No encontro foram ajustados os primeiros passos visando as ações do grupo, bem como foram pontuadas as providências que já foram tomadas pelo poder executivo municipal, até o momento.
No encontro foram ajustados os primeiros passos visando as ações do grupo, bem como foram pontuadas as providências que já foram tomadas pelo poder executivo municipal, até o momento.
Na oportunidade, durante uma entrevista ao BNews, a gestora fez coro pelo pagamento do piso nacional da enfermagem por parte do Governo Federal.
"Estamos representando prefeitos e a categoria, lutando juntos para que o Governo Federal venha a cumprir o diálogo tido com os municípios, principalmente no que diz respeito ao piso e ao apoio financeiro para que a gente cumpra. Hoje eu sou prefeita, mas não serei eternamente. Sou enfermeira, funcionária pública, e acho que todos os enfermeiros têm direito a esse piso. Estamos aqui para que o Governo Federal leve em consideração o cadastro nacional de estabelecimento de saúde para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Estamos nesta e em tantas outras lutas em prol do nosso município. Juntos podemos muito mais!", ressaltou a prefeita Jacqueline.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre, também falou sobre o assunto e destacou o piso salarial da enfermagem como principal pauta de gestores da Bahia no CNM. "Estamos na luta pelo municipalismo cada vez mais forte!", registrou em suas redes oficiais.
Ascom PMNPeçanha
Fotos: Assessoria UPB
Os resultados dos investimentos já são evidentes, pois após a chegada dos insumos essenciais para o plantio, como adubo, calcário e maniva, os agricultores colheram os frutos do trabalho coletivo, totalizando 8.400 quilos de mandioca.
Por lá, os investimentos da CAR vão além da base produtiva. Ainda neste ano de 2023, a comunidade contará com sua própria unidade de beneficiamento de mandioca, equipada e construída com recursos do projeto Bahia Produtiva. Com capacidade para processar seis toneladas de mandioca por dia, essa agroindústria atenderá diretamente 280 famílias de toda a região, representando uma verdadeira revolução no sistema produtivo da mandioca local.
Entre os beneficiários está o agricultor Aderisvaldo Conceição, que destaca a transformação que a mandioca já trouxe para a comunidade. “A mandioca já está trazendo mais qualidade de vida. Os insumos para fazer a plantação da mandioca fizeram toda a diferença.
Plantei uma área com diferentes tipos de mandioca e, agora estamos nos preparando para trabalhar na nossa agroindústria. Estamos ansiosos para produzir nossa farinha e outros produtos com muita dignidade e qualidade”.
O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o cofinanciamento do Banco Mundial. A iniciativa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a vida das comunidades rurais, impulsionando o potencial econômico e valorizando as tradições locais. ASCOM- CAR
A competição foi realizada na Arena de Esportes da Bahia, na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas.
“Agradeço ao Sebrae e à Fieb pela iniciativa. É muito importante para nós que estamos na produção participar dessas feiras. O Sebrae é nosso parceiro desde o desenvolvimento de nossa marca, passando pela elaboração de rótulos e por agendas como essa, de oportunidades de negócios”, comemora.
“É importante que os empresários busquem fortalecer sua atuação e seus produtos e serviços, que vai desde a qualificação do que ele oferece até a abertura de novos negócios para que ele possa expandir sua marca em novas possibilidades de parcerias e negócios proporcionados por eventos como a Bahia Expo & Negócios”, reitera o gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.
Joane Rodrigues é empresária na Bella Vita Gourmet, em Santo Antônio de Jesus (BA). Para ela, o evento foi “mais uma oportunidade para inovar o nosso empreendimento”, concluiu.
Realizada no Centro de Convenções em Salvador, entre os dias 18 e 21 de maio, a feira Bahia Expo & Negócios teve como objetivo promover as pequenas empresas das maiores cadeias produtivas do estado: alimentos, moda e beleza. Gratuito, o evento do Sebrae é considerado a maior feira de negócios e capacitação empresarial do estado. A atividade teve parcerias importantes como o Senac, apoio da Fecomércio/BA e FIEB, e patrocínio do Senar.
Texto: Rafael Lopes.
Neste domingo 21, em Boipeba, foi realizada a tradicional lavagem do adro da Igreja do Divino Espírito Santo.
A festa foi plena, com destaque para o grande cortejo das baianas organizado pela Associação Culto Afro-Brasileiro de Boipeba, com apoio da Prefeitura de Cairu.
A campanha no município é realizada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, e mobilizou equipes do Social, de outros departamentos da prefeitura, comunidade, estudantes e profissionais da Educação.
Caminhando pelas ruas da sede, as palavras eram de atenção para com as crianças, de denúncia contra os abusos e de conscientização das pessoas para fazerem parte da rede de proteção.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Dulce Mônica Soares, a luta contra a violência contra crianças e adolescentes é dever de todos: “Não podemos nos calar. Temos que denunciar junto a rede de proteção através do Disque 100. Aqui em Nilo Peçanha, além do Disque 100, se alguém precisar de algum apoio, pode procurar o Conselho Tutelar 24h por dia e a campanha não se resume apenas nesta data. Orientaremos as pessoas até o próximo mês visitando todas as residências”, disse Dulce Soares.
Sheila Tatiane, do Conselho Tutelar, explicou que as pessoas devem procurar o Conselho em caso de abusos ou violência contra menores. “Temos o Disque 100, além do nosso Conselho. As pessoas podem ficar tranquilas, pois a denúncia é sigilosa. Não deixe de denunciar”, ressaltou.
A prefeita Jacqueline Soares, destacou que em Nilo Peçanha, a luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes é diária, em todas as regiões do município. “A campanha Faça Bonito em nossa cidade é diária. Infelizmente, a violência sexual é um indicador muito forte, então a gente tem que trabalhar continuamente. Nilo Peçanha não para! Seja na Zona Litorânea, na Zona Rural, na Sede do nosso município, estamos com essa campanha e essa campanha é todos os dias, o ano todo, trabalhando no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou a gestora.
Ascom Nilo Peçanha