quinta-feira, 31 de março de 2016

Hildécio Meireles diz que rompimento do PMDB com o governo é aceno para tirar o país do caos

Após o Diretório Nacional do PMDB decidir, por aclamação, romper oficialmente com o governo da presidente Dilma Rousseff, o deputado estadual Hildécio Meireles comemorou a decisão da sigla a qual integra e num duro discurso no plenário da Assembleia Legislativa frisou que trata-se de uma decisão de extrema importância para que se mude o curso do país. “Nada menos, que uma aceno para que consigamos tirar nosso Brasil do caos, desse grande buraco que o PT nos colocou com a crise política e a situação econômica se agravando cada vez mais”, destacou, parabenizando o PMDB baiano que há muito já desembarcou  da base governista. 

Victor e Leo, Gigantes do Brasil e Mastruz Com Leite confirmados pela Prefeita Jucélia para o São João de Valença

A prefeita de Valença Jucélia Nascimento confirma três grandes atrações para o São João de Valença 2016. Os Sertanejos Victor e Leo, a Banda Gigantes do Brasil com os cantores Daniel Diau Silvania Aquino e Paulinha Abelha (Ex-Calcinha Preta) e o forrozão da Banda Mastruz Com Leite se apresentarão nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Praça da República. O anúncio oficial será realizado no próximo dia 07 de abril, durante o lançamento do evento no Portal Rio Una Hotel. O Festival do Camarão será outra novidade para esse ano que será anunciada pela prefeita Jucélia Nascimento. O evento  acontece durante o São João com a finalidade de potencializar a gastronomia de Valença e promover um dos mais apreciados pratos  da Costa do Dendê. O planejamento para a realização do São João de Valença está sendo feito com muito profissionalismo pela Secretaria do Turismo com a finalidade de manter o padrão de organização da festa do ano passado. “Diante da grave crise que o país atravessa, Valença ousa realizar uma festa que atrai milhares de pessoas e movimenta a economia local. O São João é considerado a maior festa do interior da Bahia e durante décadas deixou de receber a atenção devida em Valença, voltando com força total em 2015 e será mantida em 2016.”, declarou a prefeita Jucélia. A realização do São João de Valença está sendo possível graças ao planejamento da Prefeitura que ofereceu aos patrocinadores um “produto” de primeira grandeza, com grandes atrações que conta em 2016 com as parcerias da Cerveja Itaipava, ACE/CDL de Valença  e da Secretaria Estadual de Turismo Bahiatursa e Governo do Estado. Com uma rede hoteleira em Valença e na Praia de Guaibim capaz de receber e atender a um grande número de turistas com acomodações para todos os gostos e bolsos, Valença vai repetir pelo segundo ano consecutivo a maior festa do Baixo Sul e uma das maiores da Bahia, passando definitivamente a figurar no roteiro turístico e calendário cultural do Estado.
Com uma riqueza extraordinária, as manifestações culturais e atrações locais, a exemplo de 2015, também terão espaço na festa. A programação e as atrações serão anunciadas em breve pela Secretaria Municipal da Cultura.
Por mais que se fale em crise, o São João de Valença representa, antes de tudo, um resgate histórico de uma festa que em 2015 proporcionou um aumento nas vendas do comércio local de 12% durante o mês de junho e 24% na semana que foi realizada a festa, isto em comparação a 2014, quando o país ainda não estava em crise. Além disso, centenas de pequenos comerciantes terão a oportunidade de vender seus produtos proporcionando emprego e renda a muitos pais e mães de família. Ganha o comércio, os vendedores ambulantes, taxistas,  as pousadas e hotéis e outros segmentos.
A realização do São João de Valença vai permitir que os munícipes se divirtam aqui mesmo, além de atrair gente de toda a região, da Bahia e do Brasil. Durante três dias, Valença será vitrine e mais uma vez, referência na organização de uma festa que atrai milhares de pessoas.

Ascom - Governo de Valença

quarta-feira, 30 de março de 2016

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam nesta quarta

Quem não conseguiu entrar no ProUni 2016, pode tentar uma das vagas remanescentes. O processo seletivo para as bolsas disponíveis é feito no site do Programa, pela Internet.
Descubra como fazer para tentar uma bolsa remanescente do ProUni em 2016!
Quem pode participar das vagas remanescentes do ProUni?
A principal diferença entre o processo regular e seleção para as vagas remanescentes do ProUni 2016 é que, no segundo caso, o candidato pode ter feito o Enem a partir de 2010 (no processo regular, apenas quem fez o Enem em 2015 podia participar). Vale lembrar que o desempenho no Enem continua valendo para concorrer às bolsas remanescentes: 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
Professores efetivos da rede pública de ensino, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, também podem tentar uma vaga remanescente do ProUni. Nesse caso, não precisam ter feito o Enem.
As bolsas do ProUni podem ser parciais ou integrais, dependendo das condições de renda do candidato:
-Bolsas integrais: pagam 100% da mensalidade e são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.
-Bolsas parciais: pagam 50% da mensalidade e são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Quando fazer a inscrição para as vagas remanescentes do ProUni 2016?
Interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm prazo entre 23 e 31 de março para se candidatar às vagas remanescentes do processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2016. As inscrições serão feitas somente pela internet.
Como fazer a inscrição para as vagas remanescentes do ProUni 2015?
As inscrições para vagas remanescentes do ProUni devem ser feitas pela Internet, seguindo os passos:
Acessar o
.Clicar em “
Fazer inscrição
”.Se for seu primeiro acesso, você deve clicar em “
Primeiro Acesso
”, informar o CPF e a data de nascimento. O sistema verifica automaticamente se o candidato participou do Enem a partir da edição de 2010 e se obteve a pontuação mínima necessária. Se você for professor efetivo da rede pública de ensino e quiser se candidatar a uma bolsa remanescente em curso de licenciatura, não precisa ter feito o Enem. Basta informar que é professor e prosseguir com o cadastro.Cadastrar uma 

Recuperação da esquerda brasileira levará anos, diz professor

A crise política deverá ser seguida por um longo período de domínio da direita, diz Idelber Avelar, professor na Universidade Tulane (EUA), à BBC Brasil. Nesse cenário, ele afirma que a esquerda e os movimentos sociais podem levar anos para se reagrupar.
Brasileiro, Avelar leciona literatura latino-americana e estudos culturais nos Estados Unidos desde 1999, mas se tornou conhecido entre muitos compatriotas por seus posicionamentos políticos nas mídias sociais. Crítico do PT, ele não vê razões para se associar aos grupos que defendem a permanência de Dilma Rousseff na Presidência e rejeita a descrição do cenário político brasileiro como uma "briga de duas torcidas ante a qual você tem de se posicionar ao lado de uma delas".
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Idelber Avelar - Cinco anos atrás o Brasil era o modelo de como crescer com instituições democráticas fortes e reduzindo a desigualdade. Neste momento perdemos as três coisas: não estamos crescendo, não estamos reduzindo desigualdade e as instituições democráticas estão em perigo, pelo menos.
Chama atenção a rapidez com que se desmoronou esse modelo. Há um cenário político marcado por tremenda instabilidade, com uma classe política na situação e oposição completamente desmoralizada, e não há perspectiva de transformação desse quadro em longo prazo. Vivemos uma grave crise econômica, instituicional, política e ambiental.
Avelar - Uma das características essenciais dos governos petistas tem sido o desenvolvimentismo arrasa quarteirão. Ambientalistas, lideranças indígenas e ribeirinhas na Amazônia dizem que o PT foi pior para a região que o PSDB. O PSDB implantou aquele modelo de estado mínimo, deixando que a iniciativa privada resolvesse.
O governo petista apostou num modelo através do qual o Estado gera mecanismos para que as grandes construtoras realizem negócios e (em troca) financiem campanhas eleitorais.
Sou a favor de que se estabeleça algum tipo de requisito dentro do nosso aparato educacional para que pessoas do Sul e Sudeste possam visitar a Amazônia e ver o que aconteceu no Xingu com a construção da usina de Belo Monte, o que aconteceu no rio Madeira, para ver o que é a expansão da soja.
Isso lhes daria uma leitura diferente da realidade e desmontaria uma noção de crescimento que muita gente da esquerda fetichiza.

POLÍTICA: (Humor) Veja a Carta que o Michel Temer mandou para Presidente Dilma!


terça-feira, 29 de março de 2016

POLÍTICA: Jaques Wagner fala de saída do PMDB: Dilma vai repactuar o governo

O chefe de gabinete de Dilma Rousseff, Jaques Wagner, concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira (29) onde comentou, entre outros assuntos, a saída do PMDB da base aliada, o processo de impeachment e o futuro do vice-presidente Michel Temer dentro do governo. Para ele, existe uma “relação interditada” entre Dilma e Temer, uma vez que agora o partido do vice não faz mais parte da base aliada. Para Wagner, agora vai acontecer uma repactuação do governo, pois espera-se que ministros do PMDB entreguem o cargo. Ele ainda deu a entender que algo pode acontecer até a sexta-feira. O político afirmou que essa pode ser uma boa oportunidade para a caminhada da presidente, que deve sentar e conversar com outros partidos. “O governo recebe com naturalidade a decisão interna do PMDB, agradece todo esse tempo de colaboração que tivemos ao longo desses cinco anos no governo da presidente Dilma, e creio que a decisão chega numa boa hora, porque oferece à presidente dilma ótima oportundiade de repactuar seu governo”, disse Wagner. Wagner ainda falou sobre uma possível renúncia de Temer, alegando que, mesmo que entenda o raciocío por trás do pensamento,  não iria opinar: “não cabe a mim julgar”. Ele lembrou a manifestação marcada para a próxima quinta-feira (31), dizendo que a bandeira maior agora é a luta pela democracia. “Se alguém que vem carregado com 54 milhões de votos já tem dificuldade. Alguém que não vem com essa carga, vai ter ainda mais dificuldade”, disse Wagner.  (Notícias ao Minuto)

Hildécio Meireles diz que rompimento do PMDB com o governo é aceno para tirar o país do caos

Após o Diretório Nacional do PMDB decidir, por aclamação, romper oficialmente com o governo da presidente Dilma Rousseff, o deputado estadual Hildécio Meireles comemorou a decisão da sigla a qual integra e num duro discurso no plenário da Assembleia Legislativa frisou que trata-se de uma decisão de extrema importância para que se mude o curso do país. “Nada menos, que uma aceno para que consigamos tirar nosso Brasil do caos, desse grande buraco que o PT nos colocou com a crise política e a situação econômica se agravando cada vez mais”, destacou, parabenizando o PMDB baiano que há muito já desembarcou  da base governista.  

Encontro reuniu amantes da dança em Valença nos dias 25, 26 e 27

Aprendizado, interação, diversão, trabalho, prazer e amizades. Essas foram algumas das palavras que permearam o VII Encontro Interação em Dança – Eidan, promovido nos dias 25, 26 e 27/03, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença. Articulando mostras artísticas e bate-papo com atividades de formação, o Eidan contou com oficinas de dança de rua, jazz, pop dance hells e danças urbanas. A pesquisadora em dança Rita Aquino mediou um bate-papo que versou sobre os diversos aspectos que envolvem a dança. Para ela, que também leciona dança na Universidade Federal da Bahia, o Encontro configura-se como uma experiência única para os envolvidos. “O Eidan proporciona um ambiente de intercâmbio e experimentação artística que oferece um espaço de vivência sensível, e isso é muito importante para pensarmos não só no desenvolvimento do jovem, mas de toda uma sociedade”, explica Rita Aquino. Elisângela Santos da Silva participou de algumas das oficinas promovidas no evento, mas ela não estava só, os três filhos, Eilan, Ericles e Elismaria também aprenderam e se divertiram no processo de formação. Eilan já faz curso técnico de dança na Fundação Cultural do Estado da Bahia, já Ericles pretende seguir os passos do irmão. “É a primeira vez que participo do Eidan e achei a proposta bem interessante. Vim para aprender um pouco mais, mas principalmente para apoiar meus filhos”, revela Elisângela.
Mais duas etapas do Encontro Interação em Dança acontecerão em Valença, nos meses de abril e maio.

Texto: Ascom Eidan


POLÍTICA: Marina Silva diz que Temer na Presidência provocaria "bololô

A ex-ministra Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, disse na madrugada desta terça-feira, durante entrevista ao apresentador Jô Soares, no Programa do Jô, da TV Globo, que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, se aprovado, cumpriria uma "formalidade", mas não sua "finalidade".Se o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumisse, segundo ela, ocorreria um "bololô". A expressão foi usada antes pelo apresentador, para se referir à possibilidade de afastamento da presidente e do vice, que provocaria, segundo ele, uma confusão ainda maior que o impeachment. Para Marina, no entanto, Dilma e Temer têm responsabilidades equivalentes pela atual crise. "Os dois partidos (PT e PMDB) estão implicados igualmente", afirmou Marina. A ex-ministra voltou a defender que a melhor saída para a crise seria a impugnação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que provocaria novas eleições se ocorresse ainda em 2016. Jô tratou a entrevistada como candidata e perguntou se ela já teria escolhido nomes para o Ministério. Marina negou que já tenha tomado qualquer decisão. "Não é uma mentira branca nem mentira negra ou preta", disse a ex-ministra, rejeitando a insinuação de que ela estaria escondendo suas pretensões. "É a mais profunda verdade e pago um preço muito alto quando digo que não sei se serei candidata. Meu objetivo de vida não é ser presidente, é ver o Brasil melhor", afirmou. A líder da Rede Sustentabilidade afirmou que pensa na possibilidade de concorrer ao Planalto, mas que não quer "instrumentalizar" a crise. "O mais importante é dar contribuição genuína. (...) Não fico ligada em pesquisa de opinião. É um registro de um momento. E é um momento muito delicado da vida do nosso país, com inflação, desemprego, juros altos e descrença nas lideranças políticas", afirmou a ex-ministra. Marina foi candidata a presidente em 2010, pelo PV, e em 2014, pelo PSB - na vaga herdada de Eduardo Campos, morto em desastre aéreo durante a campanha.

ESPORTE: GALEÃO VENCE NO TORNEIO DA LIGA MUNICIPAL 7 SOCIETY NO BOLA CHEIA

A Liga Municipal de 7 Society, presidida por Maria Helena Martins, aproveitou o domingo de Páscoa em Valença e promoveu no Bola Cheia, localizado no bairro Novo Horizonte o seu primeiro torneio inaugural e contou com a presença do presidente da Federação Baiana de 7 society, Edson Silva. O certame contou com a participação de diversos times, a exemplo da Bolívia, Gamboa, Jaqueira, Morro de São Paulo, Galeão, ASTRAM. De acordo com o presidente da Federação, Edson Silva, que já foi jogador dos times do Vasco da Gama e do Flamengo, os jovens em Valença são bons de bola. Edson Silva disse também que estava ali como “olheiro” do Vasco. “O Bola Cheia possui toda a estrutura para sediar um campeonato da Federação Baiana de 7 Society. Além de dois excelentes campos, o vestiário e a área externa oportunizam grandes campeonatos. Gostaria de aproveitar e agradecer ao amigo Romilson Muniz, que ofereceu total apoio tanto da FEMAMVA quanto da ASTRAM ao torneio”, disse Edson Silva.

No 7 society uma partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. O campo de jogo deve ser de grama sintética ou natural, tendo sua forma retangular, não podendo seu comprimento exceder a 55 m nem ser inferior a 45m e a sua largura máxima de 35 m e a mínima 25 m. Devendo o comprimento ser sempre superior à largura.
PREMIAÇÃO
Em quarto lugar ficou o time do bairro da Jaqueira, na terceira colocação o time do Morro de São Paulo, na segunda posição o time do bairro da Bolívia e em primeiro lugar o time do Galeão. De acordo com a presidente da Liga, Maria Helena Martins agora será preparada a categoria de base no sub 12 e 16 para participar em julho do campeonato na cidade do Rio de Janeiro.

POLÍTICA: Partidos aliados devem seguir o PMDB e abandonar o governo

Com o anúncio do desembarque por "aclamação" do PMDB do governo, partidos da base aliada começaram a dar sinais mais fortes de que também podem desembarcar em breve. O partido do vice-presidente Michel Temer decide se rompe com a presidente Dilma nesta terça-feira, em reunião no diretório nacional. No comando do Ministério das Cidades, o PSD decidiu liberar seus 31 deputados para votar como quiserem em relação ao impeachment. No comando do Ministério da Integração Nacional, o PP cogita fazer o mesmo. No PSD, a liberação dos deputados teve anuência do ministro das Cidades e presidente do partido, Gilberto Kassab. Dirigentes da legenda preveem que a bancada do partido no Senado, de três parlamentares, também deverá ser liberada. Pelos cálculos de lideranças da sigla, de 70% a 80% da bancada na Câmara deve votar a favor do impeachment. O cálculo foi feito antes da saída de ministros do PMDB e do anúncio prévio de que o desembarque será aprovado por aclamação. No PP, o presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), admite que não terá como segurar suas bancadas na Câmara e Senado, principalmente após o desembarque do PMDB. Na semana passada, o partido já tinha informado Dilma dessa dificuldade. Pelos cálculos da direção do partido, dos 49 deputados da legenda, pelo menos quinze são declaradamente a favor do impeachment e outros 35 "aguardam" definição oficial da presidência da legenda sobre como votar. "Só conseguimos garantir os 35 votos para o governo se for para o governo ganhar. Se for para perder, não conseguimos", afirmou um interlocutor de Ciro. Para a direção do PP, o governo precisa reagir para tentar segurar a base.
Na semana passada, parlamentares do PP pró-impeachment entregaram ao presidente do partido uma lista com assinaturas de 22 deputados e de quatro dos seis senadores, pedindo a antecipação da convenção nacional da legenda, para votar o desembarque. Ciro prometeu marcar uma nova reunião das bancadas para tratar do assunto. O dirigente diz que quer "ganhar tempo" e só deixar uma decisão oficial sobre rompimento para depois que outros partidos anunciarem o desembarque.
Após a reunião do PMDB, marcada para esta terça-feira, esses partidos do centrão devem se reunir para avaliar como se posicionar. Assim como PP e PSD, o PR deve se reunir para alinhar um discurso. Apesar de mais da metade dos quarenta deputados do PR defender o impeachment, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, que é do partido, diz que, se depender dele, a sigla "não sai do governo de jeito nenhum". "Eu não saio do governo, faço parte do governo Dilma", afirmou o ministro, acrescentando que vai trabalhar para convencer o partido a ficar na base. Ele ressalta que o PR tem vários cargos no governo Dilma e não seria correto abandoná-lo agora.
No Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o PTB só deve tomar qualquer decisão de liberar a bancada ou desembarcar após o deputado Jovair Arantes (GO) apresentar seu relatório na comissão do impeachment. Apesar de, nos bastidores, a maioria dos dezenove deputados do PTB ser a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff, a sigla quer evitar que qualquer decisão da bancada levante suspeita sobre o trabalho do relator do impeachment, que é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
(Com Estadão Conteúdo)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Valença: Fórum da Agricultura Familiar discute cadeia produtiva do cravo-da-índia

Buscar alternativas para evitar a disseminação de uma provável praga que está matando os craveiros na região do Baixo Sul, foi esta, a principal pauta de mais um Fórum de Desenvolvimento Rural, realizado pelo Governo de Valença, através da Secretaria da Agricultura nesta segunda-feira (28), no núcleo do Serviço Territorial de Apoio da Agricultura Familiar (SETAF) em Valença. Responsável por uma produção de 8 mil toneladas durante a safra de 2014/2015, sendo comercializado a R$ 25 o quilo e proporcionando um faturamento de R$ 200 milhões para agricultores e comerciantes, o cravo-da-índia é um dos principais produtos  da agricultura familiar do Baixo Sul e contribui decisivamente para a geração de emprego e renda de milhares agricultores distribuídos em mais de 6 mil pequenas propriedades rurais somente em Valença. Aliado a um debate sobre a cadeia produtiva do cravo-da-índia, a mortandade dos craveiros chamou a atenção da Secretaria Municipal da Agricultura que propôs um amplo debate com os agricultores, técnicos, sindicatos, institutos, associações e o Governo do Estado. O problema vem se agravando e o prejuízo gerado com a morte prematura das árvores preocupa os agricultores da região. De acordo José Veloso, diretor de Agricultura de Valença, com a valorização do cravo, o prejuízo de cada craveiro que deixa de produzir pode chegar a R$ 2 mil. Durante o Fórum, ficou decidido o agendamento de uma reunião com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues para tratar do assunto.
Para o secretário da Agricultura e vice-prefeito de Valença, Joailton de Jesus, falta definir o agente, (ou agentes) causadores da mortandade dos craveiros e a partir dai, se buscar uma solução. Para isso, estiveram presentes, representando o Governo do Estado, Diomar Pessoa, coordenador técnico da Bahiater; Ana Cristina, diretora de Tecnologia a Bahiater; e Fábio Braga, coordenador de Crédito/PAA - Ba, que ouviram os reclames dos agricultores e sugeriram uma ação conjunta com os agentes de tecnologia, a exemplo da Ceplac, a Prefeitura de Valença e o Governo do Estado, para se fazer um estudo aprofundado do problema.
Alguns “gargalos” sobre a produção e comercialização do cravo-da-índia na região já foram identificados pela Secretaria da Agricultura, a exemplo do baixo nível gerencial e tecnológico, sazonalidade, baixa densidade de plantas, material genético não selecionado, falta de financiamento para a produção (custeio) e falta de financiamento para cultivo (fomento). A falta do custeio também tem atingido em cheio a Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava), única cooperativa que comercializa o produto no Baixo Sul e que tem adotado uma política que mantém o preço do cravo em alta, comprando diretamente do produtor e exportando o produto, evitando assim, a interferência do atravessador. Com essa política, o quilo do cravo que em 2005 chegou a ser comercializado a R$ 5, saltou para R$ 25 em 2015. Atualmente, a falta de financiamento tem obrigado alguns produtores a vender o cravo diretamente para os atravessadores e com isso, o preço do quilo do produto despencou para R$ 15. “Ou a gente se une e fortalece a Coofava, ou vamos ter que vender o cravo a R$ 5 novamente”, declarou Roberto Pacheco, produtor de cravo e um dos representantes do Governo do Estado no Território.   
Instrumento criado na gestão da prefeita Jucélia Nascimento e Joailton Manoel de Jesus, o Fórum se mantém como a principal ferramenta da agricultura familiar visando o seu desenvolvimento no município. Durante os últimos três anos, todos os meses, o Governo de reúne com os agricultores para uma avaliação e definição de metas e ações para o fortalecimento da agricultura familiar.
Participaram ainda do Fórum, o vereador Adailton Francisco, a coordenadora do PAA de Valença, Maria Joselita (Branca); Mônica Pereira, diretora de Pesca de Valença; , Maiana Roza diretora doDepartamento de Agropecuária de Valença; e José Luz, representando a Coofava.
Por Magno Jouber -Ascom - Governo de Valença

Ex-secretária de Saúde de Cairu será candidata à prefeitura pelo PMDB

A ex-secretária de Saúde da cidade de Cairu, Cíntia Rosemberg, que atuou na gestão do agora deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), será a candidata à prefeitura do município pelo PMDB.
O nome da fisioterapeuta foi sacramentado em evento do partido nesse domingo (27) e chancelado pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima ao lado de Meireles. 

domingo, 27 de março de 2016

Ivete Sangalo usa vestido de R$ 6 mil na final do “The Voice Kids”

Ivete Sangalo não quis saber de economia na hora de escolher seu look para a final do “The Voice Kids”, da TV Globo, exibida neste domingo (27). A baiana usou um look avaliado em nada menos que R$ 6 mil. Ivete Sangalo faz revelação sobre participação no “The Voice Kids”: “Meu filho tem muito ciúme das crianças” O vestido, em animal print verde e preto, é assinado pela grife Versace e fez parte da última coleção levada pela marca para as passarelas nas semanas de moda dos Estados Unidos e da Europa. A peça é feita de tecido de stretch, cotton e gabardine.
Vale lembrar que a famosa chegou a ser criticada por passar semanas usando um terninho roxo nas audições do reality musical. A culpa, contudo, não foi da artista. Para facilitar a edição, a direção pediu para que os jurados usassem o mesmo figurino nos dois dias de gravação da primeira etapa da atração

ESPORTE: HUMOR: Após mais uma atuação discutível, David Luiz bomba com memes





quinta-feira, 24 de março de 2016

Câmara aprova projeto de Alice Portugal que proíbe revista íntima de mulheres em empresas públicas e privadas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei (PL) 583/07, da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública, abrangendo funcionárias e também clientes do sexo feminino. Uma das parlamentares mais destacadas na defesa dos direitos da mulher no Congresso Nacional, Alice comemorou a aprovação da matéria, neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. “É mais um passo para a ampliação dos direitos das mulheres. O acesso da mulher ao mercado de trabalho e sua permanência nele é um dos meios mais importantes para exercer a igualdade e respeitos conquistados e consagrados na Constituição brasileira. Portanto, o objetivo da matéria é garantir e assegurar à mulher o direito ao trabalho sem ter sucessivamente sua intimidade violada”, afirma Alice, ressaltando que é grande o número de trabalhadoras que são constrangidas a se submeterem, diariamente, à prática da revista íntima ao fim da jornada de trabalho. “Isso é um desrespeito à Constituição Federal, que diz, no seu Capítulo I, Artigo 5º, Inciso X: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”, completa a deputada. A matéria estabelece pena de multa de R$ 20 mil reais ao empregador que praticar a referida conduta proibida, revertidos aos órgãos de proteção dos direitos da mulher, além de multa em dobro do valor referido em caso de reincidência, independentemente da indenização por danos morais e materiais e sanções de ordem penal. O projeto determina que nos casos previstos em lei, para revistas em ambientes prisionais e sob investigação policial, a revista será unicamente realizada por servidores do sexo feminino.
Agora, o PL 583/07 segue para sanção presidencial. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 2011 e, desta vez, os deputados apenas rejeitaram emendas do Senado.

Governo de Valença mantém tradição da Queima de Judas

Mantendo a tradição, o Governo de Valença, através da secretaria da Cultura, preparou para este Sábado de Aleluia, a famosa Queima do Judas, brincadeira  cultural que avança ao longo do tempo  em várias partes do mundo. Neste ano a secretaria municipal apresentou uma novidade: conforme disse a secretaria Aline Reis, oficinas foram realizadas com pessoas  de várias  comunidade  no  trabalho da confecção dos bonecos  simbolizando a figura do Judas. Com os jovens foram feitas  atividades de contação de histórias sobre os valores e o significado da Páscoa. Conforme ainda a secretária, 15 comunidades na cidade e na zona rural receberão o ‘boneco’ .A Malhação ou Queima de Judas é uma  tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos  espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Ascom Governo de Valença

Mensagem da Prefeita de Valença


Prefeitura municipal de Presidente Tancredo Neves faz homenagens a crianças com distribuição de ovos da pascoa


Celebração da páscoa nas creches municipais, ovos da páscoa são distribuídos. A Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves, através da Secretaria de Educação promoveu na última quarta-feira, 23/03, uma celebração especial da páscoa, onde foram realizadas entregas de ovos da páscoa para alunos que estudam nas creches municipais, tais como: Acalento Ferbênia, Mãe Vicença, Helenita Machado e para os alunos com necessidades especiais da sala multifuncional.Na oportunidade, o prefeito Balbino Mota, que acompanhou a entrega, comentou sobre a páscoa " A Páscoa significa a renovação, por isso nós desejamos que todos renovem a fé, a disposição no início de cada dia, o amor pela família, pelos amigos e, principalmente, a vontade de realizar seus sonhos, sendo um deles, o de melhorar nosso povo tancredense ", disse.

Movimento cresce na travessia Salvador-Mar Grande

Já é intenso o movimento de saída da cidade pela travessia Salvador-Mar Grande. O sistema começou a atender desde às 5h e já às 5h30 o fluxo de passageiros começou a crescer no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. A travessia está com todas as 14 embarcações da frota em tráfego e a previsão é de que a procura cresça ainda mais. Neste momento, existe pequena fila para embarque, com tempo de espera entre 20 e 30 minutos, mesmo com o sistema operando com horários de saída de 15 em 15 minutos. A expectativa da Astramab é de que nesta quinta-feira (24) utilizem a travessia Salvador-Mar Grande entre 13 e 15 mil pessoas. Usuários serão atendidos até às 20h, mas sempre com a possibilidade de ampliação desse horário, caso existam passageiros a ser transportado para a Ilha de Itaparica.

Saldo positivo de empregos com carteira assinada em Valença foi de 86 nos dois primeiros meses do ano, diz Caged

O saldo de 86 novas contratações com carteira assinada nos dois primeiros meses de 2016 em Valença demonstra que, mesmo com o agravamento da crise no governo federal, que reflete diretamente na iniciativa privada, o município tem alternativas de sobrevivência e se mantém ainda com a sua empregabilidade em ascensão. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados 445 admissões contra 359 desligamentos. Este saldo poderia ser ainda melhor, caso setores estratégicos como o comércio, que em janeiro e fevereiro ficou com saldo negativo de 20 empregos; e os de serviços, também com saldo negativo de 29 empregos, tivessem pelo menos mantidos o nível de estabilidade. A indústria de transformação também anda mal das pernas e registrou saldo negativo de 18 empregos. A boa notícia fica por conta do setor da Agropecuária, extração vegetal e pesca que obteve o maior saldo positivo com a geração de 146 novos empregos, sendo 175 admissões contra apenas 29 desligamentos. Outros setores não especificados tiveram um saldo positivo de 86 empregos com carteira assinada.Responsável pela metade da mão de obra com carteira assinada na microrregião do Baixo Sul com 9.209 empregos formais distribuídos em 2.440 estabelecimentos comerciais, industriais e serviços, Valença se diferencia do resto do Estado e do país que nesse início de ano tiveram saldo negativo de 6.999 e 204.276 empregos respectivamente.
Por Magno Jouber

quarta-feira, 23 de março de 2016

Evento para o Final de Semana em Valença!


POLÍTICA: Serra e Temer articulam derrubada de Dilma

O senador José Serra (PSDB-SP) é um dos principais articuladores do impeachment para derrubar a presidente Dilma Rousseff do cargo, em parceria com o atual vice-presidente, Michel Temer. Os dois já discutem, sem nenhum pudor, nomes para o ministério de um eventual novo governo, caso Dilma seja destituída da Presidência da República. Pela lógica do tucano, o peemedebista assumiria a Presidência com o compromisso de não tentar a reeleição. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso capitanearia a lista do ministério de Temer. Ao lado de FHC, aparecem ainda outras figuras do staff tucano, como Armínio Fraga e Nelson Jobim. A articulação é relatada por Serra abertamente na entrevista que concedeu ao Estadão, publicada nesta segunda (21). “Eu ouvi outro dia uma expressão muito feliz do ex-ministro Nelson Jobim: nós devemos ter um ministério surpreendentemente bom, que seja uma surpresa em matéria de boa qualidade”, ressalta em um dos trechos da entrevista. Para colocar em prática o chamado Plano de Reconstrução Nacional, o tucano também articula com setores do empresariado, mercado e judiciário. Sem querer, ele deixa claro que empresários apostam no aprofundamento da crise econômica para intensificar a crise política. “Um presidente de uma multinacional que opera no Brasil disse que ia postergar por dois anos um investimento de R$ 6 bilhões porque não sabe o que vai acontecer”, diz o senador em outra passagem da entrevista. Os interesses que estão por trás do golpe em marcha ficam ainda mais claros quando Serra fala sobre a Petrobras. “Na Petrobras, seria preciso seguir a política do Banco do Brasil, que privatizou a área de seguros e arrecada um bom dinheiro. É o que a Petrobrás deveria fazer com a BR Distribuidora, para passar de ser uma área de desvios políticos para uma área que ajude a Petrobrás.” Na verdade, Serra não está preocupado com a corrupção que ocorreu na companhia petrolífera, sua real intenção é colocar em prática o desmonte da empresa para abrir definitivamente o pré-sal ao capital privado internacional. O WikiLeaks já desmascarou a artimanha do tucano, ao revelar o acordo entre ele e a petroleira estadunidense Chevron. Se Serra estivesse de fato interessado em combater a corrupção, não se aliaria ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu acusado de corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, para liderar o processo de impeachment contra uma presidente que até agora não paira nenhuma acusação de ter sido corrupta.
 Por Lúcia Rodrigues
Caros Amigos

Anúncios Publicitários da Prefeitura de Valença.






George Hilton deixa o Ministério do Esporte, e PC do B volta ao comando da pasta

George Hilton não é mais o ministro do Esporte. Uma mudança radical nos últimos dias custou o comando da pasta ao deputado federal, que assumiu o lugar de Aldo Rebelo (PC do B) em 1º de janeiro de 2015. Segundo apurou a ESPN, o PRB - que havia deixado a base de apoio ao governo federal - ofereceu votos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em troca da cabeça do atual ministro. "Esta decisão tem caráter definitivo e irreversível", havia dito o presidente da sigla, Marcos Pereira, na quarta-feira passada quando do anúncio.
Para manter-se no cargo, então, George Hilton tinha deixado o PRB e se filiado ao Pros no último dia 18, o que agora virou-se contra ele.
Em seu lugar assume Ricardo Leyser (PC do B), atual secretário-executivo do Ministério do Esporte. Ele se torna, assim, uma espécie de "barriga de aluguel" do PRB, que anunciou ter saído da base de apoio ao governo federal e agora não pode estar à frente do ministério de cara limpa.

Câmara de Vereadores de Cairu aprova Projeto de Lei que amplia carga horária dos professores

A Câmara de Vereadores de Cairu aprovou em votação única na sessão da última sexta-feira (18), o Projeto de Lei que Amplia a Carga Horária dos Professores Efetivos do Município de Cairu de 20 para 40 horas semanais. O projeto, de iniciativa do Poder Executivo, figura na agenda de reivindicações da APLB - Sindicato Costa do Dendê e foi aprovado por unanimidade dos vereadores. Com participação efetiva durante a sessão de professores e representantes sindicais, a aprovação do Projeto recebeu elogios da classe. “Desde já a APLB Costa do Dendê, através de sua diretoria, agradece e parabeniza ao Núcleo da APLB de Cairu, aos Membros da Comissão, à Secretaria de Educação, ao Executivo Municipal, aos Vereadores e, principalmente, a seus Filiados pelo empenho e pela grande conquista”, disse Salete Lucena, diretora geral da APLB Sindicato Costa do Dendê.
Este é o segundo Projeto de Lei de iniciativa do Executivo de interesse dos profissionais da educação que a Câmara aprova neste reinício dos trabalhos legislativos. Outro projeto, também aprovado por unanimidade, trata da revisão de salários para professores da Rede Pública Municipal, amparado pelo Plano de Carreira e remuneração do magistério público municipal na ordem de 11,36%, obedecendo a Lei que instituiu o Piso Nacional dos Salários do Magistério.

Prefeitura de Cairu distribuí 2,5 toneladas de peixe na Semana Santa

Teve início nesta segunda-feira (21), a tradicional distribuição de peixe para Semana Santa realizada pela Prefeitura de Cairu, através da secretaria de Políticas Sociais. Cerca de 2,5 toneladas de pescado serão distribuídas para a população mais carente das comunidades da Sede, Galeão, Zimbo, Senzala, Torrinhas, Tapuias, Canavieiras e Batateira. De acordo com a secretária de Políticas Sociais, Adriana Brito, a distribuição do peixe é um momento especial. “Poder aliviar um pouco a carga dessas famílias mais necessitadas, compartilhando o alimento e reiterando o sentimento de amor ao próximo torna esse momento bastante gratificante”, ressaltou Adriana.
Grande parte das famílias beneficiadas pela ação também são contempladas por programas de distribuição de renda, como o Cheque Solidário.

Anuncio publicitário da Câmara Municipal de Cairu.


terça-feira, 22 de março de 2016

Tremor de terra é registrado em duas cidades do Recôncavo

Um tremor de terra assustou os moradores dos municípios de São Felipe e Conceição do Almeida, ambos no Recôncavo da Bahia

Um tremor de terra assustou os moradores dos municípios de São Felipe e Conceição do Almeida, ambos no Recôncavo da Bahia. A situação ocorreu na madrugada de domingo (20), quando foram ouvidos estrondos e quebra de telhas em algumas residências. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a região foi atingida por um terremoto com magnitude de 2,11 na escala Richter, que é considerado de pequena intensidade. O abalo sísmico não está relacionado à chegada do outono, quando eventualmente ocorre encontros de placas tectônicas que povocam pequenas vibrações. O tremor de terra durou alguns segundos e não chegou a ser registrado em vídeo por moradores. De janeiro a março deste ano, já foram notificados na Bahia tremores de terra nos municípios de Una, Itaju do Colônia, Correntina, Palmas de Monte e Mansidão. Em todas as situações, os tremores foram de pequena intensidade.

Homenagem ao dia Mundial da Água!











segunda-feira, 21 de março de 2016

Apesar de ter maior votação popular, Robert Lucas é eliminado do The Voice Kids

Na semifinal do The Voice Kids ocorrido neste domingo, 20/03, doze candidatos, sendo quatro de cada time realizaram suas apresentações em busca de uma vaga por técnico: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e a dupla Victor e Leo. O valenciano Robert Lucas, apesar de ter conseguido maior votação popular, com 34 pontos, o voto de 30 pontos de Ivete Sangalo [ferramenta da semifinal] fez com que a segunda colocada Pérola Crepaldi que adquiriu 27 pontos na votação popular ultrapassasse a quantidade de votos geral, com 57 pontos. Robert Lucas se apresentou cantando a música “Só chamei porque te Amo”, versão do cantor Gilberto Gil. O adolescente foi convidado pela técnica a participar da gravação de seu DVD e a cantar em conjunto com os outros eliminados nesta fase, ná próxima semana. Fases: Robert teve as três cadeiras viradas nas apresentações às cegas, e escolheu Ivete Sangalo como técnica. Sua apresentação seguinte ocorreu durante as batalhas no último dia 21 de fevereiro, em que venceu contra Matheus Quirino e Kailane Frauches, com a música “Quando a Chuva Passar” de Ivete Sangalo. Na semana passada, prosseguiu no programa com a aprovação por voto popular. (Nas Malhas da Lei/Foto: GShow).

Hildécio Meireles luta para reduzir poluição ambiental

“Reduzir a poluição ambiental dos solos e das águas provocadas pelo lançamento de óleo e gordura em rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial”. É o que diz o Art. 2º, parágrafo II, do projeto de lei apresentado pelo deputado Hildécio Meireles (PMDB) na Assembleia Legislativa da Bahia. O documento propõe a coleta, tratamento e reciclagem de óleo de origem animal e vegetal. “A preservação do ambiente natural, especialmente dos mananciais de água, os rios e nascentes é de fundamental importância para a preservação da vida e da dignidade humana. Partindo deste pressuposto é que submetemos à apreciação desta Casa Legislativa o incluso projeto de lei que tem como objetivo instituir a política estadual de coleta, tratamento e reciclagem de óleo de gordura de origem vegetal ou animal”, defende o parlamentar. O presente projeto pretende possibilitar a discussão do assunto levando em consideração a degradação de córregos e nascentes. Segundo o deputado, os custos de manutenção com a medida por ele apresentada de coleta, tratamento e reciclagem, contribuirão para diminuir o dispêndio de recursos que se tem atualmente com a recuperação de redes de esgotamento, além de contribuir para preservação dos recursos naturais.
O deputado informa que no comércio há interesse pelos resíduos de óleos e gorduras e sua coleta já ocorre em diversas cidades brasileiras. “Desta forma ao possibilitar a preservação do ambiente natural, ao contribuir com a garantia de acesso à água potável para as gerações futuras, nestes termos levamos a esta egrégia Casa o presente Projeto de Lei para após cumpridas as formalidades regimentais ser apreciado e aprovado pelos demais pares”, conclui.
Ascom Alba

Movimento Evangélico e Prefeitura realizaram "II Celebra Cairu"

A união das igrejas evangélicas e a prefeitura realizaram neste sábado (19) o "II Celebra Cairu", baseado em Lei Municipal que adota o mês de março para promover a divulgação dos trabalhos e principalmente celebrar com manifestações artísticas a cultura do movimento Evangélico. Uma multidão participou do "arrastão em Louvor a Cristo" pelas ruas da cidade e dos shows que aconteceram no grande palco armado naPraça Teixeira de Freitas, em frente ao cais. O tema deste ano, “Celebrando a Unidade em Cristo”, abordou a mensagem de João 17.20b e 21a: “Rogo também por aqueles que crerão em mim... para que todos sejam um. O "II Celebra Cairu" teve como atrações o grupo Nova Corbã, Neilton e Banda, Ministério Águias do Rei, Banda Nossos Sonhos, Amanda Ferrari e Fernandinho.
"Tanto eu como Adriana estamos emocionados pelo grande dia que vivemos em Cairu. A praça completamente lotada num lindo ato público de Louvor a Cristo, que conseguimos realizar com muita fé e força de vontade, pela segunda vez. Somos gratos a Deus por nos permitir esta realização. Agradecemos também ao querido povo das ilhas de Cairu, aos Pastores Evangélicos, líderes de diversas igrejas cairuenses, representantes de todas as denominações cristãs, que estiveram presentes e trouxeram suas caravanas neste dia que ficará marcado em nossas memórias. Que Deus nos permita realizar mais eventos como este, para juntos Louvarmos Nosso Deus e que Ele continue nos guiando em todos os nossos caminhos", declarou Fernando Brito, Prefeito de Cairu.

O Car é um instrumento que está sendo exigido a todos os proprietários de terra do Brasil que possuem áreas rurais independente do tamanho.

O Governo de Valença, através da Secretaria da Agricultura, estabeleceu parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para a realização de curso de capacitação para técnicos, com a finalidade de atuar na construção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que na Bahia é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). O CEFIR é uma exigência do novo código florestal e atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de políticas públicas de gestão.As aulas teóricas aconteceram na Ceplac entre os dias 14 e 18 deste mês, e com visitas técnicas em propriedades rurais. São 26 técnicos que cumpriram a carga horária de 40 horas com instruções sobre legislação e aulas de campo com conhecimento técnico em software de georeferenciamento. O curso contou com a coordenação de Luís Fabrício Viana, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e instrução do engenheiro Urbanista e professor de georeferenciamento Cássio Marcelo. A Secretaria da Agricultura de Valença indicou José Veloso e Ailton Silva dos Santos, diretor de Agricultura e Técnico Agropecuário, respectivamente, que após a capacitação, deverão servir de multiplicadores para outros agentes com a finalidade de ajudar na construção do Cadastro.De acordo com o secretário municipal da Agricultura e vice-prefeito, Joailton Manoel de Jesus, Valença lidera essa iniciativa que visa atender aos 15 municípios que compõem o Território do Baixo Sul e também, aos municípios do Vale do Jequiriçá. “O Car é um instrumento que está sendo exigido a todos os proprietários de terra do Brasil que possuem áreas rurais independente do tamanho. No caso das propriedades de agricultores familiares, o Estado é quem tem a obrigação de fazer esse cadastro. Como gestores municipais, ficamos com a responsabilidade de assumir esse compromisso de fazer o cadastro de áreas de agricultura familiar de Valença. Para isso seria preciso fazer esse treinamento”. Ainda de acordo ainda com Joailton, Valença possui cerca de 6 mil propriedades de agricultura familiar. O cadastro exige ainda que sejam definidas áreas de preservação ambiental, aguadas, topografia, matas ciliares entre outras. “Mesmo que o proprietário já possua a posse da terra, ele vai ter que fazer esse cadastro, que começa com esse diagnóstico através da construção de um mapa” disse Joailton.Sem esse cadastro, nenhuma transação comercial que envolva a propriedade poderá ser realizada, seja de venda, partilha, permuta, obtenção de crédito junto às instituições financeiras, etc.
Por Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença.

.

.