O prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (União Brasil), anunciou, nesta quarta-feira (12), uma série de ações voltadas à preparação do município para o verão. Segundo ele, os trabalhos incluem limpeza geral, restauração de espaços públicos, melhorias na iluminação e pequenas obras de infraestrutura nas ilhas que compõem o arquipélago, incluindo Morro de São Paulo.
“Eu ainda estou em Brasília, mas a secretária de governo se reuniu hoje com a equipe exatamente para cuidar disso. A gente vai fazer uma limpeza geral, arrumar, fazer algumas restaurações na parte de infraestrutura, iluminação, algumas pequenas obras ainda para o verão”, afirmou o prefeito em entrevista ao Portal M!.
Durante agenda em Brasília, o prefeito tratou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), de projetos de infraestrutura voltados à mobilidade e ao fortalecimento do turismo no arquipélago. Ele destacou que estão em andamento obras de pavimentação de vias próximas a Boipeba, a construção de uma unidade de saúde avançada em Morro de São Paulo e a finalização do terminal de carga e descarga na Ilha de Tinharé.
“O governador veio para uma agenda em Brasília e provocou esse encontro. Na oportunidade, voltamos a falar dos investimentos lá em Cairu. Um deles é a pavimentação de uma via que leva pra uma localidade que fica bem próximo de Boipeba.
As outras vias na Ilha de Tinharé e o terminal de carga e descarga estão finalizando os projetos. O aeroporto ainda está numa fase embrionária e a unidade de saúde avançada a gente já vai assinar a ordem de serviço, provavelmente semana que vem ou na semana seguinte”, informou.
Hildécio Meireles tenta resolver impasse sobre domínio das ilhas
Além das obras, Hildécio Meireles tem articulado junto ao governo federal uma solução para destravar investimentos turísticos nas ilhas. O principal impasse, segundo ele, é o conceito de dominialidade da União, que define as ilhas como áreas federais, dificultando a regularização fundiária e a instalação de novos empreendimentos.
“A gente tem buscado solucionar essa questão, esse conceito de dominialidade da União, que as ilhas são áreas de domínio da União. A gente está tentando encontrar uma solução para destravar esse potencial de empreendedorismo que há”, explicou o prefeito.
O tema foi levado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, com apoio do governador Jerônimo Rodrigues, que pretende discutir o assunto em reunião futura. Segundo Meireles, a indefinição jurídica sobre a posse das terras tem afastado investidores e limitado o crescimento econômico da região.
“É uma barreira. E a conversa girou nesse tema. O governador marcou para conversar com o ministro, porque isso depende do governo federal. Abrimos essa conversa para ver se a gente consegue chegar a um bom termo. O ministro se interessou pelo tema e ficou de estudar para ver se consegue encontrar uma solução”, relatou.
Desenvolvimento com responsabilidade
O prefeito destacou ainda que o município busca equilibrar o incentivo ao turismo com o respeito às comunidades tradicionais das ilhas. A falta de segurança jurídica, segundo ele, inibe novos empreendimentos e impede que Cairu alcance seu pleno potencial de desenvolvimento.
“Na Ilha de Tinharé, onde está Morro, o que se tem de uma procura maior nesse momento é aquilo que eles chamam de parcelamento de terra, que são condomínios, loteamentos, e vez por outra, sempre tem alguém interessado em construir hospedaria, mas muita gente tem se inibido exatamente por essa falta de segurança jurídica”, observou Meireles.