, através da cultura Grapiúna e toda essa identidade e o turismo, a necessidade de preservação da Mata Atlântica, a necessidade de aprofundar esse processo que iniciou de deixar de ser uma região produtora de cacau para passar a ser uma região do chocolate, ela precisa de uma representação política. 

As universidades públicas, a UESC, a UFSB precisam de alianças e de representações que defendam a consolidação, ampliação do seu orçamento e a defesa do papel que essas instituições jogam para a formação da nossa juventude e para o desenvolvimento da ciência, da pesquisa como forma de desenvolvimento humano mesmo.

 A minha trajetória é essa, da luta estudantil; a luta pela estadualização da FESPI que resultou na UESC; pela criação da Universidade Federal; pela instalação do parque tecnológico; pela instalação do IFBA em Ilhéus; em defesa dos trabalhadores, eu advoguei para vários sindicatos, para os movimentos sociais; a luta pelos direitos humanos. Acho que a minha experiência, né? Eu fui vereador durante mais de oito anos em Itabuna, fui vice-prefeito, secretário municipal, hoje atuo na estatal Bahiagás, tem sido uma experiência muito boa, sou professor da universidade e entendo que tenho, sim, capacidade para enfrentar os debates nacionais: reforma tributária, reforma urbana, reforma agrária, que foi inconclusa, toda essa reformulação legislativa… 

Até por conta da formação acadêmica jurídica, mas não só por isso, por conta da necessidade de uma representação regional capaz de mobilizar a nossa região, o sul, extremo-sul, baixo-sul por pautas importantes do desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente, desenvolvimento do turismo, da agroecologia e de outras temáticas importantes. Portanto, eu me sinto preparado, [irei] aguardar a decisão partidária; porque isso não é um desejo pessoal, mas sim uma missão. 

E se confirmando a pré-candidatura, nós iremos, sim, arregaçar as mangas e com certeza representar com muita dignidade a nossa região


Fora as questões partidárias, como pretende que seja sua relação com o novo governador?

Tenho uma grande confiança que o nosso campo político consiga fazer o sucessor do governador Rui Costa. Até porque é incontestável, até os adversários reconhecem o trabalho desenvolvido por ele ao longo desses oito anos, que se completa agora no final de 2022. 

Nós avançamos muito na interiorização da saúde, as policlínicas, os hospitais regionais; estamos avançando agora na melhoria da infraestrutura das escolas de nível médio, que são de responsabilidade do estado, para que elas possam ser ambientes mais atrativos e com conforto para que os alunos possam ter uma condição de aprendizagem melhor e o professor uma condição de trabalho mais digna; é o governo que mais fez estradas, pontes e investiu em infraestrutura sem descuidar de cuidar das pessoas. 

Então, não tem comparação. Acredito que esses oito anos de Wagner, os oito anos de Rui conseguiram construir uma nova Bahia, inclusive na capital. Porque os grandes investimentos feitos na área de mobilidade, encostas, construção de casas, na área da saúde. Em Salvador, o metrô, por exemplo, que só veio funcionar com a parte que foi transferida essa responsabilidade pro governo. 

Isso por si só, aliado ao fato de que, com certeza, o presidente Lula vai precisar de um governador na Bahia para capilarizar essas políticas públicas de reconstrução nacional no nosso Brasil. Eu acredito nessa vitória. Mas tenho o meu pensamento: depois da eleição quem ganha tem a legitimidade. 

Estando em cargo público, a gente tem que ter uma relação republicana, uma relação respeitosa com aqueles que legitimamente chegaram ao poder. Exceto aqueles que usurparam o poder, que chegam no poder com uma pauta, com a agenda prometendo uma coisa e entregando outra completamente diferente. Mas com certeza será uma grande e boa relação o próximo governador da Bahia. Fonte: diariobahia

Datafolha: Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%; Moro, 8%; Ciro, 6%

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para a disputa pela Presidência da República no primeiro turno, com 43%, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada ontem. Na pesquisa estimulada, o presidente Jair Bolsonaro permanece na segunda colocação, com 26%. 

Nas intenções de voto, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 8% e Ciro Gomes (PDT), 6%. A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores e a margem de erro é de dois pontos percentuais. 

O "terceiro pelotão" mostra pré-candidatos que, no limite da margem de erro, chegam a zero. São eles: João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), ambos com 2%; e Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo), com 1% cada. Em um cenário com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no lugar do governador de São Paulo, Leite alcança 1% das intenções de voto. 

O Datafolha diz que o levantamento não é "diretamente comparável" ao anterior por trazer cenários distintos: desta vez, não houve consulta ao nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), que desistiram de disputar a Presidência. 

Já na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista de candidatos para escolher, o presidente Jair Bolsonaro chegou aos 23% das intenções de voto, segundo o DataFolha. Já Lula foi lembrado por 30% dos entrevistados. 

Exame - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para a Presidência, segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada ontem. De acordo com o levantamento, o petista tem 40% da preferência no cenário estimulado, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL). 

Assim como tem ocorrido em outras pesquisas, os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) aparecem empatados em terceiro lugar. Ambos têm 9%. Eduardo Leite, possível pré-candidato do PSD, tem 2%, e João Doria (PSDB), que saiu vitorioso nas prévias dos tucanos, 1%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) também têm 1%. 

No cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados expressam sua preferência sem dispor de opções, a distância entre Lula e Bolsonaro é menor. O petista tem 34,6% das intenções, enquanto o atual chefe do Executivo tem 25%. Ciro Gomes e Sérgio Moro empatam novamente, desta vez em 4%. 

A pesquisa Exame/Ideia fez 1.500 entrevistas por telefone entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-04244/2022. 

Fonte: O Estado de S. Paulo 

Programa Luzes do Arquipélago chega ao bairro da Nova Gamboa

 

Após promover as trocas das lâmpadas comuns amarelas (lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio) por novas lâmpadas brancas de tecnologia LED (Light Emitting Diode) nas comunidades da Mangaba, em Morro de São Paulo, escadarias do pico da 2ª praia em Morro de São Paulo e na Tiririca em Boipeba, as ações da prefeitura de Cairu continuam nesta semana no bairro Nova Gamboa.

Esta é mais uma etapa de modernização de todo o parque de iluminação pública do Arquipélago de Cairu.

O Luzes do Arquipélago, programa implementado pelo prefeito Hildécio Meireles tem o objetivo de embelezar as áreas urbanas, destacar e valorizar as ruas e avenidas, possibilitar um melhor aproveitamento das áreas de lazer e ainda gerar economia aos cofres públicos, além de contribuir com a segurança pública.

Além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, a nova tecnologia possibilita um consumo de energia 5 vezes menor em relação à iluminação tradicional, gerando uma grande economia aos cofres públicos.

As lâmpadas de LED também possuem vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas e, consequentemente, reduzindo também a poluição ambiental.

Prefeito é multado após contratar empresa de namorada


O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) , resolveu, nesta quarta-feira (23), multar em R$ 2 mil o prefeito da cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia, Pedro Dias da Silva, após ele contratar a empresa da namorada do seu secretário de Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Edgar Souza Santos Filho.
Segundo a denúncia, acatada pelo TCM, a empresa “A. Artes e Brindes” é de propriedade de Nita Aline Aguiar Silva, a qual, segundo os denunciantes, “mantém relacionamento amoroso, público e notório” com o secretário.
Para o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a empresa de propriedade da namorada de um secretário municipal está, de fato, impedida de ser contratada pela administração pública, ainda que a ligação entre os envolvidos seja apenas indireta (namoro), como alegado pela defesa dos denunciados. O relacionamento, segundo o relator, viola os “princípios da moralidade administrativa e, em especial, da impessoalidade”.
Cabe recurso da decisão.

Itacaré: Suspeito de estuprar argentina é preso


Um homem acusado de estuprar uma mulher de nacionalidade argentina, em Itacaré (BA), foi preso na manhã desta quinta-feira, dia 24, por policiais da Delegacia Territorial do município, após cumprimento de mandado de prisão preventivo. O crime ocorreu no dia 1º de março, na residência da vítima enquanto ela dormia.

“O fato ocorreu na casa da vítima, no bairro Passagem. Segundo relato, ela e o namorado teriam encontrado o suspeito no Bar do Pescador e passaram a noite bebendo e consumindo drogas. Depois os três foram para à residência do casal, quando o namorado e a vítima já dormiam, sob efeito de drogas e álcool, o suspeito teria estuprado a argentina”, explicou o titular da DT/Itacaré, delegado Ricardo Domingos Ribeiro.

Diante dos fatos, foi representada a prisão preventiva do acusado do crime de estupro de vulnerável. “Também solicitamos mandados de busca e apreensão, porque o suspeito tem envolvimento com o tráfico de drogas”, disse o delegado. O preso foi levado para a sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), onde passou por exame de corpo de delito e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.

SSP

Camamu: Polícia Militar liberta mais de 6 mil caranguejos de cativeiros ilegais

 
Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Porto Seguro, em apoio a prepostos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) libertou mais de 6 mil caranguejos que estavam sendo criados em cativeiros ilegais nas localidades de Ambar e Alcural, município de Camamu.
Os crustáceos estavam sendo mantidos em tanques e caixas localizados em imóveis que funcionavam como criadores ilegais. 
Diante da fiscalização, os proprietários dos locais não apresentaram a documentação necessária ao desempenho das atividades de criação em cativeiro e comercialização das espécies encontradas, sendo notificados pelo Inema.
Os 6 mil caranguejos uçás e os 150 guaiamuns foram apreendidos e libertados em seu habitat natural.
DCS/ PM

quarta-feira, 23 de março de 2022

Mortes por covid-19 caem a níveis de março de 2020, diz OMS

 

O número de mortes atribuídas à covid-19 diminuiu 23% na semana passada. O número, 32.959 óbitos, é considerado o mais baixo desde março de 2020, conforme relatou nesta quarta-feira (23/03) a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No continente americano morreram 8.800 pessoas que testaram positivo para o SARS-CoV-2, menos 42% do que na semana anterior. Na Europa, África e Sul da Ásia a queda ficou próxima de 20%, com 14 mil mortes nas três regiões.

 No Oriente Médio, morreram mil pessoas (menos 38%) e só na Ásia oriental houve aumento de 05%, com quase 7 mil mortes.

Os países onde morreu o maior número de pessoas com covid-19, entre 14 e 20 de março, foram a Rússia e os Estados Unidos, com cerca de 3.600 óbitos, seguidos do Brasil (2.200), da Coreia do Sul (2 mil) e China (1.900).

O número de infecções por SARS-CoV-2 diagnosticadas subiu pela segunda semana consecutiva, mas a OMS admite que o número real de contágios pode ser maior, já que muitos países deixaram de fazer tantos testes por causa da quantidade de casos ligeiros e assintomáticos.

O aumento do número de casos confirmados é ligado à disseminação da variante Ômicron na Ásia Oriental e na região do Pacífico, com aumento de 21% e mais de 6 milhões novas infecções. Na Europa foram verificados 5,2 milhões de casos, praticamente o mesmo número da semana anterior.

A Coreia do Sul voltou a ser o país com mais casos confirmados (2,8 milhões), seguida do Vietnã (1,8 milhão), da Alemanha (1,5 milhões), França (582 mil) e Austrália, com 513 mil casos e aumento de 161%.

Desde o início da pandemia houve pelo menos 470 milhões de casos de infecção e morreram mais de 6 milhões de pessoas que estavam infectadas com o SARS-CoV-2.

Dos casos detectados na semana passada, 99,8% foram provocados pela variante Ômicron, que se tornou dominante desde que foi encontrada em novembro de 2021, por ser mais contagiosa do que a anterior Delta.

A OMS também informou que uma subvariante da Ômicron, a BA.2, se tornou predominante e foi observada em quase 86% dos casos diagnosticados.

Vários casos detectados combinam as variantes Ômicron e Delta. A OMS explica que se trata de um fenómeno natural e que não há provas de que estejam associadas a casos mais graves de covid-19.

Setur apresenta ações para fomento do turismo baiano, em reunião do Contur

 

As principais ações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em 2021 foram apresentadas pelo secretário Maurício Bacelar, na terça-feira (22), na sede do órgão, em Salvador, na reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contur). O colegiado é formado por representantes do Governo do Estado, de entidades públicas e privadas e de categorias profissionais do setor.

O secretário destacou o crescimento do turismo baiano no ano passado, que foi quase o dobro da marca nacional; a atração de investimentos privados e as obras de infraestrutura náutica, desenvolvidas pela Setur-BA no entorno da Baía de Todos-os-Santos, associadas a ações culturais e socioambientais.

A promoção dos destinos baianos em feiras nacionais e internacionais, a recomposição da malha aérea do estado, o apoio da Setur-BA a grandes eventos e a nova configuração do Mapa Turístico da Bahia, agora com 128 municípios, também fizeram parte da apresentação.

“Esse conjunto de ações tem colocado a Bahia no protagonismo do turismo brasileiro e atrai investidores do país e do exterior. Os indicadores no estado sinalizam um 2022 de grandes resultados no setor, e teremos a participação direta do Contur”, pontuou Bacelar, que ouviu sugestões de membros do colegiado.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, ” o importante é que busquemos um caminho para os principais interesses do turismo, por meio da interlocução, como aconteceu hoje”.

“Temos um grande potencial para investimentos no interior do estado, que ainda precisa ser mais explorado, e que o setor privado precisa conhecer para atestar”, disse a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, que representou as câmaras técnicas do segmento.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para cidades do Extremo Sul baiano

 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) expediu alerta de perigo em que informa a possibilidade de chuva intensa na região baiana da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul do estado. 
A previsão vai até o final da manhã desta quinta-feira, dia 24, e traz a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em torno de 18 municípios baianos podem ter as precipitações. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.
O inmet emite três tipos de alerta. O amarelo, com potencial perigo; o laranja, com perigo; e o vermelho, com grande potencial. O alerta emitido nesta quarta-feira, dia 23, para as cidades baianas foi o laranja.
Bahia Noticias

.

.