sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Mais de 70 cidades da Bahia entram em alerta por baixa umidade do ar

 

Mais de 70 municípios da Bahia estão sob alerta de baixa umidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi emitido nesta sexta-feira (31) e segue válido até este sábado, 1º de novembro.

As cidades mais afetadas estão concentradas no oeste baiano, onde os índices podem variar entre 30% e 20% — níveis considerados preocupantes. Entre os municípios incluídos no alerta estão Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que devem registrar as menores taxas de umidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar inferior a 60% é inadequada para a saúde humana, podendo causar irritação nos olhos, garganta seca, ressecamento da pele e problemas respiratórios.

O Inmet orienta a população a evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia, reduzir a exposição ao sol nos períodos de maior calor e aumentar a ingestão de água para evitar desidratação e desconfortos causados pelo tempo seco.

Nilo Peçanha marca presença no Congresso Internacional da Rede PEA-UNESCO

 

O município de Nilo Peçanha esteve representado no Congresso Internacional da Rede PEA-UNESCO para os países da América Latina e Caribe, realizado na charmosa e bucólica cidade de Pirenópolis (GO).

O evento reuniu educadores, gestores e instituições comprometidas com os valores da UNESCO, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das práticas educacionais que transformam comunidades e inspiram novas gerações.

Com o tema “A Rede PEA-UNESCO em nova etapa: pensar o futuro, agir no presente”, o congresso aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de outubro, contando com a presença do Secretário Municipal de Educação, Professor José Augusto Conceição Santos, e da Coordenadora da UNESCO para a Bahia, Joana Almeida, parceira de longas datas do nosso município e Katiane Gomes Coordenadora Pedagógica da CRF de PTN.

A participação de Nilo Peçanha reflete mais uma ação da gestão da Prefeita Jaqueline Soares, que se mantém na vanguarda da educação, fomentando parcerias e fortalecendo redes colaborativas que impulsionam o ensino e a aprendizagem no município.

É a educação em movimento constante! É Nilo Peçanha Peçanha rumo a um futuro de mais conhecimento, cooperação e oportunidades.

Fonte/fotos: Ascom PMNPeçanha - Sec.Educação

Operação resgata 450 animais no interior da Bahia

 

Mais de 450 animais foram resgatados ou entregues voluntariamente durante a 52ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, realizada entre os dias 12 e 25 de outubro. Ao todo, 228 animais foram devolvidos à natureza em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).

As equipes encontraram criadouros irregulares e situações de maus-tratos, incluindo o resgate de 33 galos e galinhas em uma rinha clandestina descoberta em Miguel Calmon, que resultou na condução do responsável à delegacia.

Além do resgate de animais, a FPI fiscalizou empreendimentos de mineração em Campo Formoso, Mirangaba, Jaguarari e Ourolândia. As inspeções identificaram supressão de vegetação nativa sem autorização, falta de planos de recuperação ambiental (PRAD), inconsistências em cadastros do CEFIR e passivos ambientais em áreas de extração paralisadas.

A ação também acompanhou o cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público da Bahia (MPBA) e visitou projetos de mitigação social, como o Parque das Macaqueiras, em Jacobina.

Fernando Brito (PT) selam aliança política com Rafa Meireles ao lado de Adolpho Loyola

 

Nesta sexta-feira (31), uma movimentação política chamou atenção no cenário do Baixo Sul baiano. O ex-prefeito de Cairu, Fernando Brito (PT), esteve reunido na Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia com o secretário Adolpho Loyola, um dos principais articuladores do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Também participaram do encontro o vereador de Cairu Igor Gomes (Podemos) e o pré-candidato a deputado estadual Rafa Meireles, que vem se consolidando como uma das novas forças políticas da região.

Na foto divulgada do encontro, os quatro aparecem de mãos dadas, simbolizando uma nova aliança política que promete movimentar o tabuleiro regional. O gesto marca a aproximação entre Rafa Meireles e Fernando Brito, políticos de campos opostos a nível municipal já que Brito disputou a prefeitura de Cairu contra Hildécio Meireles (União Brasil), pai de Rafa, no pleito anterior.

Aliança estratégica e apoio ao governador

De acordo com informações de bastidores, a garantia do apoio de Rafa à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues foi um ponto central para a construção do diálogo com Fernando Brito, histórico aliado do PT e figura ativa nas campanhas regionais de Rui, Jerônimo, Dilma, Lula e de outros líderes da base governista.

A aproximação entre os dois sinaliza uma reconfiguração de forças políticas no Baixo Sul, unindo lideranças que até pouco tempo estavam em campos opostos, mas que agora enxergam na união uma oportunidade de fortalecer o território nas eleições de 2026.

Rafa Meireles cresce e amplia apoios

Mesmo sendo filho do atual prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (União Brasil), aliado histórico de ACM Neto (União Brasil), Rafa tem buscado construir uma candidatura e dialogada que reúne apoios de diferentes correntes políticas. O jovem pré-candidato tem se destacado pela capacidade de articulação e pela disposição de aproximar lideranças locais e estaduais em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento do Baixo Sul.

A presença de Rafa ao lado de Adolpho Loyola e Fernando Brito demonstra maturidade política e habilidade de costura, características que têm chamado atenção de observadores e lideranças da região.

Baixo Sul busca representação próxima

A movimentação também reacende um debate recorrente entre eleitores e lideranças do território: a necessidade de eleger um deputado estadual que resida e atue efetivamente na região. O sentimento de que a representação local precisa estar próxima da população, atendendo demandas e acompanhando de perto os municípios, tem se fortalecido.

Com ousadia e estratégia, Rafa Meireles vem pavimentando um caminho que pode consolidá-lo como o novo nome do Baixo Sul na Assembleia Legislativa da Bahia, unindo forças, quebrando barreiras e construindo pontes políticas que poucos acreditavam possíveis.

Já Fernando Brito tem como característica principal a palavra dada, o perfil sério e organizado, e o compromisso em dar o retorno aos candidatos que apoia.

Estudantes da UNEB Caetité, conhecem patrimônio arquitetônico de Valença

 

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu nesta quinta-feira (30) um grupo de estudantes dos 4º e 6º semestres do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Caetité. A visita teve como objetivo apresentar aos universitários o rico patrimônio arquitetônico e histórico de Valença.

Conduzidos pelo professor Alex Almeida, os trinta estudantes percorreram diversos pontos da cidade, como o Theatro Municipal, a Câmara de Vereadores, a Recreativa e a Companhia Valença Industrial, onde participaram de uma palestra sobre a relevância histórica e econômica da fábrica têxtil para o desenvolvimento do município. O roteiro seguiu até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, atualmente em processo de restauro, e foi concluído na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, de onde o grupo apreciou a vista do mirante mais conhecido da cidade.

O professor de História do Brasil da UNEB, campus Caetité, Zezito Rodrigues, ressaltou a importância da visita técnica para o processo formativo dos estudantes. “É a minha quinta visita à cidade, e Valença é muito significativa tanto no aspecto cultural quanto no paisagístico. Foi um verdadeiro tesouro participar dessa experiência e compartilhar esse aprendizado com os alunos”, afirmou.

A universitária Rosa Guimarães também destacou o valor do encontro para a compreensão da história local. “Valença foi muito importante para o período colonial da Bahia. Uma cidade histórica que traz muitas informações relevantes para a nossa formação. Essa vivência amplia nossa percepção sobre a importância da preservação da memória e da identidade baiana”, disse.

Encerrando a visita, o Secretário de Turismo, Vidalto Oiticica, ressaltou a hospitalidade da cidade e o potencial turístico e educativo de suas construções históricas. “Valença é uma sala de aula a céu aberto. Cada rua, cada edifício conta uma parte da história da Bahia e do Brasil. Agradecemos à Prefeitura pela recepção e por possibilitar essa troca de saberes”, concluiu.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deputado Félix Mendonça Júnior entra na mira da Overclean; prefeitos são afastados

 

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) está na mira da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal. A informação é da colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Segundo a publicação, o parlamentar não foi alvo de buscas, mas passa a figurar como investigado em um dos principais núcleos do esquema, que apura fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas a municípios do interior da Bahia.

A ofensiva levou ao afastamento cautelar de três prefeitos baianos, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A colunista detalha que todos os gestores municipais têm ligação política direta com Félix Mendonça Júnior, o que acende o alerta sobre a possível influência do parlamentar na liberação e no destino das verbas desviadas.

Foram cumpridos, nas cidades de Salvador (BA), Camaçari (BA), Boquira(BA), Ibipitanga(BA) e Paratinga(BA), 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar dos prefeitos de suas funções, todos expedidos pelo STF

Augusto Vasconcelos celebra geração de 100 mil empregos na Bahia

 

A Bahia gerou um total de 100.029 empregos entre janeiro a setembro de 2025 de acordo com dados divulgados pelo novo Caged nesta quinta-feira, 30. Somente no mês de setembro, o estado registrou saldo positivo de 11.350 novos postos de trabalho, resultado de 87.368 admissões e 76.018 desligamentos. No acumulado do ano, a Bahia ultrapassa a marca dos 100 mil empregos em 9 meses.  

O setor de Serviços foi o que mais empregou (5.235), seguido pelo da Construção (2.540), Comércio (2.519) e Indústria (1.113). Somente o setor de Agropecuária registrou saldo negativo de -57 empregos formais.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, o resultado representa o sucesso do Governo da Bahia em atrair novos investimentos para o estado.   

"Chegamos a 100 mil empregos em nove meses, resultado de um esforço do Governo em atrair novos empreendimentos para o estado, com abertura de postos de trabalho em diversos setores como o da indústria automotiva, indústria naval, obras de infraestrutura, energias renováveis. A criação de novos postos de trabalho é fruto de um conjunto de ações do Governo da Bahia, incluindo o da qualificação profissional para atender a exigências técnicas dessas vagas”, diz Vasconcelos. 

No Brasil, todas as 27 unidades da federação registraram saldo positivo no mês de setembro, com destaque para São Paulo (49.052) e Rio de Janeiro (16.009). No ranking nacional, a Bahia fica em 7ª colocação e, na região Nordeste, a Bahia segue liderado a geração de empregos no acumulado do ano.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

FUZIL NO FERRY! Motorista de aplicativo é preso durante travessia de Itaparica para Salvador

 

Um motorista de aplicativo foi preso após ser flagrado transportando um fuzil através do Ferry Boat, de Itaparica para Salvador, na noite desta quarta-feira (29/10). Ele capturado por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Bahia), Polícia Militar (23º BPM) e Polícia Civil (DHPP).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o criminoso fazia a travessia da Ilha de Vera Cruz para a capital baiana quando foi capturado pelas equipes. Informações iniciais indicam que o motorista de aplicativo pegou o armamento na cidade de Ilhéus e entregaria a um integrante de facção em Salvador.

Os materiais apreendidos e o criminoso foram apresentados no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Alô, cidades da Bahia, participe do ato de lançamento do Movimento ODS Bahia - agenda 2030.

Com a participação de todos os municípios do nosso estado.

28 de novembro no Quality Hotel em Salvador, não perca tempo em garantir a vaga e participação de seu município, inscrições a partir do dia 30 de outubro.

Unindo forças pelo Desenvolvimento Sustentável das cidades Baianas.

A participação das Prefeituras  Municipais, Câmaras de Vereadores, Entidades e Instituições da Sociedade Civil, são fundamentais para a implementação de forma efetiva e transversal da agenda 2030, nas pequenas, médias e grandes cidades em nosso estado.

Rumo a Cop 30 da Inclusão e da diversidade do povo Brasileiro.

População da Zona Rural de Camamu cobra do prefeito Jairo melhorias nas estradas

 


A população da zona rural de Camamu está cansada de esperar. As estradas, que deveriam garantir o direito de ir e vir, estão completamente abandonadas: buracos por toda parte, lama quando chove e poeira quando o sol aparece. Um verdadeiro retrato do descaso do poder público com quem vive e trabalha no campo.

Moradores relatam que há meses pedem providências, mas nada é feito. E quando algum serviço aparece, é apenas paliativo feito às pressas e com material de péssima qualidade, que não resiste nem à primeira chuva.

"O povo sofre, o transporte quebra, as crianças ficam sem ir pra escola e a prefeitura faz de conta que não vê" , desabafa um morador revoltado.

A falta de manutenção adequada não é apenas um problema de infraestrutura é um desrespeito com toda uma população esquecida.

Até agora, a Prefeitura de Camamu não apresentou nenhuma solução concreta para recuperar as estradas rurais. Enquanto isso, o povo segue atolado na lama, literalmente abandonado à própria sorte.

Jerônimo diz que crime organizado na Bahia está sob controle

Por Rayllanna Lima

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o crime organizado na Bahia está sob controle e que o estado acompanha “por minuto” os desdobramentos da megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos e resultou na prisão de 16 baianos que estariam ligados ao Comando Vermelho (CV). Um outro suspeito, também baiano, foi morto em confronto, segundo confirmação da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, o governador Jerônimo Rodrigues disse que o governo baiano está em alerta e que a SSP monitora possíveis desdobramentos da ação fluminense. “Na Bahia, nós nos preparamos para qualquer tipo de reação que pudesse acontecer aqui. O secretário Marcelo [Werner] está acompanhando por minuto essa situação, tanto para ver o que pode repercutir, de apoio, de ajuda que a gente possa enviar”, afirmou.

O governador revelou ainda que mantém diálogo com o governo federal sobre o caso. “Ontem dialoguei com o representante do presidente Lula. Estamos colados, sendo informados, e com equipe lá dentro, para ver se conseguimos dar uma freada naquela situação, para não repercutir e não espalhar”, declarou.

Jerônimo também criticou a condução da operação no Rio. “A forma como deve tratar temas como este não deve ser com a força bruta desse formato. Esse modelo é possível que não sirva. Nós temos que ter unidade entre governo federal e governo do estado para fortalecermos as forças estaduais”, afirmou.

Ao reforçar que o crime organizado na Bahia está sob controle, o governador destacou o papel da inteligência policial e o investimento em estrutura. “As ações nossas de polícia e de segurança pública têm tido o controle. Para mim, a máxima é que bandido bom é bandido preso, entregue à Justiça, colocado no presídio depois de julgado para pagar sua pena”, disse.

O governador adiantou ainda que vai anunciar novos concursos e investimentos em segurança pública, incluindo compra de viaturas, equipamentos de proteção e ampliação do efetivo policial. “A sociedade baiana pode se sentir confortável em relação ao ambiente de segurança e de paz que estamos construindo”, concluiu.

Megaoperação

Entre os presos na megaoperação no Rio de Janeiro estão lideranças apontadas como chefes do tráfico em Feira de Santana e no bairro de Portão, em Lauro de

Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A ação, deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão, expôs uma rede de cooperação entre criminosos da Bahia e do Rio, já monitorada pelas forças de segurança estaduais.

O baiano morto na operação foi identificado como Júlio Souza Silva, 26 anos, natural de Salvador. Ele era apontado como liderança da facção no Vale das Pedrinhas, na região do Nordeste de Amaralina, e chegou a usar um fuzil com o emblema da bandeira da Bahia.

Júlio cumpria pena em regime semiaberto e teria voltado a atuar no tráfico. A SSP-BA informou que segue mapeando o envolvimento dos suspeitos baianos presos no Rio, em cooperação com as autoridades fluminenses e federais. Segundo a pasta, o objetivo é identificar eventuais ramificações e prevenir repercussões da operação no território baiano, mantendo o estado em regime de atenção e vigilância reforçada.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Prefeitura de Valença realiza seminário voltado à prevenção de riscos e desastres naturais

 

A Prefeitura de Valença, por meio da Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, convida a população para participar do Seminário em alusão ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, que será realizado no dia 04 de novembro, com o tema “Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres”.

O evento tem como objetivo fortalecer as ações de conscientização e preparar a comunidade para enfrentar situações de emergência, promovendo o conhecimento e a prática da prevenção.

A programação vai acontecer nos dois turnos, iniciando às 8 horas no Auditório da Secretaria de Educação, com abertura e palestras voltadas à importância da atuação preventiva e integrada em situações de risco. À tarde, das 13h30 às 17h, será realizado um simulado de deslizamento de terra com vítimas, na Rua da Pitanga, Jambeiro, nº 815, proporcionando uma vivência prática das ações de resposta e resgate.

Segundo a Defesa Civil do município, o seminário é uma oportunidade de fortalecer a cultura da prevenção em Valença. “É importante capacitar nossa população e unir forças entre instituições e comunidade para agir com segurança e eficiência diante de qualquer emergência”, destacou Tharcila Brito, diretora do órgão de proteção. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: 

https://docs.google.com/forms/d/1OviuzRo0vFbEu9xMT8eob5fMOKdGsoIkwAxFxpmqico/viewform?edit_requested=true

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

"Trecho perigoso" estrada de Valença BA 542 registra vários acidentes em um mês

 

Um grave acidente foi registrado próximo ao Ferro Velho de Ferrugem, na manhã desta quarta-feira (29) na BA-542, no trecho que liga Valença ao Entroncamento.

A colisão envolveu um carro de passeio e um caminhão de gás, provocando forte impacto e deixando o trânsito parcialmente interditado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado prestando socorro às vítimas e encaminhando ao Pronto Socorro de Valença. Não sendo divulgada a identidade e nem o estado de saúde dos envolvidos.

Fonte: Atualiza Bahia - edição Jornal a Voz do Baixo Sul

Festival de Primavera do Morro de São Paulo é lançado oficialmente com grandes atrações musicais

O clima de celebração e expectativa tomou conta do Bahia Beach Houses, na 4ª Praia do Morro de São Paulo, nesta terça-feira (28), durante o lançamento oficial do Festival de Primavera do Morro de São Paulo 2025. O evento reuniu autoridades, artistas, representantes do trade turístico, imprensa baiana e convidados, marcando o início da contagem regressiva para um dos maiores festivais de música e cultura do litoral baiano.

O evento contará com grandes nomes da música, como Tomate, Jau e Filipe Escandurras.

Durante o lançamento, Hildécio destacou que o principal objetivo do festival é consolidar Morro de São Paulo como o destino mais desejado da Bahia.

“A gente sonhava que o festival fosse patrocinado pela iniciativa privada. Hoje, a prefeitura praticamente não entra com recursos. Conseguimos chegar a esse objetivo”, comemorou o gestor, lembrando que, nas primeiras edições, o município arcava com todos os custos.

O Festival de Primavera tem patrocínio da Neoenergia Coelba e do Governo do Estado da Bahia, por meio do programa FazCultura. Segundo o prefeito, o evento faz parte de uma estratégia maior de valorização do arquipélago.

“Morro de São Paulo se auto-promove, mas precisamos levar ao público a imagem dessa nova fase, com uma estrutura moderna, hotéis qualificados e serviços melhores para turistas e moradores”, afirmou.

A programação musical será distribuída ao longo dos três dias: 5 de dezembro: Maneva e Tomate; 6 de dezembro: Rachel Reis e Filipe Escandurras; 7 de dezembro: Jau e Filhos de Jorge encerram o festival.


Vem aí a VI Semana de Arte e Cultura Zambiapunga em Nilo Peçanha

 

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, Nilo Peçanha será palco de uma das mais importantes celebrações culturais do município: a VI Semana de Arte e Cultura Zambiapunga. O evento promete reunir tradição, música, dança, arte e muita energia popular, reafirmando o valor das manifestações culturais que fortalecem a identidade do povo nilopeçanhense.

A programação contará com apresentações artísticas, oficinas, cortejos e diversas atividades culturais, proporcionando momentos de aprendizado, integração e valorização da cultura local. O Zambiapunga, símbolo de resistência e orgulho do município, será mais uma vez o grande protagonista dessa festa que já faz parte do calendário cultural da região.

A Semana de Arte e Cultura Zambiapunga é uma realização do Grupo Folclórico Cultural Zambiapunga, em parceria com a Prefeitura de Nilo Peçanha, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), CESOL e Padrinhos Culturais.

Mais do que um evento, a Semana Zambiapunga é um verdadeiro encontro com as raízes do povo de Nilo Peçanha — uma celebração da arte, da fé e da tradição que mantêm viva a essência da cultura popular baiana.


Ascom PMNPeçanha

Prefeitura de Piraí do Norte vai entregar nova estrutura da USF Massaranduba no próximo dia 3 de novembro

 

A Prefeitura de Piraí do Norte vai entregar, na próxima segunda-feira (3 de novembro), a nova estrutura da Unidade de Saúde da Família (USF) Erenita Araújo Leite, localizada na comunidade da Massaranduba. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Fabiano.

A unidade passou por uma reforma completa, depois de ser encontrada em condições degradantes deixadas pela gestão anterior. Agora, o espaço está totalmente requalificado, com novos equipamentos e um kit UBS que inclui também kit odontológico, frutos de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Salles, garantindo mais conforto e eficiência no atendimento à população.

Construída há cerca de 10 anos, a unidade vai atender dezenas de famílias das comunidades da Massaranduba, KM 29, Bela Vista, Tiriri, Mundururu, Terra Seca e Pau Só Mineiro, ampliando o alcance da atenção básica em saúde.

Com a entrega da nova estrutura, o prefeito dr. Fabiano segue cumprindo com o compromisso em reestruturar o atendimento de saúde para a população piraiense.

“Estamos reafirmando o nosso compromisso de oferecer à população serviços de saúde de qualidade, com uma estrutura moderna, equipamentos novos e profissionais valorizados. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a rede pública de atendimento em Piraí do Norte e garantir um cuidado digno para todas as famílias”, destacou o prefeito Dr. Fabiano.

Prefeitura de Valença garante mais segurança e mobilidade nas vias que conectam Valença ao Guaibim e Atracadouro

 

A Prefeitura de Valença segue avançando com ações de melhoria na infraestrutura viária do município.

Com recursos próprios, a gestão está executando a Operação Tapa-Buracos nas rodovias BA-887, que liga Valença ao distrito de Guaibim, e BA-885, que dá acesso ao Atracadouro. A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança e conforto a motoristas, pedestres e turistas que circulam diariamente por essas importantes vias.

Os serviços incluem a remoção do asfalto danificado, limpeza e varrição da área afetada, além da aplicação de asfalto a frio e compactação com placa vibratória, o que assegura maior durabilidade e qualidade ao pavimento.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para manter as vias em boas condições de uso. Essa intervenção é fundamental para reduzir riscos de acidentes, melhorar o fluxo de veículos e fortalecer o acesso a importantes áreas turísticas e comerciais de Valença”, destacou o secretário de Infraestrutura, Alan Ainsworth.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Portos baianos adquirem certificação internacional por uso de energia renovável

 

Pela primeira vez, a Autoridade Portuária Federal (Codeba) adquiriu o certificado internacional I-REC (International Renewable Energy Certificate), que comprova a utilização de energia renovável nas operações portuárias durante o ano de 2024.

 A aquisição da certificação integra um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pela Companhia para melhorar as práticas operacionais, reduzindo os impactos ambientais e fortalecendo o compromisso com uma economia de baixo carbono.

O gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Ricardo Bertelli, explica que a aquisição do certificado é um marco significante para Companhia na jornada de descarbonização, que também prevê a migração para o Mercado Livre de Energia, a elaboração dos inventários de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e elaboração de estudo de viabilidade para implantação do sistema de Onshore Power Supply (OPS).

“A certificação traz alguns benefícios, pois compensa toda a emissão de gases do efeito estufa grados pela Companhia durante as operações portuárias de 2024. Este novo reconhecimento reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e mostra que estamos reduzindo o uso de energia poluente e avançando em várias ações para um futuro mais sustentável”, comemora.

Ações voltadas descarbonização do setor portuário, como a eletrificação do cais de Salvador e o mapeamento do potencial de captura de carbono da Baía de Todos-os-Santos, que será conduzido sob coordenação da Unesco, são alguns dos exemplos de boas práticas adotadas nos portos públicos baianos e que estão alinhadas às diretrizes do Planejamento Estratégico da Companhia e à Política de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).

A Analista Portuária Tatiana Noel explica que o documento I-REC  assegura que a energia elétrica adquirida pela empresa, proveniente de fornecedores externos, tem origem exclusivamente em fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica ou solar.

“Cada certificado comprova que 1 MWh de energia proveniente de fonte renovável foi gerado e incorporado ao sistema elétrico brasileiro. Com isso, a energia consumida em nossas operações nos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus passa a ser comprovadamente proveniente de fontes 100% renováveis, reforçando a redução das emissões de gases de efeito estufa e a valorização da matriz energética limpa”, detalha.

Baixo Sul baiano mantém protagonismo nacional na produção de cravo-da-índia

 

Desde o período colonial, o Baixo Sul da Bahia se destaca como o principal responsável pela produção nacional do cravo-da-índia, árvore também conhecida como craveiro, cujos botões secos são usados como especiaria.

Com mais de 3,3 mil produtores rurais envolvidos e cerca de R$ 250 milhões movimentados por ano, o cultivo representa uma importante fonte de renda para famílias agricultoras e comunidades rurais.

O setor, contudo, enfrenta desafios significativos, como o avanço de doenças fúngicas e a necessidade de renovação das plantações. Ainda assim, a força da organização comunitária, aliada aos esforços de instituições governamentais e de pesquisa, tem contribuído para revitalizar a produção.

A singularidade da cultura do cravo-da-índia na Bahia se deve a fatores históricos e, principalmente, às condições agroclimáticas da região do Baixo Sul, de acordo com o engenheiro agrônomo Assis Pinheiro Filho, diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

“O cravo (Syzygium aromaticum) foi introduzido no Brasil pelos portugueses, no período colonial. As primeiras sementes foram plantadas na região de Valença, onde a cultura se adaptou e floresceu por séculos. Embora outras regiões tenham tentado o cultivo, foi no Baixo Sul que ele se estabeleceu em larga escala”, explica.

Sobre as condições agroclimáticas, Assis acrescenta: “A cultura exige um clima específico, e o Baixo Sul oferece: alta umidade e chuvas bem distribuídas, ideais para o desenvolvimento da árvore; condições costeiras semelhantes às ilhas tropicais da Indonésia, origem da especiaria; e solos que suportam culturas perenes de longa vida útil, como o cravo e o dendê. A produção é concentrada em municípios como Valença, Ituberá, Taperoá, Camamu e Nilo Peçanha, permitindo a formação de um arranjo produtivo local (APL) e o desenvolvimento de competências específicas de manejo e colheita”.

A Bahia mantém destaque na exportação do cravo-da-índia em botão seco, tendo como principais destinos os Emirados Árabes, América do Sul, Paquistão e México. Entre as exportadoras está a Agrospice, empresa familiar sediada em Taperoá.

De acordo com Assis Pinheiro Filho, o plano visa fortalecer a produção regional e as exportações do estado, garantindo mais renda para os agricultores familiares e estruturando a cadeia produtiva com qualidade e sustentabilidade.

Entre as ações previstas estão a implantação do Selo de Indicação Geográfica (IG), que certifica a origem do cravo do Baixo Sul e agrega valor ao produto; o foco no controle de pragas, com assistência técnica e pesquisa; a erradicação de craveiros mortos por doença; a disponibilização contínua de assistência técnica aos produtores; capacitação em novas tecnologias agrícolas; e investimentos em melhoramento genético para o manejo sustentável das lavouras. Fonte: Jornal Atarde

TCM suspende concurso de cidade baiana após identificar diversas irregularidades

 O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendou a suspensão de nomeações de um concurso público após identificar 17 irregularidades cometidas pela empresa responsável. O caso ocorreu na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, no concurso que visava preencher vagas para a Câmara de Vereadores do município.

A empresa responsável pelo concurso, identificada como Instituto Exittus de Gestão, recebeu cerca de R$ 323 mil para realizar os concursos n.º 04/2025 e n.º 05/2025. No edital, a empresa é apontada como Instituto Bahia, nome antigo que não foi devidamente ratificado no documento de contratação. Ainda na denúncia, o TCM revelou que o instituto possui um histórico de anulações e é alvo de outras investigações.

Diante das irregularidades identificadas, o Tribunal de Contas determinou uma série de medidas cautelares, entre as quais estão: a suspensão dos processos seletivos, a recomendação do afastamento do responsável pelos concursos, a interrupção de atos administrativos e a suspensão da assinatura de contratos. O TCM também solicitou a suspensão dos pagamentos à empresa.

Entre os problemas apresentados estão irregularidades fiscais e jurídicas, mudanças nas regras do concurso de forma arbitrária e a eliminação de candidatos aprovados em razão de uma retificação não fundamentada.

O instituto já teve concursos públicos anulados em outras cidades, como Conceição do Jacuípe e Riacho de Santana. Além disso, está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Ministério Público da Bahia.

Bares e restaurantes da Bahia projetam alta de 85% no faturamento no fim de ano

Por Rayllanna Lima

O setor de alimentação fora do lar chega ao fim de 2025 com otimismo. Segundo levantamento nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empreendedores esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Para a maioria (26%), o crescimento deve ser de pelo menos 10%. Na Bahia, o cenário é ainda mais positivo. 

De acordo com o presidente da Abrasel-BA, Leandro Meneses, 85% das empresas baianas projetam alta nas vendas, impulsionadas pelas confraternizações de fim de ano e pelo início da temporada de verão.

O levantamento nacional da Abrasel mostra que 32% dos estabelecimentos pretendem ampliar o quadro de funcionários, especialmente em cargos operacionais como auxiliares de cozinha (70%), garçons (54%) e atendentes (48%). Na Bahia, 24% das empresas têm intenção de contratar, segundo Meneses.

“Em nosso recorte estadual temos 85% das empresas projetando um faturamento maior para o final de ano, com as confraternizações, e o início da temporada de verão. Temos 24% das empresas com intenção de aumentar seu quadro de colaboradores nesse período. As zonas turísticas acabam sendo mais procuradas nesse período, principalmente as regiões litorâneas, por conta do verão e das férias das famílias”, explicou.

Apesar da perspectiva positiva, o desafio para encontrar e reter mão de obra qualificada continua sendo uma preocupação tanto no cenário nacional quanto no estado. No Brasil, 88% dos empresários relatam dificuldade para contratar, apontando a falta de interessados nas vagas e a escassez de profissionais qualificados como os principais entraves.

Na Bahia, a situação se repete. “Esse tem sido o grande calo para todos que empreendem no segmento. A concorrência com as BigTechs é o maior desafio. 

Os jovens estão preferindo trabalhar com aplicativos de transporte e comida, pois têm um horário mais flexível, e isso se encaixa com o estilo de vida das novas gerações”, afirmou o presidente da Abrasel-BA.

Em setembro, o setor enfrentou um mês difícil, impactado pela alta da inflação e pelos efeitos da crise do metanol, que afetou a produção de bebidas e pressionou custos. O resultado foi uma queda no número de empresas com lucro, que passou de 43% em agosto para 33% em setembro, enquanto o total de negócios em prejuízo subiu de 16% para 27%.

Os números também se refletem no Índice Abrasel-Stone, que apontou retração de 4,9% no volume de vendas no período. Ainda assim, o presidente-executivo da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, destaca que o otimismo permanece. “Setembro foi atípico, com fatores externos que afetaram o desempenho, mas acreditamos que os próximos meses serão muito movimentados pelas confraternizações, turismo e pagamento do 13º salário, que tradicionalmente fortalecem o setor nesta época do ano”, disse.

Com a chegada das festas, a expectativa é de salas e mesas cheias, reforçando o papel do setor como um dos principais motores da economia de serviços. Entre as ações mais adotadas pelos empresários para manter seus colaboradores estão a premiação por desempenho (41%), oferta de cursos e treinamentos (20%), flexibilização de horários (19%) e aumento de salários (19%).

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Superintendente de Economia Solidária Wenceslau Júnior passa a integrar o quadro de colunistas da Mídia Ninja

 

Com o artigo intitulado “Economia Solidária é Política Climática? A Bahia mostra que sim”, o Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Wenceslau Júnior, estreia como colunista da Mídia Ninja nesta sexta-feira (24). 

A rede de jornalismo independente e coletivo de comunicação, que atua desde 2013, é referência na produção de conteúdo digital voltado para pautas identitárias, além de temas culturais, de direitos humanos e ambientais. Muitas dessas pautas dialogam diretamente com os princípios da Economia Solidária, o que torna a colaboração de Wenceslau ainda mais relevante nessa perspectiva de fortalecimento e projeção dessa política pública integrada a tantas outras agendas sociais. 

Wenceslau foi convidado pela Mídia Ninja para compor o time de autores que produzem colunas com análises aprofundadas, diferentes dos textos breves das redes sociais. 

“Estou muito agradecido ao time da Mídia Ninja por me acolher como colunista. O Movimento Nacional da Economia Solidária ganha mais um espaço estratégico para apresentar suas ideias. A Mídia Ninja tem se consolidado como um importante instrumento de construção de um mundo mais justo”, destacou Wenceslau. 

No artigo já disponível no site da Mídia Ninja: https://midianinja.org/opiniao/economia-solidaria-e-politica-climatica-a-bahia-mostra-que-sim/, Wenceslau exemplifica a exitosa experiência da Economia Solidária na Bahia, que atua como política climática ao combinar geração de renda com sustentabilidade. 

Ainda no texto, ele aponta que a resposta à emergência climática não está apenas nas cúpulas internacionais, mas nas ações locais, no transporte do pequeno produtor, na gestão dos resíduos e na valorização da floresta viva. Com crédito orientado, assistência técnica e acesso justo ao mercado, a Economia Solidária transforma o discurso ambiental em renda, segurança alimentar e dignidade social. 

A estreia de Wenceslau Júnior na Mídia Ninja reforça a relevância da Economia Solidária no Brasil, e a Bahia mostra essa experiência bem-sucedida, que é possível gerar renda, fortalecer territórios e promover desenvolvimento com base no coletivo e na sustentabilidade.

ACM Neto e Jerônimo Rodrigues aparecem tecnicamente empatados, diz pesquisa Real Time

 

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), aparecem tecnicamente empatados nas simulações para o governo da Bahia em 2026, segundo pesquisa Real Time Big Data.

O levantamento testou quatro cenários estimulados e, em todos, os dois lideram com margens próximas, à frente de nomes como João Roma (PL), José Carlos Aleluia (Novo) e Bruno Reis (União).

O PT governa a Bahia há cinco mandatos consecutivos, desde 2007. Se Jerônimo Rodrigues for eleito em 2026, o partido vai permanecer por 28 anos ininterruptos à frente do Executivo baiano.

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Cenários

No primeiro cenário, ACM Neto tem 40% das intenções de voto contra 36% de Jerônimo Rodrigues. João Roma (PL) aparece com 5%, e José Carlos Aleluia (Novo) com 2%.

Em outro cenário, com o atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) no lugar de Jerônimo, há novo empate: 42% para ACM Neto e 42% para o ex-governador.

Quando o nome do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, é incluído, Jerônimo lidera com 38%, seguido de ACM Neto com 34%.

O atual governador é também o nome com maior rejeição entre os eleitores: 48% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. ACM Neto aparece em seguida, com 41% de rejeição. Os índices mais baixos são de Bruno Reis (32%) e Kleber Rosa (PSOL), com 38%.

4º Cairu Moto Fest reforça o turismo e a economia local

 

O 4º Cairu Moto Fest, realizado neste fim de semana (24 a 26) na sede do Município-Arquipélago, reuniu amantes do motociclismo em um clima de alegria, confraternização e boas vibrações. 

Com uma estrutura organizada e segura, o encontro se consolidou na pauta do calendário turístico cairuense. 

O evento atraiu motociclistas de diversas regiões e movimentou a economia local, com impacto positivo na rede de hospedagem, alimentação e comércio.

Com a experiência bem sucedida da festa, a expectativa já se volta para o 5º Cairu Moto Fest, que promete ser ainda maior, mais bonito e repleto de boas histórias para reverenciar o movimento motociclista.

Balão de ar quente atinge rede elétrica e causa apagão em cidade baiana

 

Um balão de ar quente caiu em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, na tarde de sábado (25), atingindo casas e a rede elétrica no bairro Colonial. O objeto, lançado no interior do Rio de Janeiro, assustou moradores e provocou interrupção no fornecimento de energia.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o balão sobrevoando árvores e residências antes de se enroscar em fios de alta tensão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

A Neoenergia Coelba informou que o serviço foi restabelecido às 18h20 do mesmo dia. Técnicos da concessionária foram acionados para isolar a área, garantir a segurança e retirar o balão da fiação.

Lançar balões é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98. A prática representa risco de incêndios, ameaça a aeronaves e pode causar danos a áreas urbanas e florestas.

Travessia Salvador–Morro de São Paulo registram bom movimento de embarque nesta segunda-feira

 

Os catamarãs da travessia Salvador–Morro de São Paulo estão operando normalmente nesta segunda-feira (27), com expectativa de maior movimento  no sentido Morro de São Paulo–Salvador, devido ao retorno de turistas que aproveitaram o final de semana na Ilha de Tinharé.

As saídas de Salvador, a partir do Terminal Náutico da Bahia, seguem com fluxo tranquilo e estão programadas para os horários de 9h, 10h30 e 14h30. Já as partidas de Morro de São Paulo acontecem às 11h30, 13h30 e 15h. O trajeto direto tem duração média de 2 horas e 20 minutos.

As passagens podem ser adquiridas diretamente nos guichês das concessionárias  no Terminal Náutico, com pagamento via cartão de crédito ou débito. Os valores são de R$ 152,51 para o trecho Salvador–Morro de São Paulo e R$ 138,71 no sentido Morro de São Paulo–Salvador.

domingo, 26 de outubro de 2025

Turistas denunciam cobrança de R$ 700 para acessar praia paradisíaca na Bahia

 

Uma denúncia de um grupo de turistas que tentavam acessar a praia do Conde, litoral norte da Bahia, aponta a cobrança abusiva de uma espécie de taxa, para que pudesse ter acesso ao local.

Em vídeo gravado, um dos integrantes do grupo de turistas, diz que um dos prepostos que estava em uma espécie de "barreira", queria cobrar R$ 300 para que o veículo tivesse acesso.

"Que cobrança é essa? Que país é esse? A gente acordou 3 horas da manhã para estar aqui e eles não fazem nenhum tipo de aviso", protesta o homem.

O turista ainda cita que para outros veículos, a taxa tem valor maior. A gente que é cidadão não tem direito de ir e vir", diz

"Eles disseram que veículo maior a taxa é de R$ 700 reais".

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conde e não obteve sucesso.

Decreto criou taxa

Em abril deste ano, por intermédio de decreto, a Prefeitura, criou a taxação para o acesso de ônibus, microônibus, vans e kombis de fretamento turístico à praia do Sítio do Conde.

A medida, tomada pelo prefeito Anísio Madeirol (União Brasil), trouxe a cobrança, considerada abusiva por parte da população, com valores específicos por veículo, no período de 24 horas.

A autorização para acesso, como apontou o decreto, foi emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SECTUEL), por intermédio do pagamento de taxa de acordo com a categoria de cada veículo.

Os valores à época determinados foram: R$ 500 (quinhentos reais) para ônibus; R$ 300 (trezentos reais) para microônibus; R$ 200 (duzentos reais) para vans; R$ 100 (cem reais) para Kombis.

Rafa De Hildécio Leva Multidão À Lavagem do Amparo Neste Domingo

 

Rafa de Hildécio quebra tradição e leva multidão à Lavagem do Amparo formando um tapete amarelo na subida da colina com amigos que o seguiram de forma espontânea, foi bonito de se ver e mostrou que quando o povo quer, tudo pode acontecer.

A tradição é políticos e fazedores de cultura comparecerem todo ano no desfile e na realização da Lavagem do Amparo como forma de encontro de políticos com o povo, mas o dia de hoje se tornou muito especial, por que mesmo coma presença de diversos políticos e com apoios importantes de Valença, o povo pediu a Rafa que queria caminhar com ele.

Era esperado um número menor de pessoas já que não houve qualquer recompensa para o comparecimento do povo de Cairu, mas eles não se importaram e compareceram espontaneamente para acompanhar o filho do melhor prefeito do Baixo Sul.

Rafa, em agradecimento colocou uma feijoada e o povo se divertiu após o comparecimento ao adro do Amparo. Fazia tempo que não se via tanta gente acompanhando um pré candidato a qualquer cargo em Valença, e o que se ouvia do povo presente foi “ Rafa vai ser eleito com maioria dos votos de Valença”, tomara que isto aconteça, pois o filho de Hildécio Meireles tem tudo para fazer um excelente trabalho na ALBA. Fonte: blogopiniao

VALENÇA: Lavagem do Amparo é marcada pela Fé, animação e Política.

 

A tradicional Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, que aconteceu neste domingo (26/10) foi marcada pela grande números de pessoas, e principalmente pelo grupos de políticos, misturando Fé, animação e Política, dando uma contribuição a mas na caminhada, O Prefeito Marcos Medrado veio acompanhando o cortejo, juntamente com toda sua equipe e apoiadores do seu governo, ele estava muito à vontade no meio do povo. 

Marcou presença discretamente no cortejo o ex-prefeito de Gandu e pré-candidato Léo de Neco, que veio junto com os ex-prefeito Ricardo Moura, Joailton Manoel e prefeitos e vereadores e um público totalmente de fora da Cidade. 

Também estive presente com camisas, batuques foi o pré-candidato a Deputado Rafa de Hildécio que veio junto com seu pai Prefeito de Cairu, Hildecio Meireles, vereadores e Lideranças de toda região, arrastando uma multidão vestido de Amarelo, mostrando força. 

A tradicional lavagem das escadarias desse ano foi recheados de cores tudo junto e misturados.

Da Redação.


Reunião entre Lula e Donald Trump repercute entre políticos da base e da oposição

 

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder americano Donald Trump, realizada neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia, gerou ampla repercussão nas redes sociais entre parlamentares e membros do governo. O encontro, que teve duração aproximada de 50 minutos, foi o primeiro compromisso presencial formal entre os dois presidentes.

Na base governista, integrantes do Palácio do Planalto elogiaram a iniciativa de Lula. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou: “Na Malásia, o presidente Lula se reuniu com Donald Trump para discutir a agenda econômica Brasil–EUA. O Brasil retoma o diálogo com o mundo sob a liderança de um verdadeiro estadista”.

Também nas redes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou: “PR Lula, gigante pela própria natureza!!!”.

A reunião ocorreu em meio às tensões diplomáticas entre os dois países, após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA e sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A reunião também repercutiu entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fizeram críticas e ironias nas redes sociais.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025, escreveu no X (antigo Twitter):

“Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: BOLSONARO. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”

Outro integrante da oposição, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), também se manifestou. Em publicação nas redes sociais, afirmou:

“Na cara do Lula, Trump rasga elogios a Bolsonaro e chama-o de ‘grande homem’. Parece que a reunião não saiu como o Barbudinho esperava. A imprensa ontem correu para dizer que ‘Bolsonaro era página virada para Trump’. A imprensa militante é um câncer.”

O encontro ocorreu em meio a tensões diplomáticas, após os EUA imporem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e aplicarem sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento do ex-presidente Bolsonaro.

VÍDEO:. Briga de trânsito termina em agressão e PM é chamando em Valença.

 


Uma ocorrência de trânsito registrada nesta neste domingo (26) terminou em confusão e agressão na cidade de Valença, no Baixo Sul da Bahia.

Segundo informações apuradas o motorista de uma Van, após estacionar o veículo de ré na rua, acabou se envolvendo em uma colisão lateral com um ônibus que passava pelo local. Testemunhas relataram que, após o impacto, o condutor da topic se exaltou, partindo para a agressão física contra o motorista do ônibus e danificando o veículo, chegando a quebrar o para-brisa com socos e chutes.

Populares que presenciaram o fato acionaram a Polícia Militar, que compareceu ao local para conter os ânimos e registrar a ocorrência. Até o momento, não há informações sobre feridos. O caso segue em investigação, e as partes envolvidas deverão ser ouvidas para esclarecer as circunstâncias do incidente.A situação gerou transtorno e curiosidade entre os transeuntes, chamando atenção de quem passava pela via no momento da confusão. Fonte: cidadenews.com.br

Cidade baiana registra segunda maior temperatura do Nordeste

 

A cidade de Ibotirama, no Vale do São Francisco, voltou a aparecer no topo dos rankings de calor neste sábado (25). Com 38,2 ºC registrados, o município alcançou a segunda maior temperatura do Nordeste no dia, ficando atrás apenas de Teresina, no Piauí, que marcou 38,5 ºC.

Além do calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para os níveis críticos de umidade na região. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar tem oscilado entre 20% e 30% no município, faixa inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece índices entre 40% e 60% como ideais para o bem-estar. 

O cenário também eleva a possibilidade de incêndios florestais.

A presença do Rio São Francisco equilibra a sensação térmica, mas o histórico recente confirma que a população enfrenta altas temperaturas com frequência. Em 7 de março deste ano, Ibotirama figurou como o terceiro município mais quente do país. Em outubro de 2023, o calor extremo levou os moradores a reforçarem os estoques de climatizadores no comércio local.

Prefeitura de Valença realiza a maior Lavagem do Amparo da história

A cidade de Valença viveu neste domingo (26), um dos momentos mais marcantes de sua tradição cultural e religiosa. 

A Prefeitura de Valença promoveu a maior edição da Lavagem do Amparo já registrada, reunindo milhares de fiéis, e um cortejo de fé, devoção e celebração da identidade local.

O evento teve início com a concentração de grupos culturais, capoeiristas, fieis e secretários municipais que seguiram o percurso em direção à Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Durante o trajeto, as ladeiras e ruas históricas ganharam vida com cantos, atabaques e expressões de religiosidade que reafirmam a união entre a fé católica e elementos das matrizes africanas, marca da Lavagem.

A Prefeitura destacou que esta edição contou com uma estrutura reforçada de segurança, organização do trânsito, apoio logístico aos grupos culturais e cuidados especiais para garantir a acessibilidade e participação da comunidade. Além disso, a programação artística atraiu visitantes de diversas regiões, e todos foram recebidos no alto da colina com o samba da banda Samba SD, deixando o evento ainda mais bonito. 

“Estou muito feliz em ver nossa cidade reunida em um momento tão especial. A Lavagem do Amparo é tradição, é identidade, é a alma de Valença. Ver esse evento crescer, ganhar ainda mais força e participação da população, nos enche de orgulho. Feliz demais em contribuir com a valorização  da nossa cultura e do nosso povo”, destacou Marcos Medrado,  prefeito de Valença.

“A grande participação popular destaca a força da tradição e o compromisso com a valorização da cultura valenciana. A Lavagem do Amparo segue sendo um dos principais patrimônios culturais de Valença, preservando uma herança que atravessa gerações e que, a cada ano, ganha novos significados e maior representatividade na vida da população,” enfatizou o secretário de Cultura, David Terra. 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

.

.